quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

NORTE MADRUGADOR (LIII)

DIAMANTES

Ibama e Polícia Federal podem fechar garimpo


Notícias extra-oficiais dão conta que o Ibama e a Polícia Federal devem desencadear uma operação para fechar definitivamente o garimpo ilegal de extração de diamantes da Reserva Indígena Roosevelt.

A informação da morte do índio Fernando Cinta Larga, em razão do desabamento de um barranco no garimpo ilegal de Roosevelt, chegou a Brasília e o Ibama determinou uma melhor apuração, inclusive com cópia do registro do Boletim de Ocorrência Policial e que servirá como ponto de partida para as investigações.

Garimpeiros blefados e que vivem em Espigão do Oeste garantem que existem centenas de garimpeiros na reserva Roosevelt, porém a corrupção campeia e ninguém ousa tirá-los.

Na sede do Ibama em Porto Velho as notícias são de que nada se sabe e que se houver alguma operação para ser deflagrada deve partir do Ministério do Meio Ambiente, visto que o ministro Carlos Minc tomou conhecimento da devastação ambiental que a garimpagem vem promovendo na reserva.

A Polícia Federal, conforme as informações, estaria fazendo um levantamento da atual situação do garimpo e um relatório seria entregue para as devidas providências.

O garimpeiro Noel Silva afirmou que toda produção de diamantes de Roosevelt está sendo vendida para comerciantes estrangeiros, que ficam em Mato Grosso e fazem as compras diretamente nos hotéis e levam as pedras preciosas para o Oriente Médio. Silva disse que a informação é antiga e autoridades fingem que não há saída dos diamantes, apesar da apreensão por parte da Polícia Rodoviária.

Notícia Publicada no jornal “O Estadão do Norte”, de Porto Velho - RO
www.estadaodonorte.com.br



INVESTIMENTO

Prefeitura investe no plantio de tomates


Fortalecer a cadeia produtiva. Este foi o foco da reunião que aconteceu dia 3 de fevereiro, na sala de reuniões da prefeitura, no centro. Técnicos do Sebrae apresentaram ao prefeito Raimundo Angelim as experiências utilizadas na produção de tomates no Vale do Juruá. A meta é readequar o modelo de Cruzeiro do Sul para ser utilizado nos cinco Pólos Agroflorestais da capital.

“A reunião de hoje tem o objetivo de analisarmos a viabilidade de produzir tomates também aqui na capital. Em Rio Branco, o projeto será desenvolvido nos Pólos Agroflorestais. Esse projeto é muito importante porque garante a autonomia das importações desse produto. Para se ter uma idéia, a população de Rio Branco consome 100 toneladas de tomates por mês. Com a produção aqui, acaba com a dependência das importações, e tem outro ganho substancial, que é o fortalecimento da cadeia produtiva e o aumento da renda dos produtores rurais”, explicou o secretário Municipal de Agricultura e Floresta, Mário Jorge Fadell.

Lançado em agosto de 2007, o Projeto Fortalecimento da Horticultura Familiar do Juruá surgiu devido à necessidade de substituir as importações de culturas como tomate, pimentão, cenoura, beterraba, repolho e outras hortaliças. Com a parceria firmada entre o governo do Estado e o Sebrae foi possível oferecer preços mais competitivos e também dinamizar a produção agrícola para o pequeno agricultor da região.

Notícia Publicada no jornal “Página 20”, de Rio Branco - AC
www.pagina20.com.br
Link da foto: http://www.cnph.embrapa.br/public/folders/tomate2.jpg


Matérias selecionadas por Andressa Anjos, colaboradora deste Blog.

Nenhum comentário: