segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

NORDESTE MADRUGADOR (LXXVIII)

BR-101

Empresas do Brasil e exterior de olho na pista


Até 2010, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) irá injetar R$ 58,3 bilhões em logística de transportes no País. As obras de duplicação da BR-101 Nordeste, com recursos de R$ 1,8 bilhão, representam um passo fundamental nesse processo. Por isso, a expectativa em relação aos resultados econômicos e sociais para a Região - especialmente para os três Estados diretamente envolvidos - é potencial. Há uma mobilização em curso, ainda cautelosa por causa da crise na economia mundial, que ainda assusta. Mas a rodovia segue seu fluxo, principalmente o do desenvolvimento econômico. "Na verdade nós já tivemos um investimento inicial trazido pela própria obra. Quanto de divisa não ficou para a Região? A duplicação nos trará maior segurança, rapidez no tráfego, aumento do turismo. Por isso já existem empresas muito interessadas no desenvolvimento local", comenta Expedito Leite, coordenador do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes).
Há empresários, sim, de olho em investir fortemente nos Estados diretamente beneficiados com a duplicação da BR-101 Nordeste. E não apenas do Brasil, mas de companhias internacionais. É o que afirma o superintendente do Banco do Nordeste (BNB) na Paraíba, Francisco Carlos Cavalcanti. "Temos sido procurados por empresas nacionais e internacionais, a maioria do segmento de lazer e turismo, inclusive com cartas-consulta. Também há procura do setor industrial, vindo do Sul do País. A crise tem segurado um pouco o ritmo de expansão desses negócios, mas nós acreditamos que é uma questão de tempo. Todas as cidades que tiveram suas rodovias duplicadas foram contempladas com investimentos econômicos. Indústria, arranjos produtivos, postos de saúde, combustível. Isso vai acontecer ao longo da BR-101 também. O que queremos é motivar o nosso empresário para que ele também se fortaleça, que consolide suas atividades de crescimento".

Notícia Publicada no jornal “O Norte” da Paraíba
Link: http://jornal.onorte.com.br/domingo/cidades/

POLÍTICA

Salvar vidas será desafio para prefeitos


Desafio é o que não falta para os políticos que vão assumir as prefeituras de Alagoas a partir de quinta-feira, primeiro dia de 2009. Mais da metade das cidades terão os quadros reformulados. 61 vão ganhar novos prefeitos, 38 terão prefeitos reeleitos e outras três cidades ainda aguardam a Justiça decidir quem vai planejar os rumos da população.
O certo é que no Estado com o pior lugar no ranking nacional de mortalidade infantil – 53,7 óbitos entre mil crianças nascidas vivas, como divulgou no início deste mês o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, salvar crianças da desnutrição é uma das missões prioritárias e vai exigir competência e rapidez dos gestores. Mesmo o governo estadual contestando a pesquisa, dizendo que o índice não é de 53,7, mas de 20,78, a tarefa não deixa de ser desafiadora.

Notícia Publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”
Link:http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=139989&ass=16&data=2008-12-28

SAÚDE

Vacina pode garantir a esterilização de cães


Fortaleza. Em médio prazo, as cidades brasileiras poderão dispor de solução para grave problema de saúde pública: a superpopulação de cães nas ruas, contribuindo consideravelmente para o aumento de zoonoses como raiva e leishmaniose. É que os governos poderão contar com uma vacina ou um soro para a esterilização de cadelas, aplicadas durante as campanhas públicas de combate à raiva. A base para fabricação desses medicamentos foi comprovada pelo médico veterinário e pesquisador, Cláudio Afonso Pinho Lopes, em sua tese de doutorado “Avaliação ‘in vitro’ do potencial de imunoesterilização de cães”, defendida recentemente no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará (Uece).A tese, que teve como orientador o professor José Ricardo de Figueiredo, obteve nota máxima (10) com louvor, pela banca de docentes integrada por Maria Denise Lopes, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp); Lúcia Daniel Machado da Silva e Cláudio Cabral Campelo, ambos da Faculdade de Veterinária (Favet) da Uece; e José Roberto Viana da Silva, da Universidade Federal do Ceará (UFC).A pesquisa de Cláudio Lopes testou, em laboratório ( “in vitro”), anticorpos específicos para as proteínas dos óvulos de cadelas. Em seu estudo, ele confirmou duas hipóteses consideradas. A primeira é que os anticorpos são capazes de promover o bloqueio do acesso do espermatozóide ao óvulo.

Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=601871

POLÍCIA

Líderes do tráfico escolhem a PB para fazer investimentos

As investigações da polícia paraibana confirmam: o Estado tem sido uma das rotas nordestinas de criminosos de alta periculosidade, que escapam de operações de “guerra” no Rio de Janeiro e São Paulo e acabam investindo na Paraíba recursos financeiros do tráfico de drogas.
O esquema do traficante internacional Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi desmantelado na Paraíba, no entanto, isto não impediu que outros bandidos com longa ficha criminal escolhessem o Estado como destino. Esta semana mais um criminoso foi preso na Paraíba. Trata-se do traficante Maciel de Souza Ferreira, conhecido como “Ciel”, apontado como sendo um dos chefes do tráfico no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
Maciel foi preso na madrugada do dia 22 em Mangabeira, em uma operação conjunta do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil com o Serviço de Inteligência da Polícia Militar. A polícia apreendeu nove quilos de cocaína pura na casa onde o traficante foi preso.Segundo a polícia, ele já havia investido o que arrecadou com a venda de drogas adquirindo carros e casas. Ainda de acordo com a polícia, a compra de casas em áreas populares era uma forma de não chamar a atenção, no entanto, a polícia carioca manteve contato com a Secretaria de Segurança Pública da Paraíba e informou sobre a possibilidade de o traficante estar escondido em João Pessoa. A suspeita foi confirmada e uma operação prendeu “Ciel“ e quatro cúmplices.

Notícia Publicada no jornal “O Norte” da Paraíba
Link: http://jornal.onorte.com.br/domingo/policial/

ESPECIAL

Todos os sertões da existência


Qual o prazo de validade de uma obra literária? Difícil precisar. Há casos em que nem mesmo o tempo, com sua força corrosiva, é capaz de determinar. Quarto romance escrito por Graciliano Ramos (1892-1953), Vidas Secas chegou aos 70 anos de seu lançamento em 2008. 107 edições depois, o título mais importante do escritor alagoano permanece atual e instigante.
Pelas mãos de Graciliano, temas emblemáticos do universo sertanejo nordestino – a fome, a seca, a miséria e a ignorância – receberam um tratamento inédito, que ilumina aspectos universais da condição humana – solidão, sofrimento, desejo e esperança. No tocante à narrativa, Vidas Secas sedimentou as qualidades literárias do Velho Graça: originalidade, apuro e concisão.

Notícia Publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”
Link:http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=139965&ass=50&data=2008-12-28

Matérias selecionadas por Nathalia Andrade, colaboradora deste Blog.

Nenhum comentário: