Com o texto “O Som do Interior”, o Blogmadrugador retorna após sete meses de hibernação. Volta a madrugar com quatro novas colaboradoras, alunas do Curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco: Andressa Anjos, Cristiane Condé, Lorena Moura e Nathália Andrade.
Nathália Andrade comenta, em angulação diferente da apresentada nas primeiras edições do Blog, a programação das emissoras de rádios pernambucanas, começando com a Arari, de Araripina.
Vamos abrir um espaço aqui no Blog para falar sobre o som do interior do Estado. Sim, na maioria das vezes a mídia dá prioridade para as notícias dos grandes centros urbanos, mas o interior, que é repleto de riqueza cultural, fica à margem.
Apesar do grande crescimento do acesso à internet nessas regiões e do poder hegemônico da TV, o rádio ainda é considerado um meio de grande alcance. Analisar a programação musical das rádios é, portanto, um bom caminho para entender as preferências dos municípios interioranos e, por extensão, da zona rural.
A rádio Arari FM tem sua origem na cidade de Araripina-PE, mas sua abrangência compreende algumas cidades do interior do Ceará, Piauí e Pernambuco. Na página inicial do site da emissora, existe uma enquête característica de uma empresa que deseja aumentar a fidelidade dos ouvintes: O Que Você Gostaria de Ouvir Mais na Arari Fm? Até aí, tudo bem, mas acredite, a resposta dos quase 7 mil ouvintes foi, no mínimo, interessante: forró (55%), MPB (15%), dance (9%), sertanejo (8%), notícias (8%) e brega pop (5%).
A maioria absoluta prefere forró, o que já seria esperado, mas dois índices surpreenderam. E, infelizmente, dividindo a lanterninha com estilo sertanejo, as notícias - que parece não despertar grande interesse público. Esse resultado é preocupante, já que as emissoras locais deveriam ser a principal fonte de conhecimento sobre o que acontece na cidade.
Em relação às 10 músicas mais executadas pela emissora, o maior destaque é para o forró, mas também, vale ressaltar a forte presença dos artistas mais populares dividindo a lista com cantores conhecidos apenas no interior, e que ainda não ganharam destaque nacional.
Quanto ao conteúdo das musicas, bem... Geralmente fazem apelo ao amor de diversas maneiras: desde o mais lúdico até o mais carnal, passando pelo inusitado “O Pintindo Piu”. Contudo, uma coisa é fato: essas músicas preenchem uma carência das pessoas que trabalham muito, vivem, na maioria das vezes, em situação precária e que, portanto, a única coisa que desejam é “brincar de ser feliz”. Confira a lista:
MOLECA 100 VERGONHA - LABIOS DIVIDOS
MALA 100 ALÇA - DIFERENCA (Versão James Blunt)
SEGUIDORES DO REI - O PINTINHO PIU
FURACÃO DO FORRÓ - QUERO IR PRA BALADA
GAROTA SAFADA - SO FAZENDO LOVE
EDUARDO COSTA - EU APOSTO (Nova)
TAYRONE CIGANO - AMOR DE MOMENTO
AMADO BATISTA - EXPLODE CORAÇÃO
BETO BARBOSA - VOU DELETAR
ELIANE - O SEU GRANDE AMOR
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário