sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

NORTE MADRUGADOR (XXXVI)

POLÍCIA

Droga em pacotes de café


Polícia Federal faz apreensão de droga nos correios que tinha como destino a Bélgica
Denúncia anônima levou agentes da Polícia Federal a prender em flagrante o pedreiro, R.B.S.O., de 35, natural de Guajará-Mirim município de Rondônia. O acusado tentava enviar cocaína pelo correio via Sedex, para a Bélgica, no continente Europeu. Os correios usando o equipamento de identificação de bagagem perceberam o entorpecente e de imediato chamou os agentes da PF.
A prisão, resultado de uma operação conjunta, entre as duas instituições públicas, permitiu a identificação do remetente, pois a droga estava camuflada em pó de café. Onde foram encontrados dentro da embalagem 47 pacotes de duas marcas distintas de café. Uma contendo substância de coloração marrom escura, com aspecto de café e outra apresentava pequenos pigmentos na cor branca, em forma de pó.
Para a identificação da droga que estava misturada ao café foi utilizado pela Perícia da PF, um teste mais avançado do que o normalmente usado em pasta base de cocaína em pó.R.B.S.O. foi preso no momento que tentava encaminhar a caixa com os pacotes de café para a Bélgica. O acusado em seguida foi encaminhado ao presídio.

Notícia Publicada no jornal “O Rio Branco”, de Rio Branco - AC
http://www.oriobranco.com.br/

ESCRAVIDÃO

Mais 19 propriedades na lista suja do trabalho escravo


O Ministério do Trabalho e Emprego atualizou a relação de pessoas físicas e jurídicas que empregam trabalhadores em situação análoga à escravidão, a chamada lista suja. Dezenove empregadores foram incluídos na nova versão da lista, que tem 205 nomes. Das 19 propriedades incluídas na lista, quatro são de Tocantins, três do Maranhão, três do Pará , duas de Goiás e duas de Mato Grosso do Sul. Os estados da Bahia, Ceará, Paraná Piauí e de Mato Grosso tiveram, cada um, uma propriedade incluída. Entre os novos integrantes, a maioria das irregularidades foi encontrada em propriedades do setor de pecuária (11), além de carvoarias (3) e agronegócio (5).
De acordo com a lista, 438 trabalhadores foram libertados nas propriedades que passaram a integrar a nova versão do documento.
Quem tem o nome incluído na lista suja fica impossibilitado de obter financiamento em instituições públicas ou privadas. De acordo com o Ministério do Trabalho, para que o nome seja excluído do cadastro há a análise de informações obtidas por monitoramento direto e indireto nas propriedades rurais, investigação local, informações dos órgãos governamentais e não-governamentais, além das que são repassadas pela Coordenação Geral de Análise de Recursos da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). No caso de liminar da Justiça, o nome é imediatamente excluído da lista até eventual suspensão da medida ou decisão de mérito.

Notícia Publicada no jornal “Amazonas Em Tempo”, de Manaus - AM
http://www.emtempo.com.br/

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Carne marinada em álcool reduz risco de câncer


Marinar um bife em cerveja ou vinho tinto antes de fritá-lo pode ajudar a torná-lo mais saudável, segundo um estudo de cientistas portugueses.
Segundo os pesquisadores, marinar a carne por várias horas antes de fritá-la pode reduzir bastante os níveis de uma substância carcinogênica produzida na carne durante o processo de fritura. O processo de cozimento dos alimentos aumenta os níveis dos compostos chamados amino-heterocíclicos (HA), que podem provocar tumores cancerígenos.
Segundo a pesquisa, relatada na última edição da revista New Scientist, ao marinar a carne por seis horas em cerveja ou vinho tinto, os níveis de dois tipos de HA após a fritura foram reduzidos em até 90%. A cerveja foi mais eficiente que o vinho para baixar os níveis de um terceiro tipo de HA, reduzindo significativamente sua concentração após quatro horas, enquanto a mesma redução foi conseguida com o vinho após seis horas.
De acordo com o estudo, publicado originalmente na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry, a carne marinada com cerveja também apresentou um resultado melhor em testes para avaliar seu cheiro, seu sabor e sua aparência após a fritura.
Carnes fritas ou grelhadas apresentam normalmente uma alta concentração de compostos HA, formados pela conversão de açúcar e aminoácidos presentes em seu tecido muscular pela ação do calor. Outras pesquisas já haviam indicado que algumas substâncias como azeite de oliva, suco de limão e alho tinham a capacidade de reduzir a concentração de amino-heterocíclicos em frango grelhado em até 90%. Também já se conhecia a capacidade do vinho tinto em reduzir os HA em frangos fritos.
Os pesquisadores acreditam que, no caso da carne frita, o álcool teria a capacidade de reduzir a formação de HA ao prevenir que moléculas solúveis em água sejam transportadas para a superfície da carne, onde seriam transformadas no composto carcinogênico no processo de fritura.
Segundo a coordenadora da pesquisa, Isabel Ferreira, da Universidade do Porto, a cerveja, por conter mais açúcares capazes de reter água do que o vinho, teria também uma maior capacidade de impedir o transporte das moléculas para a superfície.

Notícia Publicada no jornal “O Guaporé”, de Porto Velho - RO
http://www.oguapore.com/

Nenhum comentário: