segunda-feira, 20 de outubro de 2008

NORDESTE MADRUGADOR (XV)

As matérias foram selecionadas por Nathália Andrade, colaboradora do blog.


TÚNEL DO TEMPO

Percurso histórico consegue reunir cachaça e carros

Um agradável retorno ao passado ocorreu ontem na junção de dois museus — Cachaça e Automóvel. Aproximadamente 20 carros antigos, que encantaram gerações e que continuam chamando a atenção, foram atração para muitos curiosos e admiradores.Entre os muitos modelos estavam: Chevrolet Bel Air, Impala, Cadillac, Aero Willys, Rural Willys, Jeep Willys Pick up Chevrolet Marta Rocha, Oldsmobile, Puma GTS, Alfa Romeu (que pertenceu a ex-primeira-dama do Brasil Sarah Kubitschek). O mais antigo foi o Chevrolet de Luxo de 1951.Os veículos saíram do Museu do Automóvel, em Fortaleza, e seguiram em carreata até o da Cachaça, em Maranguape.

A história do Museu do Automóvel começou antes de ele ser criado, já que sucedeu o Clube do Calhambeque, criado em 1973, e o Veteran Car, de 1976. Antes da fundação do clube, as exposições de carros antigos aconteciam de forma nômade.

Notícia publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará

Link:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=582401



SUDENE

Sudene vai redefinir semi-árido piauiense

O governador Wellington Dias e o secretário estadual de Fazenda Antônio Neto garantiram junto à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na tarde desta sexta-feira, 17, que, cerca de 40 municípios do estado, possam ser incluídos na zona climática do semi-árido. A decisão foi tomada durante a terceira reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da autarquia, realizada em Cabo de Santo Agostinho (PE), a 41 quilômetros de Recife.

Durante o evento, Wellington Dias cobrou com veemência que o Governo Federal execute em prazo emergencial o redesenho do perímetro seco no estado. "Chegou a hora da gente contemplar todos os municípios que se enquadram dentro das características do semi-árido, mas que estão fora desta classificação geográfica. Há muitas cidades em condições pluviométricas, com temperaturas e vegetação características do semi-árido, recebendo tratamento igual ao de regiões que tem um ciclo climático normal. Como resultado disso, temos pequenos e médios agricultores preteridos das ações públicas executadas na zona semi-árida", exigiu Wellington Dias.

O Secretário do Conselho Deliberativo da Sudene, Paulo Fontana, reconheceu a legitimidade do pedido do governador piauiense, aprovando a demanda e se comprometendo a autorizar na próxima quinzena o projeto de estudo para a redefinição geográfica dos municípios piauienses. O secretário de fazenda do Piauí, Antônio Neto, acrescentou que o Governo do Estado contratou um estudo técnico, feito pela Embrapa, com participação de instituições de ensino superior e Fundação Getúlio Vargas que dará importante suporte à iniciativa da Sudene.
Notícia publicada no “Jornal O Dia” do Piauí

Link:http://www.portalodia.com/editoria_anteriores.asp?edit_id=4&ID=39337


CULINÁRIA

Cresce a tribo dos gastrossexuais

Sabe aquela máxima de que homem não tem talento para a cozinha? Nos tempos atuais esse conceito está com os dias contados, pois os homens do século 21 estão descobrindo que o estômago pode ser o melhor caminho para chegar ao coração das mulheres. E eles ganharam até uma denominação especial, são os chamados gastrossexuais.O gastrossexual é um homem bem-resolvido, não necessariamente rico, que gosta de cozinhar por prazer, para mostrar seus dotes culinários e, por que não usá-los para conquistar aquela mulher especial? Engana-se quem pensa que os gastrossexuais são raros. Numa pesquisa feita recentemente pela Future Foundation, instituição inglesa que faz estudo de mercado, 48% dos ingleses entrevistados afirmaram que saber cozinhar torna a pessoa mais atraente.

Permanência do homem na cozinha aumentouA pesquisa da Future Foundation mostra ainda que o tempo de permanência dos homens na cozinha também aumentou. Em 1961, período em que os homens começaram a desbravar o ‘território feminino’, eles gastavam, em média, menos de cinco minutos por dia, em 2005 esse tempo subiu para 27 minutos. A pesquisa inglesa também constatou que a faixa etária dos gastrossexuais varia de 25 a 44 anos.

Notícia publicada no jornal “Tribuna do Norte online” do Rio Grande do Norte

Link: http://tribunadonorte.com.br/90562.html


PROTESTO

Caminhada vegetariana contra matança de animais

O trecho da Orla entre o Farol da Barra e Ondina recebeu, na manhã deste domingo, 21, a 1ª Caminhada Vegetariana da Bahia. O protesto foi realizado por cerca de 50 ativistas da Associação União Defensora dos Animais Bicho Feliz, que - carregando cartazes e imagens chocantes do abate de bois, porcos e aves - pediu o fim do massacre aos bichos.

Os manifestantes defenderam a idéia de que comer qualquer tipo de carne é contribuir para a violência contra os animais. O vegetarianos afirmam também que a dieta baseada em legumes, verduras, frutas e cereais é mais saudável para o organismo humano.
Diante do protesto, as reações das pessoas eram das mais variadas. Algumas expressavam não cogitar parar decomer carne. Já outras paravam para refletir sobre o hábito de ingerir animais mortos frequentemente.
Notícia publicada no jornal “A Tarde” da Bahia

Link: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=988418

Nenhum comentário: