sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

NORDESTE MADRUGADOR (LXVII)

ECONOMIA

Mais de 59% dos fortalezenses vão às compras

No que depender da disposição do fortalezense, o comércio terá motivos para comemorar o Natal. Em dezembro, 59,19% dos consumidores da Capital cearense pretendem ir às compras. A despeito da crise internacional, o resultado é o melhor do ano, sendo 14,75 pontos percentuais superior ao registrado no mês de novembro (44,44%), segundo a Pesquisa de Intenção de Consumo, divulgada ontem pelo IPDC (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio).´Essa intenção de compra, aliada ao baixo endividamento e os níveis altos de adimplência, faz desse um momento de aproveitar as promoções do comércio, que está bem preparado para atender o consumidor. Temos tudo para ter o melhor dezembro da década´, afirma Roberto Feijó, superintendente do Sistema Fecomércio. Em dezembro do ano passado, a intenção de consumo foi de 57,78% — ou seja, 1,41 ponto percentual inferior à estimativa para 2008.O fortalezense não apenas pretende consumir, como deve se concentrar em gastos maiores. A pesquisa revela que 53,51% da população espera fazer compras com valor maior do que R$ 500,00 (29,84% planejam gastar mais de R$ 1.000,00). A maior propensão ao consumo está na classe C (60,48%), mas outras parcelas da população seguem próximas, com 58,60% da classe A estimando ir às compras e 59,99% da classe B. As formas de pagamento preferenciais serão o cartão de crédito (50%) e à vista (45,3%).

Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=597757

SAÚDE

Neurocirurgiões dão ultimato a governo


Neurocirurgiões que atuam no Hospital Geral do Estado (HGE) e na Unidade de Emergência do Agreste deram prazo até a próxima sexta-feira (19) para que o governo anuncie de que forma vai formalizar o vínculo trabalhista com a categoria, que está contratada em caráter precário. Caso não se chegue a um acordo, os vinte neurocirurgiões que trabalham nas duas unidades deverão cumprir o que foi anunciado inicialmente para hoje e adiado para a sexta-feira que vem: deixar o trabalho (eles já pediram demissão), não atendendo mais nos pronto-socorros da rede estadual.
O comunicado foi feito durante reunião da categoria com representantes do governo. Na ocasião, a Secretaria de Saúde anunciou que em 30 dias deve adquirir três autoclaves para o HGE.

Notícia Publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”
Link:http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=139116&ass=11&data=2008-12-12

Matérias selecionadas por Nathalia Andrade, colaboradora deste Blog.

Nenhum comentário: