NOVA GRAFIA
Novo Acordo Ortográfico entra em vigor a partir do dia 1º
Novo Acordo Ortográfico entra em vigor a partir do dia 1º
.jpg)
Previsto há 18 anos, mas não ratificado pelos Congressos de todos os países, o acordo ganhou um protocolo modificativo nessa década. Ele foi aprovado por Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e em 2002 pelo Brasil. Em maio de 2008 Portugal concordou com as bases do ajuste.
As alterações que passarão a valer a partir do dia 1º de janeiro não serão obrigatórias, ao menos nos primeiros quatro anos. De acordo com o decreto assinado pelo presidente Lula, o modo com que se escreve hoje será considerado correto e admitido em vestibulares, concursos públicos, provas escolares, livros e órgãos de imprensa, por exemplo.
Notícia Publicada no jornal “Página 20”, de Rio Branco - AC
http://www.pagina20.com.br/
ALERTA
Queima de fogos de artifício exige cautela
Acidentes podem ocorrer e causar danos aos olhos, mãos e ouvidos. Por isso, todo o cuidado é pouco
.jpg)
Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão (ABCM), as lesões agudas da mão são responsáveis por 20% de todos os traumas que chegam às emergências dos hospitais no Brasil. A associação adverte que o uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras (70% dos casos); lesões com lacerações/cortes (20% dos casos); amputações dos membros superiores (10% dos casos); lesões de córnea ou perda da visão e lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição. As estatísticas revelam que as pessoas mais atingidas são homens com idade entre 15 e 50 anos de idade e crianças de 4 a 14 anos.
As festas de fim de ano correspondem ao período em que ocorre o maior volume de vendas, porém, cresce também o índice de acidentes com fogos de artifício, incluindo as explosões com bombas, que têm um alto poder de mutilação. O aumento das vendas de fogos de artifício nessa época gera a elevação no número de casos de queimaduras nos hospitais de todo o país. O que requer cuidados básicos a fim de evitar os acidentes.
Notícia Publicada no jornal “O Liberal”, de Belém - PA
www.orm.com.br/oliberal/
MUNDO
ONU diz que crise vai deslocar 10 milhões de pessoas
.jpg)
Segundo o secretário-geral da Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento, Supachai Panitchpakdi, grande parte das pessoas afetadas estão na Ásia, mas imigrantes em outras partes do mundo também sofrerão, entre eles os latino-americanos nos Estados Unidos e na Europa. Segundo ele, as remessas de dinheiro dos imigrantes também sofrerão queda importante em 2009.
A queda na demanda dos países ricos ainda está fechando fábricas na China. O resultado é o desemprego de milhões de pessoas que haviam deixado seus países e as regiões mais remotas da China em busca de melhores salários nas fábricas. O mesmo fenômeno estaria atingindo regiões como Taiwan e Macau.
Dados do Ministério das Relações Exteriores do México mostram que só seu consulado em Denver registrou neste ano aumento de 25% nos pedidos de incentivos para volta definitiva ao México.
Cerca de 100 mil dos 1 milhão de poloneses que foram trabalhar no Reino Unido desde 2004 já retornaram. Outros 200 mil poderão voltar em 2009 se a recessão piorar, segundo a agência de recrutamento Access Europe. Em Portugal, dados obtidos pelo Estado com a Organização Mundial de Migrações apontam que a crise está entre os fatores que levam brasileiros a pedir ajuda para voltar.
Notícia Publicada no jornal “O Guaporé”, de Porto Velho - RO
http://www.oguapore.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário