segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

CENTRO-OESTE MADRUGADOR (LXIX)

CUIDADO

Estúdios de tatuagem clandestinos proliferam

Em Cuiabá, apenas 20 casas de tatuagem e piercing são cadastradas pela Vigilância Sanitária, segundo a gerente de fiscalização do órgão, Valdelice Duarte de Oliveira. No entanto, a estimativa é de que haja o dobro funcionando clandestinamente, como por exemplo em residências, onde a Vigilância não tem acesso. Para funcionar adequadamente, um estúdio de tatuagem e piercing deve ter o alvará sanitário e, para obtê-lo, o estabelecimento não pode ter nenhuma desconformidade, ou seja, nada fora de legislação, e deve estar em cumprimento à legislação municipal e federal. "Falta de esterilização, higiene, segurança, qualidade nos materiais usados em casas de tatuagem e piercing de Cuiabá são alguns dos problemas mais encontrados pela Vigilância Sanitária Municipal e, destes, o que geralmente pesa mais é a questão da esterilização", diz.

Com 15 anos de experiência, o tatuador Guinho conta que, ao entrar em seu estúdio, infelizmente, a primeira pergunta do cliente é sobre os preços de tatuagem ou piercing. "O cliente não procura um bom trabalho, mas sim preço. A grande maioria das pessoas que atendi não questionaram se o local tinha alvará sanitário. Muitas pessoas não sabem como deve ser o procedimento de uma tatuagem segura", ressalta. As inspeções para fiscalizar esses estúdios são de rotina e anuais, mas, de acordo com a situação encontrada, a equipe retorna várias vezes até regularizar o processo – geralmente vão dois fiscais por estabelecimento. Ao ser questionada sobre o baixíssimo número de fiscalização nesse tipo de estabelecimento, a gerente diz que "a maior parte dos estúdios que funcionam em Cuiabá são considerados clandestinos, muitos funcionam dentro de residências, onde não temos acesso, a não ser que seja através de denúncias ou por indicação".

"Quando se quer fazer um piercing ou uma tatuagem, a primeira coisa a se fazer é pensar bem no que quer e procurar um bom profissional, mas não olhar somente o aspecto físico do lugar e procurar se informar juntamente com a Vigilância, nos sites informativos e buscar informações sobre os profissionais" aconselha Guinho, assim como o médico clínico geral Douglas Gonsales.

"Os interessados devem procurar um profissional adequado, que faça corretamente a esterilização dos materiais utilizados, use luvas, tenha tintas em bom estado e tenha permissão para funcionamento, caso contrário, o risco de se contaminar com alguma doença é imenso", afirma. A hepatite B e C são as doenças que podem ser transmitidas com mais facilidade.
Em agosto de 2008 entrou em vigor uma resolução que determina que os materiais para se fazer uma tatuagem, como por exemplo as tintas utilizadas, devem ter o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foi dado um prazo de 180 dias a partir daquele mês e o término será em fevereiro deste ano. Os estúdios que não se adequarem às novas normas estarão correndo o risco de serem interditados.


Notícia Publicada no jornal “Folha do Estado” Mato Grosso – Últimas
Link: http://www.folhadoestado.com.br/


AMAZÔNIA

Biocombustíveis no Brasil


O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que a expansão do cultivo de cana-de-açúcar no Brasil não será feita em territórios da Amazônia e de reservas florestais. O aviso foi dado em coletiva para a imprensa após debate sobre Desenvolvimento econômico e Amazônia em que participou durante o Fórum Social Mundial no dia 30. Ele também destacou que o maior parceiro do Brasil para a produção de biocombustíveis com respeito à conservação da biodiversidade é a Alemanha. Isso porque, segundo o ministro, o país tem apoiado a conservação da floresta amazônica, por meio do projeto Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), que tem por objetivo a implantação de parques. O ministro também diz que se comprometeu com as autoridades alemãs, desde sua chegada ao Ministério garantindo que o avanço do etanol brasileiro não se daria na Amazônia, no Pantanal e em reservas nativas.

Minc alertou para o fato de que o presidente Lula anunciará o plano de expansão da cana em fevereiro, contendo todos os compromissos antes por ele mencionados. Também destacou que o governo irá elaborar a lei contra as queimadas, um dos fatores responsáveis pelo aumento do aquecimento global. "Além disso, esse processo destrói biomassa, já que a palha pode ser utilizada para a produção de energia renovável", acrescentou. Com isso, o ministro concluiu sua fala, prometendo que o etanol brasileiro será "cem por cento verde" e não entrará um hectare de produção de alimento em reserva florestal.

Notícia Publicada no jornal “24 Horas News – Seu Portal de Notícias em Mato Grosso”
Link: http://www.24horasnews.com.br/



Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: