sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

NORDESTE MADRUGADOR (XCVIII)

SAÚDE

Transplantes cresceram 10%


O Ministério da Saúde (MS) divulgou balanço com procedimentos realizados no ano passado onde se constata o aumento de doadores e a maior captação de órgãos.

Segundo o MS, foram realizados 19.125 transplantes entre janeiro e dezembro de 2008 – o que representa crescimento de cerca de 10% no número de procedimentos em relação a 2007, quando foram feitos 17.428 transplantes.

O aumento no número geral de transplantes realizados no Brasil se deve a uma série de fatores, entre eles, as campanhas de sensibilização feitas pelo MS, a elevação no número de doadores vivos e a melhora na captação nacional de órgãos, com o apoio de um número maior de famílias que passaram a autorizar doações.

Outro fator importante é o incremento no número de centros para a realização dos transplantes. Em 2007, o Sistema Nacional de Transplantes contava com 892 unidades em funcionamento. Em 2008, 50 novos centros foram habilitados, elevando para 942 centros transplantadores no país.

Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=610819

ECONOMIA

PBGás anuncia redução no preço do gás natural


O preço de gás natural terá uma redução em seu preço. O valor do percentual será divulgado hoje pela PBGás. A boa notícia ocorre em razão da recente queda no valor do barril do petróleo, de 140 para 40 dólares. A nova tabela já com o preço reduzido deverá passar a vigorar a partir do dia 1º de fevereiro.
A decisão foi anunciada ontem após terem sido encerradas as discussões entre a Agência Reguladora do Estado, responsável pelo controle da parte tarifária, e a PBGás. Atualmente o valor do metro cúbico do GNV, está sendo repassado pela PBGás por R$ 1,04 aos postos de combustíveis. "A redução favorecerá todos os usuários de gás, desde as indústrias até os comerciantes que vendem o produto", destacou Manoel de Deus, presidente da PBGás.
Manoel de Deus confirmou também que a tendência para o próximo reajuste, que deverá acontecer em maio ou em junho, é que seja negativo, ou seja, uma diminuição ainda maior do preço do metro cúbico do GNV. Na realidade, essa redução está dentro da política de reajustes.

Notícia Publicada no jornal “O Norte” da Paraíba
Link: http://jornal.onorte.com.br/sexta/gerais/

Matérias selecionadas por Nathalia Andrade, colaboradora deste Blog.

Nenhum comentário: