
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) recebeu do consórcio responsável pela realização do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Águas Emendadas a proposta de Zoneamento da Unidade de Conservação, que foi revisado de acordo com as sugestões do grupo de trabalho. Essa é uma das etapas para a consolidação do Plano de Manejo, documento que auxiliará na gestão, conservação e recuperação do meio ambiente do local. Até o final do próximo mês, o consórcio deverá apresentar a versão final do Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental do Entorno da estação, além do planejamento com propostas para manejo, conservação, proteção e recuperação do meio ambiente. O documento definirá os responsáveis pela implementação de medidas de proteção para a estação ecológica, que comemora 40 anos neste ano.
ÁGUAS EMENDADAS

O Cerrado abriga um extraordinário fenômeno geográfico da dispersão das águas. Vertendo de um mesmo ponto para duas grandes bacias hidrográficas em direção opostas, Tocantins e Paraná. O Córrego Vereda Grande deslizando suas águas cristalinas para o norte, encontra o Rio Maranhão (foto) que vai alimentar o caudaloso Rio Tocantins. Para o sul, o Córrego Brejinho engrossa o Córrego Fumal, deste para o Rio São Bartolomeu, depois Corumbá, desaguando no Paranaíba e formando então o Rio Paraná.
A Estação Ecológica de Águas Emendadas situa-se no extremo nordeste do Distrito Federal, na Região Administrativa de Planaltina. A unidade foi criada originalmente como uma reserva biológica quando ainda não contava com a região da Lagoa Bonita, tendo sido incorporada posteriormente e só foi transformada em estação ecológica em 1988. A estação Ecológica de Águas Emendadas destina-se à realização de pesquisas básicas a aplicadas de Ecologia, à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista.
Fonte: http://www.planaltina.df.gov.br/
Cristiane Condé, estudante de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco e colaboradora deste blog, encontrou no Jornal Coletivo, do Distrito Federal, mátéria sobre a Estação Ecológica de Águas Emendadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário