EMPREGO
28% das vagas deixam de ser preenchidas
Difícil acreditar: em média, 28% das vagas captadas no mercado de trabalho no Ceará pelo Sine/IDT não são preenchidas. O principal motivo é a falta de qualificação profissional, mas fatores como exigência de experiência, nível escolar, primeiro emprego, banco de dados também contribuem para a não-colocação.Por outro lado, a taxa de aproveitamento (72%) de pessoal em 2008 é considerada elevada, estando acima da média nacional de 2007 (50%). As demandas mais expressivas são por soldadores, costureiras, vendedores pracistas, operadores de empilhadeiras, técnicos em enfermagem, confeiteiros, padeiros, programadores de computador e pessoal para trabalhar com hortifrutigranjeiros. As informações são do Antenor Tenório de Brito Jr, coordenador estadual de Intermediação de Profissionais do órgão. Segundo ele, em algumas áreas do mercado de trabalho o candidato tem o privilégio de escolher e optar pela empresa que oferece as melhores condições. É caso por exemplo do setor de confecção.´Essa cadeia produtiva é muito extensa, além do Ceará ser um pólo têxtil bem desenvolvido. Assim as costureiras se dão ao luxo de aceitar a vaga que lhe for mais conveniente´.
Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=603925
ESCOLAS
Livro didático está 10% mais caro
O ano começa com preço de material escolar mais caro. Algumas editoras fizeram reajustes de até 10% no valor do livro. Nas livrarias, as reclamações já começaram. "Muita gente fala, mas não podemos fazer nada, porque os reajustes são feitos pelas editoras", afirmou Gislara Fragoso, gerente de uma livraria localizada na avenida Santo Elias, no Centro de João Pessoa.
Muitos pais ainda nem sabem do reajuste, já que o movimento nas livrarias ainda não começou. "Este ano, estou até estranhando porque tem gente que vem logo no começo do ano fazer as compras de material escolar. Mas tem também aqueles pais que só deixam para vir de última hora", disse Gislara. Ela acrescenta que, nesta época do ano, o movimento nas vendas aumenta em torno de 80% em relação aos demais meses. "É a época em que a gente mais vende. Estamos contratando como serviço temporário até 30 funcionários extras".
Quem já começou a pesquisar o preço de material escolar afirma que está assustado com a alta dos produtos. "Não sei como vou fazer porque tenho um filho de 10 anos e os livros vão sair por uns R$ 240, que são vendidos pela própria escola. Então não posso nem pesquisar em outros locais. E ainda tem agenda, caderno, lápis, resma de papel, bolsa, enfim, é uma lista imensa", afirmou a comerciária Silvana Maria Nascimento.
Notícia Publicada no jornal “O Norte” da Paraíba
Link:
http://jornal.onorte.com.br/terca/cidades/TRAGÉDIA
Família morre depois de retornar de velórioO retorno do velório de um parente, em Canindé do São Francisco (SE), foi a última viagem para Edileuza Genoveva dos Santos, 59, seu marido, filho e duas irmãs, no último domingo. Eles voltavam para Petrolina (PE) e estavam na rodovia AL-220, entre os municípios de Delmiro Gouveia e Olho d’Água do Casado, quando colidiram com dois veículos.
Conforme informações de policiais militares que chegaram ao local pouco tempo depois do acidente, testemunhas contaram que o veículo Gol em que a família estava trafegava em alta velocidade quando se chocou com a traseira de um Ford Pampa, no alto de uma ladeira.
Notícia Publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”
Link:http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=140332&ass=11&data=2009-01-06
RELIGIÃO
Procissão reúne fiéis e encerra festa de Reis 
Os fiéis católicos poderão se reunir hoje em torno da devoção aos co-padroeiros da cidade de Natal, os Três Reis Magos. Ao longo do dia, que é feriado municipal, a Festa de Reis conta com a participação popular tanto na programação religiosa quanto na social. A alvorada inicia o dia de atividades, às 6h. A terça-feira segue com a Missa dos idosos e enfermos celebrada por Padre Gilmar Pereira de Castro, às 7h, na Igreja da Sagrada Família, no bairro de Santo Reis.Padre Bianor Francisco de Lima Júnior conduz a Missa dos peregrinos e devotos, às 9h, também na Igreja do bairro. A celebração dos batismos será às 11h, encerrando assim a manhã de atividades. A procissão, com as imagens dos Três Reis Magos e da Sagrada Família, sai da concentração na Praça Wilson Miranda, às 16h30. Os devotos seguem pela rua São João Carlos de Souza, rua Coronel Flamínio, rua São João de Deus, Rua do Areal, Rua Pedro Afonso e por fim, Avenida Presidente Café Filho.A Missa de encerramento da procissão não será na praia, como vinha acontecendo nos últimos anos, e sim no largo da Igreja de Santos Reis, na Avenida Presidente Café Filho. O Arcebispo Dom Matias Patrício Macedo presidirá a Missa que será concelebrada por Monsenhor Lucas Batista Neto. Após a procissão, a programação da festa segue com shows das bandas Fera Samba e Forrozão Garota Turbinada.
Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Norte” do Rio Grande do Norte
Link:
http://tribunadonorte.com.br/noticias/97451.htmlDia de Reis é festejado por brincantes
Juazeiro do Norte. Brincantes e guerreiros. Homens, mulheres e crianças do povo se vestem de reis e rainhas, para lembrar o momento de reverência ao Menino Jesus. É Dia de Reis. No Cariri a tradição é festejada em vários municípios. Em alguns deles, guetos se formam. Mostram organização de uma festa ancestral entre as camadas populares. Em outros, a emblemática realidade social de grupos que sofrem um processo de descaracterização contínua, mas resistem.Em Juazeiro do Norte, no bairro João Cabral, estão presentes grande parte dos grupos de reisado. Logo cedo, as ruas do bairro e a praça principal reúnem os brincantes. Mas há também o temor da comunidade em relação à violência entre grupos. Isso pode ser ouvido até das próprias crianças, que temem sair às ruas ao som das bandinhas cabaçais. Ano passado, um dos grupos mais tradicionais, o de Mestre Antônio, foi expulso das ruas a pedradas.O artista Carlos Gomide, da Associação dos Artistas da Terra da Mãe de Deus, alerta para a constante descaracterização dos grupos e da sua disposição em contribuir para o reavivamento desses quilombos. “Afinal de contas é um grande espetáculo. Juazeiro pode centralizar um dos grandes espetáculos no Dia de Reis, com todos os grupos presentes. Isso reunindo todas as características dramáticas e da musicalidade que um Reisado pode oferecer, com todas as suas cenas”, diz ele.
Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará
Link:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=603848Matérias selecionadas por Nathalia Andrade, colaboradora deste Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário