Cientistas relacionam vírus de resfriado ao surgimento da obesidade

Uma equipe de especialistas do Pennington Biomedical Research Center acredita que o adenovírus, altamente infeccioso, que pode se espalhar através da tosse ou de mãos sujas, faz com que se multipliquem as células adiposas. Os cientistas americanos descobriram que os frangos e ratos de laboratório infectados por esse vírus engordavam muito mais rapidamente que os animais não contagiados, embora ingerissem a mesma quantidade de comida. Os estudos realizados em humanos indicam que quase um terço dos adultos obesos tem esse vírus, contra 11% dos indivíduos que não sofrem sobrepeso.
No entanto, segundo Ian Campbell, diretor médico da organização contra a obesidade Weight Concern, “um vírus não pode ser razão suficiente para que tenhamos uma epidemia de obesidade”.
“Há muitos outros fatores, como ingerirmos muito mais calorias do que gastamos, ou vivermos vidas sedentárias. Não acho que nossos hábitos alimentares sejam consequência de uma infecção viral: tudo é consequência da expansão das empresas que produzem alimentos doentios”, acusou.
Notícia Publicada no jornal “A Gazeta”, de Macapá - AP
www.jornalagazeta-ap.com
MEIO AMBIENTE
Ibama e PF intensificarão ações conjuntas em 2009 na Amazônia

“A continuação e o aprofundamento do trabalho com a PF é essencial. A redução do desmatamento comprova a eficiência desta parceria”, afirmou o presidente, logo após entrevista coletiva no Ministério do Meio Ambiente para divulgar que o desmatamento caiu 82% entre agosto de dezembro de 2008 comparado a igual período do ano anterior, conforme levantamento do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).
Durante a coletiva, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o delegado Palharini defenderam maior integração do Ibama e da Polícia Federal, em 2009. Segundo eles, a integração resultou em êxito para o combate do desmatamento no ano passado.
Messias antecipou que o Ibama irá ampliar o número e o alcance das suas operações na Amazônia para atingir a meta de reduzir a taxa de desmatamento, medida em quilômetros quadrados, a quatro dígitos. É o primeiro passo para reduzir em 70% o desmatamento na Amazônia até 2017, compromisso assumido pelo Brasil e anunciado pelo ministro Minc durante a14ª Conferência das Partes (COP) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, em Poznam (Polônia).
Notícia Publicada no jornal “O Observador”, de Porto Velho - RO
www.oobservador.com
Matérias selecionadas por Andressa Anjos, colaboradora deste Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário