sábado, 20 de outubro de 2007

UVA E VINHO SACIAM O SEMI-ÁRIDO

A VINHUVA FEST’2007 foi uma farra para a economia do Quadrilátero do Vinho e da Uva, formado pelas pernambucanas Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista e pela baiana Casa Nova. O turismo de negócios empanturrou-se de reais e embriagou-se de alegria. Os hotéis esgotaram as vagas. Os gaúchos, do frio pampa, não faltaram à festa. Eles vieram saber, mais uma vez, o porquê de o Sertão do São Francisco ter alcançado, em menos de 20 anos, o segundo lugar entre as maiores regiões produtoras de vinho do Brasil.

Gente de todo o País pelos hotéis, restaurantes e ruas das quatro cidades. Sotaques os mais diversos. Para transportar empresários, caravanas de produtores rurais, enólogos e turistas, foram locados nove ônibus, 19 vans e 43% dos táxis da região. Os hotéis não tinham lugar para mais ninguém. Em Petrolina, 92% dos 1.981 leitos estavam ocupados; em Juazeiro, ocupação de 57,3% das 436 vagas disponíveis. Em Santa Maria da Boa Vista, o aviso nas portas das três pousadas: “não há vaga”. Em Lagoa Grande, a anfitriã, com leitos para 264 pessoas em pousadas e 184 em 23 casas, a ocupação foi de 100%.

Para garantir a segurança das 4.593 pessoas que visitaram as vinícolas da região e as 61 mil que passaram pelo Parque da Uva e do Vinho em Lagoa Grande, foram mobilizados 150 policiais-militares, 12 policiais-civis e contratados 50 seguranças particulares. Os serviços de atendimento aos visitantes absorveram, diretamente, 1.720 empregados.

A Vinhuva Fest2007 conseguiu, em sua 5ª edição, movimentar R$ 32 milhões, incluindo despesas, vendas e captação de investimentos; lançar 11 novos produtos, sendo 10 vinhos e um suco de uvas e atrair o interesse das emissoras do Recife para a festa, com a TV Pernambuco e a Rádio JC FM transmitindo os shows ao vivo.

Nenhum comentário: