sábado, 20 de outubro de 2007

A VINHUVA FEST ATRAVESSA O VELHO CHICO

Em texto postado por Teresa Leonel, professora de Jornalismo e Multimeios na UNEB (Juazeiro BA), o coordenador geral da Vinhuva Fest2007, Nivaldo Carvalho, revela as mudanças previstas para a 6ª edição da Feira do Vinho e da Uva do Vale do São Francisco. Pela primeira vez, a feira vai atravessar o Velho Chico. Será na baiana Casa Nova, onde a gaúcha Miolo produz na Fazenda Ouro Verde os vinhos da linha Terranova - Shiraz e Dry Muscat.

A Vinhuva Fest segue o mesmo caminho da Feira Nacional de Irrigação – Fenagri, alternando os locais entre Petrolina e Juazeiro. A Feira do Vinho e da Uva, que não quer ser apenas uma festa, foi idealizada pelo gaúcho Jorge Garziera, vitivinicultor e ex-prefeito de Lagoa Grande, como uma forma de chamar a atenção para a potencialidade vitivinícola do Vale do São Francisco.

O potencial da atividade extrapola o cultivo de uva e a produção de vinho. Ele tem rebatimento sobre vários segmentos sociais e econômicos. Atentos a isso, os organizadores da Vinhuva Fest propõem integrar a vitivinícola com a criação de caprinos e ovinos, como forma de dinamizar a gastronomia e o enoturismo.

Aliás, Petrolina deu o primeiro passo, na divulgação dos segredos da culinária à base do bode e do carneiro, com o Bodódromo, criado pelo então prefeito Fernando Bezerra Coelho, e no incremento do enoturismo, com o arquiteto Cosme Cavalcanti sendo um dos pioneiros nesse aspecto, ao instalar A Tenda, um empório cultural e turístico.

Nenhum comentário: