quarta-feira, 29 de outubro de 2008

NORDESTE MADRUGADOR (XXIV)

LIBRAS

Estado terá de contratar intérpretes

Há quase quatro meses sem aula, os mais de 280 alunos surdos da rede pública estadual de ensino podem ser beneficiados por uma ação do Ministério Público (MP) Estadual. Pedindo que o governo do Estado seja obrigado a garantir a contratação de intérpretes de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) no prazo de 48 horas, o MP impetrou ação civil pública na Justiça Estadual.

A ação foi protocolada ontem, no Fórum de Maceió, e é assinada pela promotora Cecília Carnaúba. Somente na Escola Tavares Bastos, localizada no Farol, 180 alunos com deficiência auditiva estão sem aulas. Como não há professores, com especialização na linguagem, ou intérpretes de Libras, os estudantes ficam sem acesso ao ensino e podem perder o ano letivo.

Notícia publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”

Link:http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=136751&ass=11&data=2008-10-29



SAÚDE
5 mil aguardam por cirurgia no CE
Em todo o País, mais de 50% das pessoas com mais de 60 anos vêem o mundo de forma embaçada. Eles sofrem com a catarata, um problema na visão que pode ser facilmente corrigido, desde que a cirurgia seja feita no tempo certo. Em Fortaleza, são realizadas, em média, 580 operações mensais. Mesmo assim, há cinco mil pessoas na fila de espera por esse procedimento ocular.
Hoje, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 350 mil pessoas aguardam na fila por uma cirurgia de catarata no País. A catarata é um problema na perda da transparência do cristalino que altera a absorção da luz pela retina, interferindo diretamente na qualidade da visão do portador da doença. Se não for tratada adequadamente, pode levar à perda da visão.
Para que mais brasileiros não sejam privados de um dos sentidos essenciais, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Prevenção à Cegueira, que será discutida no 3º Fórum Nacional de Saúde Ocular, a ser realizado no próximo dia 30, em Brasília.
A incidência da doença pode ser acompanhada pelo número de procedimentos feitos. Somente em Fortaleza, de junho de 2006 a agosto de 2008, foram realizadas mais de 15 mil cirurgias de catarata. Constam na política nacional recursos extras e permanentes do Ministério da Saúde para o custeio de mais cirurgias de catarata.
Na Capital cearense, a expectativa da Secretaria de Saúde do Município é de ampliar o número de cirurgias mensais de catarata para 800 procedimentos. Segundo o coordenador de políticas públicas de Fortaleza, Alex Mont’Alverne, além da demanda própria do município, 20% dos pacientes atendidos nessa especialidade são provenientes de outros municípios do Estado.
Notícia publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará

Experiência de SE é levada ao Tocantins

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na área de prevenção às DST/AIDS, junto a caminhoneiros que passam por Sergipe, tem servido de exemplo para outras localidades do país. O técnico responsável do Programa Estadual de DST/AIDS, Almir Santana, retornou nesta terça-feira da cidade de Gurupi (TO), onde durante toda a semana passada participou de quatro eventos organizados pela Secretaria de Saúde do Tocantins.
Gurupi fica situada a cerca de 300 quilômetros da capital Palmas e registra um grande fluxo de caminhoneiros por conta da BR-153 (Belém-Brasília) que corta a região. Na rodovia, o índice de prostituição feminina também é considerável. O convite partiu da secretaria de lá e nos dispomos a expor o que a gente vem fazendo aqui no Estado, como uma forma de estender nosso conhecimento e motivar experiências em outros lugares, afirmou o médico Almir Santana.
No período em que permaneceu no município, ele ministrou uma capacitação voltada para profissionais de saúde e de intervenções em estabelecimentos que concentram garotas de programa e motoristas de caminhão. No treinamento, os participantes receberam informações sobre como realizar ações de prevenção e intervenções junto a caminhoneiros e profissionais do sexo, explicou. As palestras também chegaram aos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Regional de Gurupi (Unirg). Cerca de 70 acadêmicos participaram do evento que abordou o tema sexualidade.
Notícia publicada no “Jornal do Dia” de Sergipe

Link:http://www.guiademidia.com.br/acessar_jornal.htm?http://www.jornaldodiase.com.br

PARCERIA

Parceria: Maranhão e Banco Mundial

A oficina “Parceria Público-Privada para Uma Nova Era de Desenvolvimento no Maranhão”, que aconteceu nesta terça-feira, no Pestana São Luís Resort Hotel, marcou o início da formalização de uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.
“Essa parceria busca criar condições para que o Maranhão possa oferecer infra-estrutura necessária para a instalação de imensos empreendimentos que estão em perspectivas. O Estado está preparado tecnicamente, mas precisa do apoio financeiro do Banco Mundial”, declarou o governador Jackson Lago.

O diretor do Banco Mundial no Brasil, John Briscoe, disse que o Estado tem grandes perspectivas de crescimento para os próximos dez anos, vive um momento único na história com a expectativa de implantação de grandes empreendimentos, da Vale, Alcoa, Petrobras, Grupo Suzano, entre outros.

“Seremos parceiros do Governo do Estado. Vamos apresentar as experiências desenvolvidas em outros países, como fazer para realizar uma costura entre os grandes empreendimentos da iniciativa privada com a estatal, e esperamos sair daqui com a primeira definição do projeto do Banco Mundial com o Estado do Maranhão”, disse John Briscoe.

Notícia publicada no jornal “O Imparcial online” do Maranhão

Link: http://www.oimparcial.com.br/

Nenhum comentário: