quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CENTRO-OESTE MADRUGADOR (LXXIV)

DIREITO AUTORAL

Venda de produtos piratas dá cadeia

Policiais militares prenderam os irmãos Carlitos da Silva Pereira, de 26 anos, e Sandra da Silva Pereira, de 24, acusados do crime de violação de direito autoral e venda de produtos piratas. Com eles, os policiais apreenderam cerca de 1.200 discos entre CDs e DVDs pirateados. A prisão da dupla ocorreu anteontem, por volta das 18 horas, na Praça Alencastro. Os policiais disseram que receberam uma determinação do Comando Regional da Polícia Militar para reprimir as vendas de DVDs e CDs piratas em Cuiabá. Ao realizarem rondas pelo Centro, se depararam com os irmãos de posse de uma enorme caixa com os produtos irregulares. Os militares disseram que fizeram duas apreensões e retiraram cerca de 400 discos piratas de circulação.

Os policiais acrescentaram que, durante a apreensão das mercadorias, os irmãos protestaram alegando que não são criminosos e que a polícia tinha era que “prender bandidos”. Outros vendedores que estavam próximos também protestaram contra a prisão efetuada pela polícia. Populares disseram que havia mais bancas de revenda de produtos piratas nas proximidades, mas seus proprietários foram rápidos e retiraram tudo do local. A crença geral é de que os fornecedores sejam da Grande Cuiabá e também de Goiânia, onde os produtos são copiados por meio da utilização de computadores. Há três anos, a Polícia Militar apreendeu vários computadores que copiavam até 10 matrizes de uma vez. Segundo o delegado plantonista Luiz Fernando Arantes, ao artigo 184 não se aplica o termo circunstanciado, usado para crimes considerados de menor poder ofensivo. “A nova lei prevê uma pena de dois a quatro anos para quem comercializa produtos piratas. E o termo circunstanciado se aplica a crimes até dois anos”, frisou. O delegado lembrou que a pirataria ocorre em todo o país e as pessoas se esquecem de que vender CDs e DVDs piratas é crime.

Notícia Publicada no jornal “Diário de Cuiabá”
Link: http://www.diariodecuiaba.com.br/


EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIA

Ensino à distância em destaque

Uma parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (SECT), o Ministério da Educação e a Universidade de Brasília (UnB) quer ampliar o acesso ao ensino superior à distância no DF. A partir de 9 de março, dois pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) funcionarão em duas cidades do DF, Santa Maria e Ceilândia. Com início das aulas previsto para nove de março, cerca de 120 vagas já foram preenchidas por estudantes das cidades. Segundo o secretário da SECT, Izalci Lucas, a UnB será responsável por acompanhar as atividades disciplinares dos cursos e o governo do Distrito Federal por ceder computadores do Programa DF Digital, localizados próximos às administrações regionais das cidades, para que os alunos que não possuem computadores em casa também possam acompanhar as aulas pela Internet. Santa Maria e Ceilândia serão as primeiras cidades atendidas pela Universidade Aberta do Brasil “Estamos universalizando o acesso ao ensino superior de qualidade por meio da internet. As muitas oportunidades disponibilizadas por esta opção serão nossas aliadas na oferta de mais qualificação. Para ir à aula, por exemplo, o aluno só vai precisar de um computador, que o próprio GDF disponibiliza nas unidades do DF Digital em várias cidades", afirmou o secretário Izalci. Inicialmente, serão oferecidos os cursos de licenciatura em Geografia (40 vagas), em Santa Maria, na unidade do DF Digital em funcionamento na cidade – e Biologia e Letras (80 vagas para os dois cursos) em Ceilândia. O vestibular ocorreu em dezembro do ano passado e as aulas estão previstas para serem iniciadas no próximo dia 9 de março. A duração da formação será de quatro anos. De acordo com dados da secretaria em Santa Maria, 367 pessoas participaram da seleção. Em Ceilândia, houve 836 disputaram as vagas para Biologia e 769 para Letras. Embora a UAB ofereça educação a distância, haverá pelo menos um encontro presencial por mês e conferências pela internet. Por isso, serão criadas as figuras do tutor local, responsável pelas atividades presenciais, e do tutor a distância, incubido de acompanhar os trabalhos das disciplinas do curso e as web conferências.

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/


BONDE À VISTA

Novo sistema de transporte será tema de debate

O projeto de construção do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ainda gera polêmica entre os moradores do Plano Piloto. Por causa disso, a direção da Companhia do Metropolitano de Brasília (Metrô-DF) apresenta na noite de hoje, ao Conselho Comunitário da Asa Sul, a proposta. Na ocasião, o diretor-presidente do Metrô, José Gaspar de Souza, discutirá com os líderes comunitários a respeito da implantação do transporte e das principais mudanças que ocorrerão na Avenida W3 Sul, local onde o transporte será implantado. De acordo com informações da assessoria do Metrô, a reunião será um momento de esclarecimento a respeito do projeto, uma vez que muitos prefeitos de quadras ainda têm dúvidas, inclusive sobre a retirada de parte das árvores da W3 Sul. Conforme a assessoria do órgão, algumas serão redistribuídas.

Proposta – Com o objetivo de desafogar o trânsito e amenizar os problemas do transporte público do DF, o VLT será uma espécie de bonde que ligará o início da Avenida W3 Norte à W3 Sul, até o Aeroporto Internacional de Brasília. Além disso, o veículo será integrado aos ônibus e ao metrô. O governo prevê que as obras tenham início em julho.


Notícia Publicada no jornal “Jornal Coletivo”
Link: http://www.jornalcoletivo.com.br/


ATITUDE SAUDÁVEL
Arruda dá início a trocas de geladeiras

Mil moradores de Arapoanga, em Planaltina, ganharam geladeiras novas. Essa iniciativa é de um projeto entre o Governo do Distrito Federal, a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Eletrobrás com o objetivo de diminuir gastos com energia elétrica. O governador José Roberto Arruda (DEM) entregou os novos aparelhos a população: “Trocamos os aparelhos que não estão em boas condições e doamos à população eletrodomésticos novos e não poluentes. Dessa maneira diminuiremos o consumo de energia”, afirmou. A escolha dos beneficiados com a troca consiste numa análise criteriosa. “Observamos as famílias com maior consumo de energia, de baixa renda e que estejam com o pagamento das contas de luz sempre em dia. Quem se encaixa nesses critérios serão atendidos pelo programa”, detalhou Carlos Leal. O total de recursos empregados pela CEB este ano equivale a R$ 5,5 milhões. Com os novos refrigeradores será possível economizar até 50% na conta de energia. Com a medida a CEB pretende também aliviar a carga nos circuitos que atendem os locais escolhidos, garantindo melhor atendimento à população. “As novas geladeiras não utilizam o gás CFC, que é altamente poluente. Os aparelhos velhos serão reformados e as peças em bom estado reaproveitadas. As unidades recicladas serão disponibilizadas para o GDF”, concluiu.


Notícia Publicada no jornal “Jornal Coletivo”
Link: http://www.jornalcoletivo.com.br/


Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: