sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

CENTRO-OESTE MADRUGADOR (XXXIV)

REFERÊNCIA

Morre dono do restaurante Al Manzul


Morreu ontem, aos 74 anos, o libanês Salah Ayoub, proprietário do “Al Manzul”, considerado o melhor restaurante de comida árabe do Brasil e um dos melhores do mundo. Seu estabelecimento foi responsável por colocar Cuiabá nos roteiros gastronômicos do país. Em decorrência de um infarto, Ayoub chegou a ficar internado 65 dias no hospital Jardim Cuiabá, na Capital. Conforme um dos quatro filhos, Jamil Salah Ayoub, há duas semanas ele teve uma reação. “Mas na semana passada, houve uma complicação pulmonar que resultou na falência múltipla dos órgãos”, disse Jamil. Uma das marcas registradas do restaurante, além dos pratos únicos, é a “parede de troféus”. Entre eles, o Troféu Internacional de Turismo. O Guia Quatro Rodas, o mais prestigiado do Brasil, o premiou nada menos que sete vezes. Pelos critérios rigorosos da publicação, o restaurante tinha duas estrelas, numa escala que chega a três.

Notícia Publicada no jornal “Diário de Cuiabá”
Link: http://www.diariodecuiaba.com.br/

LIVRO PARA TODOS

Biblioteca Nacional abre para o público de Brasília

Após dois anos fechada, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), foi inaugurada ontem em grande estilo. As modernas instalações projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer foram entregues com um acervo de 50 mil livros. E a partir de hoje, está aberta ao público. Além do acervo, os freqüentadores também terão acesso a um Centro de Inclusão Digital, chamado Espaço Clic. A expectativa é que no início do ano letivo de 2009, cerca de 3,5 mil pessoas passem pelo local diariamente. O processo levou dois anos porque, a princípio, Oscar Niemeyer vetou a película nos vidros da biblioteca, devido à interferência na proposta inicial do projeto. No entanto, segundo o diretor da BNB, Antônio Miranda, ela foi autorizada. "Nós colocamos uma película que protege até 92% da luz e das irradiações solares de infravermelho. Ou seja, os livros estão protegidos e os usuários também. Esse trabalho foi feito em todas as paredes de vidro da biblioteca", explicou. A estrutura conta com quatro andares, 10 mil metros quadrados e o acervo foi doado por outras instituições e pessoas físicas. O arquiteto, que completa 101 anos no próximo dia 15, esteve presente na inauguração, mas falou pouco. Após o discurso do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, Niemeyer comentou que "o importante é trabalharmos juntos para construir um mundo mais justo e melhor". Já o governador, não poupou elogios. "Além de ser uma obra muito bonita, é uma das bibliotecas mais tecnológicas do mundo", afirmou. Inicialmente, a Biblioteca Nacional não trabalhará com empréstimos. Livros de um acervo a parte, do programa Mala do Livro, serão oferecidos gratuitamente ao público. Durante a semana, o horário de funcionamento é de 9h às 21h. Aos sábados e domingos o expediente se encerra às 18h.

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/

MORTO POR UMA CORONHADA

Morre torcedor atingido por policial


O torcedor do São Paulo, Nilton César de Jesus, 26 anos, morreu às 10h50 de ontem depois de repetidas paradas cardíacas. Os médicos do Hospital de Base tentaram reanimá-lo durante 20 minutos, mas não tiveram êxito. As informações foram divulgadas por nota técnica da Secretaria de Saúde, publicada no início da tarde de ontem. Assim que ficou sabendo da morte do torcedor, o governador José Roberto Arruda lamentou o ocorrido e disse estar solícito à família de Nilton. Além disso, ele anunciou que pretende intensificar a qualificação profissional dos policias do Distrito Federal e adquirir armas não letais para serem usadas em eventos que tenham muitas pessoas, como jogos de futebol. Ainda de acordo com o boletim médico, o torcedor já apresentava ausência de reação a estímulos. Nilton estava dependente de respiração artificial e o quadro se agravou bastante até a parada cardíaca, que culminou na morte do paciente. O chefe da neurocirurgia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Carlos Silvério de Almeida, informou em entrevista coletiva que a coronhada foi o fator principal para a morte do torcedor do São Paulo, e não o tiro. O golpe dado pelo sargento da Polícia Militar, José Luiz Carvalho Barreto, foi forte o suficiente para fazer fratura e contusão no crânio. O médico disse que a pancada da coronhada desencadeou traumatismo craniano e, por conseqüência, gerou um edema cerebral (fator de maior gravidade no caso). A bala não chegou a atingir o cérebro de Nilton. Segundo Almeida, mesmo se o torcedor não tivesse levado o tiro ele teria passado pelos mesmos problemas. O diretor geral do hospital, Luiz Schimin, disse que a família recebeu a notícia da morte com tranqüilidade, contudo estão abalados. De acordo com informações dos médicos, somente as córneas da vítima serão doadas. Eles explicaram que as chances de obter órgãos disponíveis para doação ficaram comprometidas devido à parada cardíaca.

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/

Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: