A interiorização do desenvolvimento ultrapassa os limites da industrialização. Ele acontece em todos os setores da economia – agropecuário, industrial e serviços, acompanhada obviamente de grandes investimentos na educação.
Na agricultura, com a introdução de técnicas modernas, remuneração condizente com o trabalho executado e produtividade que remunera o capital empregado.
Na pecuária, investimentos em pesquisas genéticas, utilização de informática no controle dos rebanhos e alimentação adequada.
Na industrialização, o melhor exemplo é o que vem acontecendo em Pernambuco nos últimos anos, com a modernização da infra-estrutura; a atração de grandes investimentos e a distribuição espacial dos empreendimentos.
No quesito serviços, o leque de atribuições é enorme: escolas técnicas, faculdades, rede bancária, ambulatórios, hospitais, sistema de comunicação democratizado, incluindo a publicidade.
Algumas cidades de Pernambuco se enquadram nesse perfil, como Garanhuns, Arcoverde (apesar de não ter indústria), Caruaru e Petrolina.
Nos casos específicos da principal cidade do Agreste Central e da maior área urbana do sub-médio São Francisco, elas começam a despertar o interesse de setores que até então as viam apenas como cidades interioranas.
Um exemplo dessa nova visão sobre as duas cidades está na realização do Seminário Comunicar e Crescer III, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) no Recife, em Petrolina e em Caruaru. O evento se destina às empresas – pequenas ou grandes. É uma forma de mostrar a importância da comunicação para o crescimento das corporações.
A INTERIORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
O Comunicar e Crescer III, a se iniciar em Petrolina na próxima segunda-feira, no auditório do Sest/Senat, prossegue no dia seguinte no Recife, no auditório do Sebrae, e se encerra na quarta-feira na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru.
O evento, surgiu em 2004 na cidade paulista de Sorocaba, foi criado pelo publicitário Stalimir Vieira, consultor da Abap, com 32 anos de experiência em grandes agências, como a W/Brasil, DPZ e Bates e responsável por campanhas de marcas famosas no Brasil e exterior como Nestlé, Johnson&Johson, Grendene, Kaiser, Sadia, MacDonald’s e GM.
A SL Comunicação, que cuida da divulgação do evento, manda material informativo, detalhando os objetivos do evento: Na sua terceira versão, tem como meta percorrer mais de 40 cidades, entre capitais e cidades do interior economicamente desenvolvidas, além de Luanda, capital da Angola.
No Comunicar e Crescer III, Stalimir Vieira, criador das cartilhas que desmistifica a falsa idéia de que publicidade é acessível apenas às grandes empresas com muito dinheiro, é enfático a dizer que “em publicidade não existe pequena verba, tudo o que se investe é grande, mas precisa ser usada com inteligência, talento e profissionalismo para que os resultados sejam multiplicados. A verba se fará pequena, de fato, se for mal administrada. Toda verba publicitária, não importa o tamanho, precisa de apoio profissional para obter resultados”.
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