quinta-feira, 18 de abril de 2013




Os golpistas voltam a atacar

Marcelo Alcoforado


Foram tantas as juras de amor imorredouro da presidente da República a uma imprensa livre, que tudo parecia serenado. Parecia. O idílico cenário se turvou quando o PIG voltou a agir. Domingo passado, o superconservador O Estado de São Paulo, que, segundo os governistas, sempre teve o intuito de prejudicar os movimentos populares e especialmente o governo do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, voltou a golpear.
Sabe o que ele fez? Revelou que Edson Aparecido, o chefe da Casa Civil do governo Geraldo Alckmin, é suspeito de fraudes em licitações ocorridas em nada menos do que 78 prefeituras do interior paulista. Segundo investigações da Polícia Federal, ele teria estreitos nós com Olívio Scamatti, dono de empreiteira, suspeito de chefiar o esquema.
Edson Aparecido não é alvo direito da investigação em andamento, diga-se, mas o fato é que apareceu nos grampos da operação por manter contato telefônico com o empresário e com um seu auxiliar. Para complicar ainda mais, a empresa foi doadora da campanha de 2006 do agora chefe da Casa Civil, beneficiando-o com dois repasses, um de R$ 42,4 mil e outro de R$ 49,2 mil.
Edson Aparecido admite os contatos com o empreiteiro apontado como o capo di tutti capi da máfia de fraudes em licitações, mas ressalva que as doações para a campanha foram registradas e que jamais solicitou nada que indicasse qualquer irregularidade.
O que causa mais estranheza, contudo, é que desta vez ninguém reagiu a mais essa manobra do famigerado PIG, tacha que o governo petista atribuiu a órgãos e profissionais de imprensa que supostamente buscavam desestabilizar governos de orientação política contrária.
O próprio presidente Luiz Inácio da Silva, aliás, respaldava a acusação, afirmando, em mais uma das brilhantes frases: "Quem faz oposição nesse país é determinado tipo de imprensa. Ah, como inventam coisa contra o Lula. Se eu dependesse deles para ter 80% de aprovação, teria zero".
A propósito, será que, quando ataca o governo petista é PIG – Partido da Imprensa Golpista, mas quando o alvo é a oposição se torna PIV – Partido da Imprensa Virtuosa?

O publicitário Marcelo Alcoforado redige, semanalmente, a crônica A Propósito, publicada em veículos do Recife.

Nenhum comentário: