sexta-feira, 19 de abril de 2013


OS TONS DO VERDE NO
RECIFE E EM NEW YORK


 Com 6,9 hectares, o Parque 13 de Maio, na área central do Recife, é um parquinho comparado com o Central Park, um dos parques mais famosos do mundo com 341 hectares. Em outras palavras, o parque novaiorquino, considerado “um oásis no meio da grande floresta de arranha-céus”, representa quase 50 vezes o tamanho do recifense 13 de Maio.


O Central Park foi inaugurado em 1857. Um ano depois, o escritor e paisagista Frederick Law Olmsted e o arquiteto inglês Calvert Vaux venceram o concurso de design "Greensward Plan" para melhoria e expansão do parque. A construção começou naquele mesmo ano e continuou, durante a Guerra Civil Americana, até sua conclusão em 1873.


 O primeiro projeto paisagístico do Parque 13 de Maio, em 1860, foi do engenheiro inglês William Martineau. Quinze anos depois, o engenheiro francês Emile Beringuer elaborou outro projeto. Mas somente no Governo Barbosa Lima Sobrinho (1892-1896), portanto mais de 15 anos depois do segundo projeto, teve início a construção do parque, inaugurado já no século seguinte, precisamente em 30 de agosto de 1939, para abrigar o III Congresso Eucarístico Nacional.

O Central Park é muito mais que um parque cercado de edifícios por todos os lados. O parque novaiorquino é um exemplo de como uma comunidade preserva um “ativo ecológico” desde o século XIX, quando ainda não existia o conceito de ecologicamente correto.

Os recifenses devem se espelhar no exemplo de uma das metrópoles mais cosmopolitas do mundo para lutar por novas áreas verdes, como o manguezal do Pina e o espaço onde se situa o Complexo de Salgadinho, terreno dividido com o município de Olinda.

A conscientização não deve se limitar ao recifense, como um todo. A responsabilidade ecológica deve ser compartilhada pelo Poder Público e pelos empresários. E como exemplo dessa parceria é a organização, sem fins lucrativos, Central Park Conservancy, que funciona sob contrato com a prefeitura da cidade. O Central Park Conservancy contribui com 83,5% da verba anual do parque (que totalizam 37,5 milhões de dólares por ano) e emprega 80,7% da equipe de manutenção do parque.

Nenhum comentário: