quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O SPA DAS ARTES





Andressa Anjos postou um texto sobre um encontro voltado para as artes visuais. Apesar de ter se encerrado domingo passado, o registro deve ser feito, ao mostrar a evolução e a vanguarda das artes visuais no País.

De 7 a 14 de setembro, as ruas do Recife viveram momentos de lazer, liberdade e inspiração. A capital pernambucana foi palco para a sétima edição do SPA das Artes, um dos mais importantes encontros de intervenção urbana nas artes visuais do país. Organizado pela Prefeitura da Cidade do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura, a proposta do SPA foi proporcionar o acesso da população à produção artística.
Infelizmente, no Brasil, poucas pessoas têm o costume de freqüentar museus, teatros, exposições. Por isso, manifestações que possibilitam o desenvolvimento cultural e intelectual são fundamentais para despertar uma consciência critica sobre a sociedade. Ao tentar transmitir a noção lúdica de arte nos diversos pólos de apresentação, o projeto SPA das Artes cumpriu com essa finalidade.
Sob o olhar de pessoas curiosas e atentas, os artistas João Manoel Feliciano, Daniel Santiago e Frederico Fonseca, entre outros, realizaram performances que interferiram na rotina da cidade, que mexeram e interagiram com o público.



Ø O artista João Manoel Feliciano, realizou a performance intitulada Mateus 6:26 / 27. Esse título remete a seguinte passagem bíblica: “Olhai as aves do céu, não semeiam, nem colhem, nem guardam os celeiros. No entanto, o Pai celeste as alimenta. Quem de vós com suas preocupações pode aumentar a sua idade num momento se quer”.
Para a realização da performance, João Manoel se deitou no chão e seu pai o contornou com giz. Depois, ele se levantou e preencheu o desenho com milho para alimentar os pombos do Pátio de São Pedro. De acordo com João, “os grãos representam os dias, o momento que não está no nosso domínio.”

Um comentário:

João Manoel Feliciano disse...

Como vai Eduardo?Li a matéria no seu site sobre minha performance,fico muito grato.
Aproveito para convida-lo para visitar minha exposição na fundação Joaquim Nabuco
Atenciosamente
João Manoel Feliciano
Exposição: Capillus
João Manoel Feliciano
trajetórias 2008
04 de setembro a 12 de outubro
Artista: João Manoel FelicianoTexto crítico: Maria do Carmo Nino
Em cartaz até 12 de outubro

Visitas: de terça a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 17h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 17h.


Local: Galeria Baobá - FUNDAJ, Av. 17 de Agosto. Ao lado do Museu do Homem do Nordeste.