terça-feira, 30 de outubro de 2007

UM CEREAL QUE VEIO DA ÁFRICA


Fui buscar no site Nordeste Rural – Negócios do Campos alguns aspectos sobre o cultivo do sorgo no semi-árido pernambucano, a partir de um trabalho dos pesquisadores de cereais do Ipa: José Nildo Tabosa, José Jorge Tavares Filho, Ana Rita de Moraes Brandão Brito, Marta Maria Amâncio do Nascimento, Odemar Vicente dos Reis, Josimar Bento Simplício, Rômulo Severino Morais dos Santos, Flávio Marcos Dias, José Alves Tavares, Paulo Brito, Luiz Evandro de Lima e Osivaldo Pereira de Souza.

O QUE É O SORGO?

É uma planta de origem africana, da mesma família botânica do milho, que é utilizada na alimentação animal, principalmente de bovinos, na forma de feno e de silagem (sorgo forrageiro). Do grão do sorgo (sorgo granífero não taninoso), além de atender à alimentação animal de monogástricos, também se obtém uma farinha que poderá ser utilizada na alimentação humana. Já o sorgo granífero taninoso, pode sem problemas, ser utilizado na alimentação de poligástricos.

2. QUAIS OS TIPOS DE SORGO QUE SÃO CULTIVADOS?

Basicamente, existem quatro tipos de sorgo – granífero, sacarino, vassoura, forrageiro e sudanense. Na nossa região, os tipos granífero e forrageiro são os de maior importância.

3. O QUE É O SORGO GRANÍFERO?

É um tipo de sorgo de porte baixo, altura de planta até 170cm, que produz na extremidade superior, uma panícula (cacho), onde se localizam os grãos (principal produto deste tipo de sorgo). Após a colheita do grão o resto da planta ainda se encontra verde (subproduto denominado de restolho) e poderá ser usado como feno ou pastejo.

4. O QUE É O SORGO SACARINO?

É um tipo de sorgo de porte alto, altura de planta superior a dois metros, caracterizado, principalmente, por apresentar colmo doce e suculento como o da cana-de-açúcar. A panícula é aberta e produz poucos grãos (sementes). Na nossa região pode ser utilizado como sorgo forrageiro, na forma de silagem e de corte. Todo cultivar de sorgo sacarino pode também ser utilizada como forrageiro.

5. O QUE É O SORGO VASSOURA?

É um tipo de sorgo que apresenta como característica principal à panícula na forma de vassoura. Não é plantado na nossa região. Tem importância regionalizada, principalmente na Região Sul do Brasil e no interior de São Paulo onde é usado na fabricação de vassouras e também como produto artesanal.

6. O QUE É O SORGO O FORRAGEIRO E SORGO SUDANENSE?
O que é denominado de sorgo forrageiro compreende um tipo de sorgo de porte alto, com altura de planta superior a dois metros, muitas folhas, panículas abertas, com poucas sementes, elevada produção de forragem e adaptado ao Agreste e Sertão de Pernambuco e regiões similares. Poderá ser chamado também de silageiro pelo fato da sua aptidão ser principalmente para silagem. No caso do sorgo sudanense – Sorghum sudanense (também denominado de sorgo Sudão, capim Sudão e sorgo sudan) é caracterizado pôr apresentar ciclo precoce, é colhido a intervalos de 40-50 dias, porte médio, elevado valor nutritivo de forragem, tolerância à salinidade e aptidão principal para feno e pastejo.

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco