domingo, 30 de novembro de 2008

COMO FUNCIONA O SETOR IMOBILIÁRIO EM ADELAIDE, SUL DA AUSRTRÁLIA



O setor imobiliário aqui em Adelaide, capital do Sul da Austrália, tem um modo muito diferente de atuar em relação ao que estamos acostumados no Brasil. Principalmente no Recife, onde resido. Aqui não existe a figura do "fiador"ou avalista para aluguéis de casa. Os contratos podem ser de 6 ou de 12 meses, dependendo dos entendimentos entre as imobiliárias e os pretendentes dos imóveis oferecidos para alugar. É muito raro um entendimento direto entre proprietário e inquilino, a não ser por indicaçaão de alguém.

A figura do "fiador"ou avalista como queiram, é totalmente dispensável pelo modo como é fechada a transação. O inquilino paga um mês aidantado e a imobiliária faz uma vistoria de de 3 em 3 meses no imóvel locado e tem mais, no dia da vistoria que é marcada com antecedência, se o inquilino não estiver em casa, o funcionário da imobiliária com cópia das chaves do dito imóvel faz a vistoria a sua revelia. Qualquer anormalidade encontrada, as partes serão chamadas para resolver o impasse.

Outra coisa curiosa. É determinado dia e hora em que o imóvel estará aberto para visitação dos interessados. Então naquele dia marcado pela imobiliária, dezenas de pessoas, quase ao mesmo tempo, visitam a casa anunciada e preenchem um formulário que fica em mãos de corretores de plantão no local. Esses formulários serão analisados tanto pela corretora como pelo proprietário e um felizardo será escolhido como inqulino. É assim que funciona o mercado imobiliário no setor de aluguéis em Adelaide. Dá para acreditar?

Por outro lado a comercialização de imóveis novos ou usados, também tem um ritual diferente do nosso. Na maioria dos casos, também é estabelecido dia e hora para a visitação dos futuros compradores, com preenchimentos de formulários. Só que algumas imobiliárias praticam uma espécie de leilão pelo imóvel, estipulando um preço inicial e caso apareça algum pretendente cobrindo aquele lance, terá a preferência sobre o imóvel, assim sucessivamente. Fica com o imóvel quem efetuar a melhor oferta. O governo australiano já anda preocupado com tal prática e está tentando acabar com isso.

A construção civil está em franco progresso em Adelaide. Novos bairros vêm surgindo, inclusive com o estímulo do governo, a exemplo de Mawsons Lakes que visitei neste domingo com casas maravilhosas, ruas e jardins bem cuidados. Só o preço é que é salgado: 800 mil dólares. Então ja dá para perceber que se trata de bairro de ricos.

Matéria publicada por José Torres, radialista.

Nenhum comentário: