Mostra de animação japonesa

Sobre Anime
[Serviço - Universo do Anime Japonês no CineSesc Arsenal. Confira a programação da mostra: “Story of a street corner” dia 29; “Nausicaâ, warriors of the wind”, dia 30; Paradise Kiss, no dia 31. Sessões às 19 horas. Entrada franca. Informações: (65) 3616-6918.].
Notícia Publicada no jornal “Folha do Estado” Mato Grosso - Últimas
Link: http://www.folhadoestado.com.br/
STRESSE EM SALA DE AULA
Baixo salário é uma das causas da depressão

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso subsede Cuiabá (Sintep), Helena Maria Bortolo, uma escola com cerca de 5 mil alunos tem que lidar com os problemas de cada um desses indivíduos. O professor por sua vez acaba os absorvendo na intensificação de sua relação com o aluno. Males do cotidiano do estudante, como violência, desemprego e desestrutura familiar, são refletidos dentro de sala de aula. A psicóloga da gerência de qualidade de vida da Seduc, Marisa Marcelo Carvalho, explica que o papel do educador se modificou muito com o passar dos anos e a cada dia ele acumula mais responsabilidades. “Agora o professor deve saber lidar com a individualidade de cada aluno, mas faltam recursos para que ele lide com tantas diferenças. Há um contato intenso com os alunos e todos são muito diferentes, a partir daí a interação se torna difícil e isso gera outros problemas”, comenta.
Cerca de 50% de professores têm síndrome
Falta de condições de trabalho atinge os alunos
A maneira que os estudantes vêem seus professores hoje também é preocupante. É comum que ocorra agressão aluno-professor. Na avaliação da presidente do Sintep Cuiabá, Helena Bortolo, os alunos não respeitam os professores e isso é um reflexo da maneira como os gestores tratam a escola. Ela ainda pontua que as instituições de ensino pública estão desrespeitadas pelo governo por não apresentarem condições mínimas para o professor ou aluno. “Enquanto a Assembléia e Ministério Público constroem prédios luxuosos, as salas de aula do Estado não tem ar condicionado para suportar o calor de Cuiabá. Isso é desumano. Você acha que o estudante estará estimulado a estudar no calor de 40°?”, protesta Helena. Para a educadora as condições de trabalho do professor influenciam diretamente no psicológico deles e na qualidade do ensino. Os professores que chegam apáticos na sala de aula não têm dinâmica de mudanças, e não conseguem estimular os alunos a aprender, comprometendo o processo de formação do conhecimento. “Enquanto continuarmos sendo violentados em função de um orçamento reduzido esses problemas continuarão e o Brasil não sairá do analfabetismo funcional”. (LA)
Notícia Publicada no jornal “Folha do Estado” Mato Grosso - Últimas
Link: http://www.folhadoestado.com.br/
IRREGULARIDADES
Confresa lidera "lista negra" do TCE

Dos 141 municípios, 111 tiveram suas contas reprovadas de uma vez a nove vezes, nos últimos nove anos, dos exercícios anuais de 1999 a 2007. As próximas cinco que levaram o troféu de “irregularidades” e tiveram suas contas reprovadas de seis a oito vezes seguidas foram, respectivamente, Alto Boa Vista; Bom Jesus do Araguaia; Alto Paraguai; Juscimeira e Santa Terezinha. No ranking das 20 prefeituras mais corruptas apontadas pelo TCE e que apresentaram incidência de irregularidades e consequentemente tiveram suas contas reprovadas pelo menos quatro vezes estão: Acorizal; Canabrava do Norte, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Marcelândia, Peixoto de Azevedo, Poconé, São Pedro da Cipa, Nova Nazaré, Araguainha, Barão de Melgaço, Nova Marilândia, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Entre as irregularidades mais freqüentes nos anos de 2006 e 2007 nas contas das prefeituras, ocuparam o primeiro lugar os registros de contabilização incorretos que aconteceram por 245 vezes.Em segundo lugar, ficaram a omissão e o atraso na entrega de documentos, que acorreram pelo menos 179 vezes; em terceiro, irregularidades em licitação, que incidiram por 165 vezes.Entre as outras ilegalidades mais persistentes nas contas estão o não recolhimento da contribuição previdenciária do servidor; repasse ilegal de orçamento ao Legislativo; realização de despesas sem recursos em caixa e a contratação de pessoas sem necessidade e sem concurso público.
Notícia Publicada no jornal “Folha do Estado” Mato Grosso - Últimas
Link: http://www.folhadoestado.com.br/
Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.
Notícia Publicada no jornal “Folha do Estado” Mato Grosso - Últimas
Link: http://www.folhadoestado.com.br/
Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário