segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

NORTE MADRUGADOR (XXI)

FELIZ NATAL

Correios recebem carta para Papai Noel



Desde o início da campanha, foram mais de 600 cartas recebidas
Para não deixar sem resposta as cartas de várias crianças acreanas endereçadas a Papai Noel nesta época do ano, os Correios há mais de 20 anos procuram voluntários para ajudar a fazer a triagem das cartas e em seguida buscar pessoas que adotem a correspondência comprando um brinquedo, material escolar, alimentos, roupas ou sapatos. O projeto de Natal dos Correios foi lançado no Estado no último dia 17 e já contabilizou cerca de 680 cartas, na agência central, na Rua Epaminondas Jácome, centro.
O prazo para entrega de cartas e adoção das mesmas será até o dia 12 de dezembro. A distribuição dos donativos será feita a partir do dia 15 do mesmo mês. Os interessados em colaborar com a campanha podem passar na agência e pegar as correspondências. Os Correios já receberam muitas cartas, número que deve aumentar bastante até o dia 12 de dezembro. Para se ter uma idéia, no ano passado, foram enviadas 1.400 cartas a Papai Noel, e 860 delas foram adotadas.
As cartas serão selecionadas em uma central de triagem que será montada na agência central. Cada criança deve escrever uma correspondência, contendo o endereço completo, com o Código de Endereçamento Postal (CEP). Haverá concurso interno para escolher o Papai Noel e a Mamãe Noel que acompanharão os carteiros e voluntários nas entregas. Os doadores podem entregar os presentes diretamente na casa da criança ou deixar a encomenda nos Correios, que encaminhará os donativos.

Notícia Publicada no jornal “Página 20”, de Rio Branco - AC
http://www.pagina20.com.br/



ASSALTO

Flagra de ladrão assaltando um homem na rua


O repórter-fotográfico José Pinto conseguiu registrar, com exclusividade, o flagrante de mais um assalto praticado contra um cliente que tinha acabado de sair de uma agência bancária. O episódio aconteceu ontem à tarde. A ação ocorreu mesmo com as polícias Civil e Militar montando uma grande operação e colocando dezenas de agentes e soldados nas ruas visando garantir a segurança das pessoas que irão às compras no final de ano.
A lente registrou passo a passo a ação, desde o momento em que os dois ocupantes de uma motocicleta, modelo Honda, sem placa, abordam um homem identificado apenas por “Afonso” na rua Oswaldo Cruz, no bairro da Glória, Zona Oeste. A vítima tinha acabado de sacar a quantia de R$ 3 mil da agência do Bradesco do Boulevard Álvaro Maia, Zona Centro-Sul, e estava estacionando seu carro, a cerca de cinqüenta metros da sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), ocupada há cinco dias por cerca de 300 índios.
Mesmo diante do olhar de curiosos, o suspeito que estava na garupa armado com uma pistola automática, desceu e rendeu o motorista do Gol exigindo o dinheiro. As imagens mostram que a vítima ainda tenta argumentar dizendo para o bandido armado que não levava nada, mas acabou recuando e entregando a quantia ao bandido depois que o bandido disparou um tiro no chão bem perto de seus pés.

A ação não durou três minutos, tempo suficiente para os bandidos roubarem a vítima e fugirem em direção à praça da Glória.

Notícia Publicada no jornal “Amazonas Em Tempo”, de Manaus – AM
http://www.emtempo.com.br/


REVOLTA DA NATUREZA

Desmatamento pode ter contribuído para tragédia


O desmatamento da Mata Atlântica pode ter contribuído para a tragédia causada pelas chuvas em Santa Catarina. É o que avalia o professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Lino Brangança Peres. “As árvores foram substituídas por casas e vegetação rasteira, o que contribuiu para a erosão. Esses deslizamentos aconteceriam mais cedo ou mais tarde, as fortes chuvas desses dois meses apenas aceleraram esse processo”, explica.
A floresta cobria uma área de aproximadamente 1,29 milhão de quilômetros quadrados, em 17 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina. O bioma ocupava cerca de 15% do território nacional. Atualmente, apenas 7% desse total permanece intacto.
O desmatamento da Mata Atlântica está diretamente ligado à expansão das cidades brasileiras. E, na opinião do professor, a ocupação desordenada dos municípios pode ser outro fator para a catástrofe no Vale do Itajaí. “Choveu muito acima da média, mas isso é apenas parte do problema. O modelo de ocupação irregular das cidades do Vale do Itajaí contribuiu para que isso acontecesse. E tudo com a conivência do poder público”, explica o professor.
A solução, na avaliação do urbanista, é o governo realocar a população dos morros e encostas para outros locais mais seguros. “O problema é que boa parte das áreas adequadas já foram ocupadas”, ressalta.

Notícia Publicada no jornal “O Guaporé”, de Porto Velho – RO
http://www.oguapore.com/

Matérias selecionadas por Andressa Anjos, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: