Marcola banca criminosos na PB
Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, um dos mais audaciosos criminosos do sistema penitenciário nacional, tem estreitas ligações com o crime organizado na Paraíba. Apesar de estar recolhido a uma unidade de segurança máxima no município de Presidente Venceslau, em São Paulo, Marcola mantinha contatos com apenados de outras unidades, inclusive com detentos do Presídio do Roger, em João Pessoa.
A Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária, através de seu serviço de inteligência, descobriu que um grupo de apenados do Roger mantinha contato por telefone celular e planejava execuções, tráfico de drogas e prática de extorsões, inclusive contra outros apenados, cujos familiares eram forçados a vender bens para que parentes presos sejam mantidos vivos.
O objetivo das investigações é saber a partir de agora qual é o teor das conversas entre Marcola e os aliados que ele mantém a seu serviço em unidades prisionais de todo o País. A polícia já sabe que dois apenados condenados por tráfico de drogas e assaltos à mão armada estavam de posse de cópias do estatuto do PCC (Primeiro Comando da Capital) e movimentavam dezenas de contas bancárias abertas pela facção criminosa paulista em agências da Caixa Econômica Federal para arrecadação de dinheiro para financiamento de ações criminosas no País, em represália à aplicação de leis mais duras contra os líderes de facções que dão as ordens de dentro das prisões.
Notícia Publicada no jornal “O Norte” da Paraíba
Link: http://jornal.onorte.com.br/domingo/policial/#1
PM prende 43 em rinha de canários

No local, 43 homens que, segundo a PM, praticavam rinha com as aves foram detidos. Foram apreendidos 119 pássaros (118 canários e um curió).
As pessoas foram encaminhadas à 4ª CP (São Caetano). Elas responderão em liberdade por crime ambiental – maus tratos e posse ilegal de aves – considerado de menor potencial ofensivo, além de um processo administrativo do Ibama, com pena de multa.
Segundo informações da Coppa, as apostas iam de R$ 500 a R$ 1 mil. As rinhas de canários, do tipo da terra, eram realizadas pelo menos há seis meses, todos os domingos pela manhã – à tarde seria a vez dos galos, conforme a polícia ambiental. É a segunda vez que o local é alvo de ação policial devido às rinhas.
Notícia Publicada no jornal “A Tarde” da Bahia
Link: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1087611
POLÍTICA
Assassinato de vice segue sem solução
Alagoas e, principalmente, a cidade de Satuba, ainda esperam saber: quem matou o vice-prefeito eleito do pacato município, o comerciante Célio Barateiro? A três dias de ser empossado, ele foi assassinado, aos 48 anos, no dia 27 de dezembro de 2008, com mais de 12 tiros de pistola. Dois meses se passaram. Nenhuma resposta.
Hoje, os responsáveis pelas investigações alegam “segredo de Justiça” para não dar entrevistas. O primeiro delegado do caso, Jobson Cabral, titular de Satuba, foi afastado do inquérito. Estava demorando, justificou o delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, que um mês depois do assassinato, no dia 30 de janeiro, resolveu ele mesmo desvendar o crime. Cabral ficou irritado.
Três pessoas foram presas até agora, mas só duas permanecem detidas.
Notícia Publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”
Link:http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=142910&ass=16&data=2009-03-01
ECONOMIA
Consumo de combustível cresce 15,8%

Para o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis do Estado do Ceará (Sindipostos), José Carlos Oliveira, o crescimento nas vendas anotado do Estado deve-se ao aumento da frota de veículos e ao preço estável da gasolina e álcool. “No Ceará, os postos estavam trabalhando com os preços mais baixos do mercado no País”, observa Oliveira.
O destaque nas vendas de combustíveis no Ceará foi o consumo de álcool hidratado (álcool combustível), que teve alta de 41,8%, o que corresponde a 152,9 milhões de litros.
Somando o álcool anidro (misturado à gasolina) e o hidratado, o mercado de álcool no País totalizou 19,5 bilhões de litros em 2008, alta de 28,8% em relação a 2007.
Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=618811
Orla da Capital vira verdadeiro “mercado persa”

Benício Fernandes, por exemplo, trabalha com DVDs piratas. Geralmente, ele chega à orla no final da tarde para driblar a fiscalização da Sedurb. Segundo o ambulante, o esforço tem rendido bons trocados. "Eu sei que o melhor do Verão mesmo já se foi. Mas de uma forma geral, posso dizer que o pessoal tem comprado", comentou.
Notícia Publicada no jornal “O Norte” da Paraíba
Link: http://jornal.onorte.com.br/domingo/cidades/#1
FILUS
Quilombolas lutam pela sobrevivência

Santana do Mundaú – Nas alturas da Serra dos Cachorros, na zona rural de Santana do Mundaú, a 104 quilômetros de Maceió, espremidos pelos canaviais em um pequeno e estéril pedaço de terra, sem água limpa para beber, desassistidos e privados completamente dos direitos básicos do cidadão, os Filus lutam para sobreviver em meio à miséria, ao sofrimento e à discriminação que permeiam historicamente a trajetória dos negros remanescentes de quilombos em Alagoas.
A comunidade de remanescentes do Quilombola dos Filus é um dos 46 não menos miseráveis núcleos quilombolas já reconhecidos em Alagoas. Assim como a maioria, ainda aguarda as benfeitorias prometidas e os programas do governo federal a que tem direito. Enquanto isso não acontece, a vida segue cruel para os “descendentes” de Zumbi, cuja realidade não é diferente do suplício nas senzalas, há mais de 120 anos.
Notícia Publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”
Link:http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=142934&ass=11&data=2009-03-01
Matérias selecionadas por Nathalia Andrade, colaboradora deste Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário