quarta-feira, 1 de outubro de 2008

FEDERALISMO À BRASILEIRA

O cientista político André Regis, professor da Universidade Federal da Paraíba e da Escola Superior de Magistratura de Pernambuco, e doutor em ciências políticas pela New School for Social Research de Nova York lança, quinta-feira (02/10), às 19h, na Livraria Cultura do Recife, o livro "O Novo Federalismo Brasileiro".

A obra fala sobre as mudanças ocorridas no federalismo brasileiro na década de 1990, os impactos da Constituição de 1988, do Plano Real e da Emenda de reeleição.

O prefácio do livro foi escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que expõe sua opinião sobre a abordagem quando diz, "houve uma época em que o federalismo brasileiro andou na moda. Desde o tempo da Monarquia, o tema esteve em pauta".

Das diversas fases do federalismo, FHC chama atenção para o predomínio das oligarquias descentralizadas, a dependência dos arranjos das forças políticas chefiadas pelos governadores, na República Velha, do golpe militar que derrubou João Goulart, o período da ditadura Vargas, entre tantas outras fases que fazem parte da História do País.

Fernando Henrique elogia o autor, quando afirma que André Regis analisou muito bem todo esse processo "que, não se poderá acusar os que, mesmo sem muita consciência dos efeitos políticos das transformações econômicas e administrativas que realizavam, criaram as bases do novo federalismo", lembra FHC. O livro foi publicado pela Forense e tem 123 páginas.

Este texto foi enviado por Renata Gouveia.

Nenhum comentário: