quarta-feira, 4 de março de 2009

CENTRO-OESTE MADRUGADOR (LXXXII)

DIFICULDADE NO TRÂNSITO

Buracos se espalham por ruas da cidade

Motoristas e pedestres de algumas das principais ruas e avenidas de Cuiabá se queixam dos constantes buracos existentes nesses locais. A equipe de reportagem do Diário de Cuiabá transitou por algumas vias da cidade e se deparou com verdadeiras crateras que dificultam o trânsito e impõem o risco de acidentes. Levantamento da Secretaria Municipal de Infra-estrutura (Seminfe) aponta que mais de 50% da malha asfáltica de toda a Capital está com a vida útil “vencida”.

A situação aos motoristas se agrava ainda mais pelo fato de muitas dessas ruas e avenidas serem usadas como corredores de escoamento alternativos do fluxo de veículos, numa tentativa de fugir de engarrafamentos em avenidas como a Fernando Corrêa, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça, a Avenida do CPA. De acordo com o secretário de Infraestrutura de Cuiabá, Josué de Souza, a Pasta pretende restaurar no segundo mandato do prefeito Wilson Santos (PSDB) algumas das principais ruas e avenidas da cidade. “Mais de 50% da malha asfáltica de Cuiabá está com a vida útil vencida. Mas nós temos feito algumas melhorias e a meta é que, até o final desta gestão, esses principais pontos estejam com o asfaltamento restaurado”.


Notícia Publicada no jornal “Diário de Cuiabá”
Link: http://www.diariodecuiaba.com.br/


HIV

Teste com rápido diagnóstico no DF

Com o objetivo de implantar o “Teste Rápido Diagnóstico anti-HIV”, começam hoje as capacitações para os servidores das Regionais de Saúde de Samambaia, São Sebastião e Paranoá. Maria José Tancredi, médica do Núcleo de Controle das Doenças de Transmissão Vertical (Gerência DST/AIDS), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, explica que com os testes rápidos, para fins de diagnósticos da infecção pelo HIV, a intenção é de se reduzir a transmissão de mãe para filho, durante a gestação, chamada de transmissão vertical. “Pretendemos preparar os profissionais para utilizar a metodologia, principalmente para as gestantes que não foram testadas durante o pré-natal”, ressaltou. Segundo Maria José, a meta é capacitar cerca de 70 profissionais de nível superior, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos e trabalhadores do Centro Obstétrico.

O curso é promovido pela Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e será realizado durante o mês de março. As aulas serão realizadas no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) e no Uniceub. “O objetivo é de que em todas nossas maternidades seja implantado o teste rápido como diagnóstico até o final do ano”, frisou. Maria Jose explicou que um dos grandes benefícios do teste rápido diagnóstico para o HIV é que o resultado sai em aproximadamente 15 minutos. “Mas ele não substitui o teste convencional anti-HIV, por meio de coleta por punção venosa. São realizados então os dois testes ao mesmo tempo”, completou. De acordo com ela, o novo método é utilizado quando é necessário o diagnóstico imediato, em caso de impossibilidade ou dificuldade de retorno do usuário para a entrega do resultado do exame ou gestantes que não fizeram adequadamente os testes anti-HIV no pré-natal. A previsão da Secretaria de Saúde é de que até o final do curso os profissionais de todas as regionais estejam capacitados para realizar o exame.

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/
Link Foto: http://www.agenciaaids.com.br/news_imagens/HIV1.jpg


TEATRO

Texto de Ariano Suassuna sobe ao palco

Montada pela primeira vez há 50 anos pela imortal Cacilda Becker, estará em cartaz, no próximo fim de semana, a deliciosa comédia de Ariano Suassuna, “O Santo e a Porca”. Serão ao todo cinco sessões: uma na sexta às 20; duas no sábado, às 18h e às 20h; e, outras duas no domingo, às 17h e às 19h.

Indicada ao Prêmio Shell nas categorias de Melhor Atriz (Gláucia Rodrigues) e Melhor Figurino (Ney Madeira), “O Santo e a Porca” aborda o tema da avareza, sendo o "santo" do título Santo Antonio e a "porca" um cofrinho, símbolo do acúmulo de dinheiro e tão protetor quanto o santo. De acordo com Suassuna, o texto “é uma imitação nordestina” da peça “Aululária”, também conhecida como a “Comédia da Panela”, do escritor romano Plauto. Em “O Santo e a Porca”, a avareza doentia de Euricão vai deixá-lo pobre e solitário. Caroba, criada de Euricão, para se casar com Pinhão, que trabalha para o milionário Eudoro, arquiteta um mirabolante, audacioso, confuso e hilário plano. Todos se deixam envolver tendo de um lado os “oprimidos” de todas as espécies e, de outro, os supostos opressores Euricão e Eudoro. “O Santo e a Porca” não foge à regra dos espetáculos de Ariano Suassuna, nos quais a simplicidade do trabalho permeia toda ação dramática. Nesta montagem da Cia Limite 151, “o cenário de Nello Marrese cria, com recursos imaginativos, o ambiente não só de uma casa modesta nordestina, mas uma casa onde o delírio da economia do dono não permite qualquer luxo, com o todo completado pelos figurinos de Ney Madeira, que também contribuem muito precisamente para a criação do clima da peça”, conforme elogiou Barbara Heliodora. A temida crítica de teatro complementou: “O Santo e a Porca é um espetáculo que dá grande prazer pelo brilhante humor de seu texto e pela alegria da montagem”.
Serviço

Espetáculo “O Santo e a Porca”, com a Cia Limite 151 Data: 06, 07 e 08 de março de 2009 Horário: sexta (dia 06), às 20h; sábado (dia 07), às 18h e às 20h; e domingo (dia 08), às 17h e às 19h Local: Teatro da Caixa - SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa Bilheteria: 3206-6456 (aberta de quarta-feira a domingo, das 12h às 21h) Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais) Classificação: 10 anos.


Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/
Link Imagem: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img0/170860.jpg


Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.

5 comentários:

Andrea Agnes disse...

Caro Jornalista Eduardo Ferreira, estou procurando um meio de entrar me contato para socializar seu trabalho sobre o Perfil Parlamentar do Professor Ruy de Ayres Bello. Minha pesquisa de doutorado é sobre ele e precisava de ajuda para realizar algumas entrevistas, inclusive com sua pessoa, que poderá depor sobre a escrita do seu livro "Do engenho a Academia". Aguardo contato. agnessilva@ufpe.br

robertoalmeidacsc@gmail.com disse...

Eduardo,
Depois da minha cirurgia passei uns tempos sem internet. Agora estou voltando ao mundo virtual. Caso ainda tenha interesse em trocar ideias, notas, informações, meu blog é robertoalmeidacsc.blogspot.com

Um abraço amigo ao grande professor.

Roberto Almeida

robertoalmeidacsc@gmail.com disse...

Eduardo,
Depois da minha cirurgia passei uns tempos sem internet. Agora estou voltando ao mundo virtual. Caso ainda tenha interesse em trocar ideias, notas, informações, meu blog é robertoalmeidacsc.blogspot.com

Um abraço amigo ao grande professor.

Roberto Almeida

robertoalmeidacsc@gmail.com disse...

Eduardo,
Depois da minha cirurgia passei uns tempos sem internet. Agora estou voltando ao mundo virtual. Caso ainda tenha interesse em trocar ideias, notas, informações, meu blog é robertoalmeidacsc.blogspot.com

Um abraço amigo ao grande professor.

Roberto Almeida

Anônimo disse...

just dropping by to say hi