sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

CARNAVAL NA MATA E NO AGRESTE

O carnaval não se restringe ao Recife, Olinda, Bezerros, Pesqueira, Triunfo e mais uma dúzia de cidades nas diferentes regiões geográficas de Pernambuco. Perto do Recife, as cidades de Feira Nova, no Agreste Setentrional, e de Chã de Alegria, na Mata Norte, mas juntas uma da outra, brincam o carnaval a seu modo.

Em Feira Nova, um dos maiores produtores de farinha de mandioca do Estado, a festa começa, amanhã, às 19 horas, com a saída do Bloco das Almas que conta com 15 mil almas vivas, vindo das cidades vizinhas, sem fazer qualquer assombração.

Em Chã de Alegria, terra dos maracatus de baque solto – Pavão Dourado, Leão Vencedor e Leão Coroado – e do banho de cheiro, o prefeito Cláudio Honório, espera 30 mil pessoas para o famoso "Banho de Cheiro", quando são utilizados 150 mil litros de água. Os banhos começam amanhã e vão ate a quarta-feira de Cinzas.

No Agreste Meridional, as festas de Momo em Jupi voltam, após muitos anos. Aliás, há quem diga que nunca houve carnaval. Mas o prefeito Adalberto Teixeira, conhecido por Barinho, contratou bandas das cidades vizinhas para animar os foliões. Barinho promete arrebentar “a boca do balão”, mesmo não sendo festa junina.

Nenhum comentário: