quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

NORTE MADRUGADOR (XXIX)

INTERESSES

Privatização dos aeroportos


Empresas estrangeiras demonstram interesse na participação das privatizações no Brasil. A privatização dos 12 aeroportos mais rentáveis do Brasil vem sendo articulada desde 2007, mas ganha força nos últimos dias deste ano por conta do interesse econômico despertado pela copa do mundo de 2014 que será sediada pelo Brasil e pelas Olimpíadas de 2016 que poderá ter como sede o Rio de Janeiro. Setores contrários a idéia alertam que a privatização de aeroportos rentáveis, como Viracopos, Congonhas, Galeão, Confins, dentre outros, poderá relegar a último plano a presença do Estado nas pequenas e médias cidades. “Em países onde os aeroportos foram privatizados, a primeira coisa que as empresas fizeram foi aumentar as taxas de embarque e de estadia das aeronaves no pátio. Isso, conseqüentemente, encarece o transporte aéreo”, alertou a deputada Perpétua Almeida. A lógica da privatização leva a crer que na hora em que os aeroportos lucrativos saírem da rede, o Governo não tenha mais como atender os outros. A conseqüência será o isolamento de cidades cujas linhas comerciais não apresentem o lucro esperado e a transformação da Infraero numa autarquia totalmente dependente da União. Várias empresas já se preparam para disputar a aquisição dos aeroportos rentáveis, entre elas as construtoras Odebrecht e Camargo Corrêa. Entre as estrangeiras destacam-se a ANA- Agência de Aviação Aérea de Portugal, cujo presidente do conselho de administração da companhia, António Guilhermino Rodrigues, manifestou interesse em parceria com várias empresas portuguesas. O assunto está sob o acompanhamento da embaixada de Portugal no Brasil. Empresas francesas e espanholas também disputam o controle dos aeroportos brasileiros juntamente com empresas norte-americanas.


Notícia Publicada no jornal “Página 20”, de Rio Branco - AC
Link: http://www.pagina20.com.br/


INUSITADO

Casal de pingüins gays é 'expulso' de zoológico

Grupos dos direitos dos animais protestaram contra a "segregação" de um casal de pingüins gays, que tinha sido expulso de sua colônia em um zoológico em Harbin, no norte da China, por roubar ovos, segundo o jornal inglês "Daily Mail". No mês passado, as aves foram segregadas depois que foram capturadas roubando ovos de outros pingüins e colocando pedras no lugar. A "segregação" dos dois pingüins machos acabou gerando protesto por parte dos visitantes do local.Devido às reclamações, de acordo com "Daily Mail", o zoológico decidiu dar dois ovos ao casal. "Decidimos dar-lhes dois ovos de outro casal cuja capacidade para chocar tem sido fraca", afirmou um dos guardas do zoológico. Segundo o mesmo funcionário, "os pingüins gays mostraram-se os melhores pais de todo o zoológico". "É muito animador. Se isso terminar bem, vamos tentar torná-los verdadeiros pais com inseminação artificial", acrescentou. Segundo o jornal inglês, especialistas explicaram que, apesar de o casal ser gay, os dois pingüins machos, que têm três anos de idade, ainda são impulsionados por um desejo de serem pais.

Notícia Publicada no jornal “Maskate”, de Manaus - AM



VINHO

Médico australiano diz ter criado vinho "mais saudável do mundo"


Um médico e vinicultor australiano diz ter criado o vinho mais saudável do mundo. Nos últimos três anos, Philip Norrie, médico especialista nas propriedades terapêuticas do vinho, observou vários pacientes que morreram de doenças que, segundo ele, poderiam ser prevenidas. Depois disso, estudou e patenteou um tipo de vinho medicinal. A fórmula consiste em adicionar doses extras de um polifenol antioxidante conhecido como resveratrol, extraído da casca da uva. Norris adiciona, a cada litro de vinho, até 100 vezes mais resveratrol do que o normal. Segundo ele, com essa dose adicional, a ingestão do vinho "limpa" as artérias sangüíneas, além de ajudar a prevenir ataques cardíacos, derrames e diabetes em 50%. O resveratrol já é conhecido por combater problemas cardíacos, como limpar depósitos de gordura nas artérias, mas geralmente é encontrado em apenas pequenas quantidades no vinho (de três a seis miligramas por litro nos vinhos tintos e apenas um miligrama nos brancos). Segundo o médico, aqueles que gostam de um bom vinho não conseguem perceber a diferença no gosto nem no aroma da bebida. Especialistas, entretanto, alertam que é preciso evitar beber quantidades excessivas de resvertarol.


Notícia Publicada no jornal “O Guaporé”, de Porto Velho - RO
Link: http://www.oguapore.com/


Matérias selecionadas por Andressa Anjos, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: