MT lidera desmatadores
Dois municípios mato-grossenses estão no topo da lista nacional dos que apresentaram o maior aumento na devastação da floresta Amazônica de 2007 para 2008. Nova Ubiratã (506 km de Cuiabá) e São Félix do Araguaia (1.159 km da Capital) têm os índices mais alarmantes no comparativo. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, divulgou os dados ontem, durante uma reunião em Brasília com prefeitos das 36 cidades recordistas em desmatamento no país, 19 deles de Mato Grosso. Dezenove municípios, dos 36, são de Mato Grosso, que é o Estado com maior quantidade de integrantes no alerta vermelho feito pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em seguida, o Pará figura com 12, Rondônia com 4 e o Amazonas com 1 município na lista. O governo federal pretende firmar um acordo com as prefeituras para colaborar com a redução do processo de desmatamento da floresta e estabelecer um “pacto de mão dupla”.A reunião de ontem foi uma prévia para outra discussão, marcada para março, entre os prefeitos e o presidente Lula. No mês, será reeditada a chamada “lista suja” do desmatamento. As cidades que reduzirem expressivamente os dados de destruição da mata serão excluídas do levantamento, ao passo que outras poderão ser inclusas. A “lista suja” foi divulgada no final de 2007, com as cidades responsáveis por 50% da destruição da Amazônia no período analisado. Na época, o governo do Estado contestou a inclusão dos municípios mato-grossenses. Desde então, todos estão proibidos de desmatar e os produtores da região estão sujeitos a sofrer cortes em subsídios financeiros.
Notícia Publicada no jornal “Diário de Cuiabá”
Link: http://www.diariodecuiaba.com.br/
PRÓ-VÍTIMA
DF vai cuidar das vítimas da violência
Brasília terá projeto de assistência às vítimas de violência. A implantação do projeto é um dos compromissos assumidos pelo novo Secretário de Estado, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do DF (Sejus), o deputado distrital Alírio Neto (PPS), empossado na manhã de ontem. Durante cerimônia de posse, Alírio Neto anunciou a implantação do Programa de Inclusão em Cidadania (PIC), a ser desenvolvido para atender a mulher, aos idosos, presos, jovens e crianças. A criação, em 30 dias, do Programa de Assistência às Vítimas de Violência (Pró-vítima) será outra prioridade, para dar assistência psicológica e social para pessoas que foram vítimas da violência. O Projeto Mães Brasilienses, do PIC, pretende orientar as mães adolescentes sobre como prevenir uma nova gravidez e auxiliar todas as grávidas desde os primeiros meses de gravidez até os primeiros anos da criança. O governador José Roberto Arruda lembrou que a área de justiça, cidadania, direitos humanos diz respeito a todos. “Queremosque Brasília seja um modelo de justiça social”, enfatizou. No DF, o PIC vai ganhar duas unidades, uma no Plano Piloto e a outra em Taguatinga. Mas futuramente cada cidade terpa uma unidade do programa.Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/
Link Foto: http://www.sejus.df.gov.br/imagens/logos_sejus/SEJUS_logo.jpg
ESPETÁCULOS CIRCENSES
Sem picadeiro, mas sempre cheio de alegria
O shopping Pátio Brasil promoverá tardes dominicais de shows circenses gratuitos, de 15 de fevereiro a 1º de março. Nesse próximo domingo, haverá a primeira edição das tardes de circo, na praça central do shopping, às 17h. O espetáculo promete encantar a garotada e toda família com show de malabares, acrobacias malucas, lira, palhaços e performances na cama elástica. Os shows são apresentados pelos artistas da trupe Bambalohara, formados pela ONG Lona das Artes, instituição que existe há cinco anos e atende cerca de 420 jovens da periferia de Campinas, em São Paulo. A ONG promove a inserção de jovens carentes no mercado de trabalho por meio das artes, entre elas o circo. Segundo Paula Nadielly, uma das integrantes da trupe, “se apresentar num shopping, em Brasília, é algo inovador. Estamos tão curiosos como imaginamos que também deve estar o público”. E se o público, além de curioso, estiver interessado em fazer aulas de circo “é bom lembrar que cada aparelho tem seu grau de dificuldade, mas com disposição, boa orientação e disciplina, não há porque ficar de fora desse universo encantador”, diz Paula. No dia 22 de fevereiro, haverá acrobacias de solo, palhaço, chicote, diabolo e tecido. E, para encerrar os shows no dia 1º de março, acrobacias com pirâmides humanas, trapézio, palhaço e contorcionista.Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/
Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário:
Postar um comentário