domingo, 14 de abril de 2013


Do insosso chuchu


ao vitaminado tomate




À época do militar-presidente Ernesto Geisel, o ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, atribuiu ao chuchu o aumento dos preços. Era março de 1977. Agora, exatos 36 anos depois, o Governo do PT recorre a artifício idêntico ao usado pela ditadura militar para tentar atribuir o aumento de preços a um alimento, o tomate, que não se sabe se é fruta ou legume.

O tomate, um alimento recomendado por nutricionistas por conter componentes importantes para o metabolismo, é um herói para o corpo humano, mas começa a ser desqualificado pelo Governo, ao se transformar num vilão da economia ao engordar a inflação.

O aumento gradual dos preços vinha sendo artificialmente controlado, pelo Governo, ao represar os reajustes dos combustíveis pela Petrobrás, ao conter a elevação das tarifas dos transportes coletivos em São Paulo, ao isentar de IPI as compras de veículos e ao desonerar a cesta básica. O descontrole dos preços foi reconhecido pela própria presidente Dilma, ao considerar, em Durban, África do Sul, no dia 27 de março, “uma política superada adotar medidas que reduzam o crescimento econômico para forçar uma queda de preços”.

Horas depois, ante a repercussão de suas palavras, principalmente no mercado financeiro, a presidente atribuiu à Imprensa e a alguns setores econômicos uma interpretação errônea de sua declaração. Dias depois, o tomate foi o responsável pela escorregada da presidente.

A presidente desencadeava o efeito psicológico da inflação, o efeito dominó. Esse componente, coincidentemente reconhecido por Delfim Neto, um ex-ministro do período militar, fez o “dragão” lançar chamas pelas ventas. Os bolsos dos assalariados e dos aposentados começam a pegar fogo. Entidades do varejo temem queda nas vendas com a redução do poder de compra de quem ganha até cinco salários mínimos. O consumismo das novas classes D e E, tão decantado nos últimos 10 anos, não pode comprar tomate, o vilão da inflação.

As emissoras de TV, principalmente a Rede Globo, disseminam a ideia de que o tomate, pelo preço no mercado, necessita de escolta armada para não ser roubado nas fazendas. Pela força dos meios de comunicação e das mídias sociais, o tomate botou o chuchu no bolso. O insosso há muito foi engolido pelo dragão.










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