Cresce o tráfico humano no CE

Outro dado alarmante do Escritório diz respeito às denúncias que chegaram ao órgão este ano. Somente nos 30 primeiros dias de 2009, foram cerca de 240 denúncias. Contudo, segundo Eline Marques, coordenadora do Escritório no Ceará, esses casos ainda carecem de investigação para que seja configurado o tráfico.
De acordo com Marques, entre os registros do Estado existem tanto casos de tráfico interno como internacional, mas ela garante que a esmagadora maioria, cerca de 90 por cento, é de tráfico interno, seja entre cidades cearenses ou envolvendo outros Estados brasileiros. Segundo a coordenadora do Escritório, no ano passado, operações em municípios como Quixadá, Quixeramobim, Mauriti, Morada Nova, Juazeiro do Norte e Crato resultaram na prisão de oito pessoas.
Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=613652
Pais perdem filhos para o crime
A dura rotina de paraibanos que deixam sua terra natal tem muitos percalços e faz com que eles acabem virando “escravos” do trabalho e não tenham tempo para cuidar da família. Nessa situação, entra em ação o assédio dos criminosos. Promessa de dinheiro fácil atrai adolescentes, que chegam à idade adulta totalmente envolvidos em crimes, num caminho sem volta.
Em São Paulo, a maior cidade da América Latina, não são poucos os pais de famílias com histórias tristes para contar. A vida conturbada dos filhos que se envolvem em assaltos e traficam droga levam os pais ao desespero, mas, a obrigação de trabalhar, impede a necessária assistência familiar. As drogas e a violência acabam fazendo parte do cotidiano de nordestinos que veem o sonho de melhorar de vida virar um pesadelo.
Notícia Publicada no jornal “O Norte” da Paraíba
Link: http://jornal.onorte.com.br/domingo/policial/
ECONOMIA
Venda de veículos dispara em janeiro

O crescimento das vendas na Bahia foi exponencial, em comparação com a média do País, que teve alta de 5,11%, em janeiro versus dezembro. O crescimento da demanda decorre da decisão do governo de isentar o Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI) para os veículos 1.0, além do corte de 13% para 6,5% para modelos mais sofisticados, com motores até 2.0. As medidas foram tomadas na segunda quinzena de dezembro.
O diretor regional da Fenabrave , Luiz Pimenta, observa que o último bimestre do ano passado quebrou uma sequência de crescimento mês a mês, no comércio de automóveis. Apesar da alta registrada em janeiro, ele afirma que a entidade passou a trabalhar com uma perspectiva muito mais conservadora. “Estamos prevendo crescimento de 5% a 10% este ano. Em 2008, na comparação com 2007, tivemos alta de 13%”, afirma o executivo.
Notícia Publicada no jornal “A Tarde” da Bahia
Link: http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=1068166
TRANSPORTE
Romeiros arriscam a vida em nome da fé

O acidente com um caminhão de romeiros, que matou nove alagoanos, na última terça-feira, coloca em discussão uma questão polêmica: a falta de segurança desse tipo de transporte, utilizado por milhares de fiéis que fazem, todos os anos, seu exercício de fé em longas viagens, em cima de um pau-de-arara para “visitar” Padre Cícero, no Juazeiro do Norte (CE).
O tipo de transporte faz parte da tradição religiosa e integra os quesitos de sacrifício dos que vão ao Juazeiro pagar promessa ou fazer penitência. “Romeiro vai de pau-de-arara. Quem vai de ônibus é turista”, costumava dizer Maria José Laurentino, a “Dona Mãezinha”, que morreu no acidente, aos 80 anos de idade, com a filha, Maria José, e a afilhada Raquel Aprígio.
Notícia Publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”
Link:http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=141981&ass=11&data=2009-02-08
Matérias selecionadas por Nathalia Andrade, colaboradora deste Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário