domingo, 8 de fevereiro de 2009

PASSANDO A REVISTA A LIMPO

Já perceberam que ao chegar a uma banca de revista nos deparamos cada vez mais com um mundo de informações? Há tanta variedade que na maioria das vezes ficamos na dúvida do que comprar para ler, mesmo que já possuamos uma escolha! Concordam?

O Livro Jornalismo de Revista, Marília Scalzo, editora contexto, traz um panorama das primeiras publicações da década de 50 aos dias atuais. Revistas e editoras que acompanharam as mudanças sociais do país, como por exemplo, a Claudia, grupo Abril, que focalizava a mulher, mãe, dona-de-casa e a mudança a partir dos anos 70 quando a mesma vai às ruas e se insere no mercado de trabalho, dando vida à NOVA.

Até o século XIX a maioria das revistas era só de entretenimento, isso muda a partir do século XX com o surgimento das revistas semanais que incorporam a função de informar e veicular notícias. Nem todas as revistas são de jornalismo, algumas são de entretenimento, uma revista de decoração não vive de jornalismo. Jornalismo é informação. Assim Marília Scalzo, traz a história de grandes revistas, como fazê-las e trabalhá-las nas redações, e sem dúvida entre todas as publicações existentes, há sempre UMA que VOCÊ s/a se identifica certo? Por isso QUEM não encontrar a sua preferida, espero que ao menos adquira conhecimentos e ALGOMAIS com a leitura. Afinal INFOrmações são sempre bem-vindas!


Enviado por Cristiane Condé, colaboradora do BlogMadrugador

Nenhum comentário: