segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

NORDESTE MADRUGADOR (LVI)

TURISMO

Drogas e lixo afastam turista da Ilha do Fogo

A ausência de estrutura física e a presença de consumidores e traficantes de drogas na Ilha do Fogo, localizada entre os municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), têm afastado banhistas e freqüentadores de um dos poucos espaços de lazer na área urbana às margens do Rio São Francisco.
Paulo Roberto Araújo Arcanjo, freqüentador assíduo do local, afirma que, se nada for feito urgentemente, a Ilha do Fogo deixará de ser uma alternativa para moradores e turistas “aproveitarem um pedaço maravilhoso de nossa região, acessível e tão próxima das duas cidades”. O que todos os querem é que poderes públicos, órgãos de turismo regional e a polícia possam devolver segurança aos freqüentadores da área. Um grupo de amigos que freqüenta a ilha há mais de 20 anos tenta preservar a área com ações de limpeza ambiental. “Todas as segundas-feiras limpamos a ilha, catando todo o lixo jogado aqui”, afirma José de Brito.
Lorena de Araújo Melo, paraibana que se encantou com a região, faz parte do grupo que empreende ações de preservação. A necessidade mais urgente, diz, é a manutenção da escada de madeira que está prestes a desabar. “Nós limpamos a ilha, plantamos árvores, colocamos placas de alerta para os banhistas. Só cuida dela quem gosta e quer manter o espaço”, frisa.

Notícia Publicada no jornal “A Tarde” da Bahia
Link: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1020534

SAÚDE

Aids cresce em todos os aspectos no Estado


O mundo inteiro está mobilizado hoje em torno da luta contra a Aids. O alerta no Brasil, este ano, é para o avanço da doença em pessoas mais velhas, acima de 50 anos. No entanto, no Ceará, além da quantidade da população com 50 anos ou mais de idade também ter aumentado, o vírus HIV vem fazendo cada vez mais vítimas entre mulheres e crianças por transmissão vertical e adolescentes. No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, além da prevenção de novos casos, há a busca por uma assistência que reduza a mortalidade pela doença e que traga qualidade de vida para as cerca de 8.076 pessoas que convivem com HIV/Aids no Estado.“A Aids está presente em todas as faixas etárias e em todos os lugares do Ceará, não é só grave em pessoas mais velhas, mas nas mulheres, que geram crianças soropositivas, nos adolescentes, nos heterossexuais e homossexuais”, considera o diretor geral do Hospital São José (HSJ), infectologista Anastácio de Queiroz.Dados do Informe Epidemiológico Aids, de agosto de 2008, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), apontam que desde o primeiro registro da doença, em 1983, até julho de 2008, foram notificados 8.076 casos, sendo que 71% deles no sexo feminino e 29% no sexo masculino. A maior parte deles, 7.012 (86,8%), está presente na faixa etária de 20 a 40 anos.

Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=594580

POLÍTICA

Governadores do NE respondem processos


Na Região Nordeste, não é só o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), que passa por dificuldades em relação ao seu mandato, que foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 20, Além dele, outros dois chefes do executivo estadual possuem processos na Justiça, podendo inclusive acarretar na perda dos direitos políticos e afastamento do cargo atual. São eles, o governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT).
Lago, e o seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), respondem a processos no TSE por suposto abuso de poder econômico e compra de votos durante a campanha eleitoral de 2006.

Notícia Publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”
Link:http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=138517&ass=14&data=2008-11-30

IBGE

RN apresenta grandes avanços sociais


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) resume, em mais uma pesquisa, a situação social do Rio Grande do Norte. O estudo é denominado Síntese de Indicadores Sociais (SIS) – Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira/2008 e mostra que a população feminina no RN continua maior: 98,5 homens para cada 100 mulheres. Revela que o Estado está em crescente urbanização (deslocamento de pessoas da zona rural para a urbana). A taxa de pessoas morando em cidades passou de 71,8% em 2005 para 72,4%, em 2006, e 72,7%, em 2007. As conseqüências desse crescimento são aumento de problemas sociais, como violência, e segregação espacial (áreas da cidade onde há ausência do Estado).Mostra que a mulher tem tido cada vez menos filhos (taxa de fecundidade total – número médio de filhos que uma mulher teria no final do período fértil). A média passou de 2,5 filhos em 2001 para 2,3 filhos em 2007. A redução da taxa é atribuída ao combate à gravidez na adolescência, maior planejamento familiar e facilidade de acesso a métodos contraceptivos. Confirma, por conseqüência, redução de nascimentos: a taxa bruta de natalidade (nascimentos por mil habitantes) caiu de 22,9%, em 2001, para 18,6%, em 2007. E que a expectativa de vida aumentou, ou seja, vive-se mais no Rio Grande do Norte hoje do que há seis anos. A esperança de vida total ao nascer passou de 66,7 anos, em 2001, para 70,4 anos, no ano passado.Com isso, cresceu a quantidade de pessoas idosas (60 anos ou mais), o que exige do Poder Público melhor adequação da infra-estrutura social à terceira idade (principalmente serviços de Saúde, Educação, Previdência) e aprimoramento da assistência social ao idoso, com políticas específicas para resgate da auto-estima e da vontade de viver após os 60 anos.

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Norte” do Rio Grande do Norte
Link: http://tribunadonorte.com.br/noticias/94218.html

Matérias selecionadas por Nathalia Andrade, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: