Infestação por dengue é 'mascarada', diz pesquisadora

Santa Cruz do Capibaribe, no agreste pernambucano, e Ipojuca, no litoral sul, municípios de cerca de 70 mil habitantes, têm em comum a forte presença do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Isso só foi descoberto depois que suas prefeituras implantaram, neste ano, um projeto-piloto que utiliza o Sistema de Monitoramento e Controle Populacional do Vetor da Dengue (SMCP-Aedes), desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Pernambuco. Para a coordenadora do projeto, Leda Regis, pesquisadora do Departamento de Entomologia da Fiocruz-PE, o problema do vetor da dengue no País "é mascarado". O SMCP revelou que 93% das residências de Ipojuca e 100% das de Santa Cruz do Capibaribe são também moradias do mosquito. Pela estratégia usada pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, a pesquisa larvária - os agentes de saúde visitam as casas para procurar visualmente as larvas do mosquito -, esse porcentual não chegava a 5% em Ipojuca e a 12% em Santa Cruz do Capibaribe. "Além de maior sensibilidade para detectar o inseto, o sistema indica a quantidade de mosquitos e aponta as áreas mais críticas, onde há mais possibilidade de as pessoas serem infectadas pelo vírus", explica. "Não há informação correta que ajude o gestor de saúde a enfrentar o problema." O projeto-piloto, parceria da Fiocruz com o governo do estado, avalia custos e viabilidade do SMCP. A estimativa é de que em um ano e meio será possível concluir uma avaliação consistente da nova estratégia, que poderá então ser estendida a outros municípios.
Fonte pode estar ‘abrigando’ o Aedes
A água de chuva acumulada na fonte desativada da praça Ipiranga, centro da Capital, está preocupando trabalhadores e pedestres que circulam pela região. O temor de quem fica na área é que a água parada sirva como criadouro para a proliferação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A supervisora do Programa de Combate a Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra da Costa Carvalho, apontou que este é o período mais crítico do ano para o controle da doença. “Janeiro, fevereiro e março são os meses em que há o maior número de casos de dengue. As pessoas precisam ficar atentas e destruir possíveis criadouros do mosquito em suas casas e denunciar quando encontrarem terrenos baldios e lixos espalhados pela cidade”, orientou. Durante o ano de 2008, a SMS notificou 927 casos de dengue, sendo que um deles era de hemorrágica e outro de síndrome de choque da dengue, que causou a morte de uma criança. Do total de notificações no período, 145 ocorreram no mês de janeiro e 254, em fevereiro.

Há pelo menos dois meses atuando com problemas operacionais, o sistema de coleta de lixo de Cuiabá deverá estar regularizado em até uma semana. Essa é a expectativa da Secretaria Municipal de Infra-estrutura (Seminfe) diante do acumulo de lixo deixado nas ruas da cidade durante esses meses, principalmente nas duas últimas semanas – festas de Natal e Réveillon – e das inúmeras reclamações feitas pela população da Capital por causa do atraso na coleta do lixo. Conforme o diretor de Obras da Seminfe, Orozimbo Alves Guerra Neto, desde ontem, o serviço de recolhimento do lixo doméstico e hospitalar da cidade está sendo feito por meio de mutirões. Conforme Neto, em Cuiabá, são recolhidas diariamente cerca de 450 toneladas de lixo. “Neste período de festas de final de ano, houve um aumento de pelo menos 25% na quantidade de lixo acumulado na cidade”, afirmou. Neto disse ainda que esse fator também contribuiu para o atraso na coleta. Segundo ele, o recolhimento é feito em três dias intercalados da semana. Na região central, a coleta é realizada no período noturno, e nos bairros, o trabalho é feito entre 7h e 18 horas. Segundo o diretor, com as chuvas de verão, em alguns bairros que ainda não possuem asfalto, a presença de atoleiros dificulta o trabalho, e muitas vezes impede a coleta. “O período de chuvas, somado aos problemas operacionais e, ainda, aos feriados de final de ano prejudicaram o sistema de coleta”, afirmou. “Mas a chuva ainda foi o principal fator que contribuiu para a falha no sistema. A empresa se recusa a operar sob essas condições. Eles alegam que pode resultar na quebra de um caminhão ou num atolamento, o que acaba atrasando o serviço”, disse.
Notícia Publicada no jornal “Diário de Cuiabá”
Link:
http://www.diariodecuiaba.com.br/Link Foto:
http://www.ctvclic.com/NOVA LEI
Cinco datas preservadas 
No último ato antes de tomar posse como prefeito reeleito da Capital, Wilson Santos sancionou a lei que disciplina a abertura do comércio cuiabano nos feriados. O projeto, de autoria do vereador Edivá Alves (PSDB), define que em cinco datas os estabelecimentos comerciais não terão permissão para funcionar. São elas:
1° de Janeiro, Sexta-Feira Santa, 1° de Maio, Dia de Finados e Natal. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), José Alberto Vieira de Aguiar, ressaltou que a Lei municipal “atende às previsões da Lei Federal 11.603/07, que institui a possibilidade de negociação entre comerciantes e sindicatos de empregados, por meio de acordos coletivos, para a abertura do comércio nos feriados”. O prefeito Wilson Santos disse que vê a lei de forma muito positiva, principalmente por que “o comércio é a principal atividade econômica de Cuiabá, representando a maior fonte geradora de tributos para Estado e município”. O vereador Edivá Alves lembrou que não há mais polêmicas sobre esta nova legislação no entendimento dos sindicatos dos empregados. “Sentamos com os representantes destas entidades e chegamos à conclusão conjunta de que esta medida só trará benefícios, tanto para empregados quanto empresários, gerando mais vagas de trabalho e renda”, ressaltou.
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INOVAÇÕES – Durante a solenidade de sanção da lei, na sede da CDL, o vereador Edivá afirmou que o próximo passo é a aprovação de uma legislação que permita o livre exercício dos serviços nos feriados. “Muitas pessoas não têm tempo de ir a um dentista ou ao médico em dias de funcionamento normal. Se houver disposição destes serviços em atuar nos feriados, com certeza haverá público”, aponta o vereador, concluindo que em feriados circulam por Cuiabá cerca de 30 mil pessoas vindas de outras cidades do Estado. “Como estas pessoas não encontram lojas abertas, elas voltam para sua cidade de origem com o dinheiro no bolso, quando esta poderia ser a oportunidade de consumirem algo que não há no mercado de sua localidade e, de outro lado, um cliente a mais para o comerciante”. O presidente da CDL Cuiabá fechou a noite lembrando outro projeto inovador para Cuiabá. “A exemplo do que já existe na Bahia, percebemos que os calçadões devem ter uma administração própria, como acontece nos shoppings. E estes devem, realmente, funcionar como shoppings a céu aberto, atraindo mais consumidores”.].

Por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), há mudanças para tirar a primeira carteira da habilitação, nos emplacamentos e no uso de faróis de xenônio, além da permissão de multas para carros de consulados e organismos internacionais - identificados por placas azuis. Desde o dia primeiro deste ano, novas regras valem no transito do País. Agora, para conseguir a carteira, é necessário que o aluno cumpra 45 horas de aulas teóricas, ao invés das 30 anteriores à determinação do conselho. A carga horária das aulas de direção defensiva dobrou, sendo preciso ter 16 horas aula. Os novos motoristas também terão 18 horas sobre legislação de trânsito. As aulas de direção passaram de 15 para 20 horas. Durante as aulas para motociclistas, será possível ter aulas em vias públicas.Para o diretor-geral do Detran-DF, Jair Tedeschi, as alterações contribuem para tornar o trânsito mais seguro. "Esperamos melhoras com as novas regras, com a carga maior teremos motoristas melhor formados e mais próximos da realidade, principalmente para os motociclistas, que poderão ter aulas na rua, um conhecimento que não havia antes", afirmou. Embora reconheça o aumento dos preços, por conta da maior carga horária, Tedeschi espera resultado positivo. "O ganho com aprendizagem para os alunos será muito maior do que os custos". Mudanças também nos faróis de gás xenônio, que foram restritos a carros com sistema para regular a altura das lâmpadas para pistas com desnível e sobrecarga no porta-malas e limpador - instalados na fabrica do veículo. Para o diretor do Detran, a modificação torna a regulação necessária. "São bons faróis bons, iluminam bem, mas quando são instalados em um veículo representam alteração de característica, o que exige autorização", disse. Também por determinação do Contran, deste a última quinta-feira carros e motos devem receber um lacre individualizado ao serem emplacados. Na prática, a medida busca acabar com a clonagem ao reforçar a identificação. Além de levar o mesmo código da placa, o novo lacre possui informações sobre o veículo, como o nome do proprietário, e pode receber chip de rastreamento por satélite.
Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link:
http://www.tribunadobrasil.com.br/ Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.
3 comentários:
lol,so nice
Although from different places, but this perception is consistent, which is relatively rare point!
longing25800
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