sábado, 7 de fevereiro de 2009

DUAS TÁTICAS PARA GANHAR A COPA

O modo de abordar a visita dos inspetores da Fifa mostra a forma de comportamento da Imprensa de dois Estados da mesma região. O Diário do Nordeste, um dos jornais mais importantes do Ceará, revelou a maquiagem feita em Fortaleza, como forma de impressionar os técnicos da entidade mundial do futebol.

Em Pernambuco, um dia após a vista dos inspetores, o Diário de Pernambuco, considerado o mais antigo jornal em circulação na América Latina, deixou claro que o Governo do Estado se preocupou em mostrar o que tem e o que poderá ser feito para ser uma das sedes da Copa de 2014, sem apelar para maquiagem. Isso pode ser constatado na 1ª Página e no texto do caderno Esporte Total, do Diário de Pernambuco.

Comparem portanto, as duas matérias e vejam porquê o pernambucano é cauteloso, apesar de cultivar a mania de ter sempre algo “maior do mundo”.

As primeiras capas dizem tudo. Elas retratam, na essência, o modo de ser de cada um dos Estados.



O SHOW É AQUI

PERY NEGREIROS

Especial para o Jogada


A Praça Portugal ganhou as cores verde e amarelo graças a canhões de luz que foram instalados no fim da tarde de ontem.Não é segredo para ninguém que ainda há muito o que fazer para receber uma Copa do Mundo em Fortaleza. Mas já que a intenção do poder público é impressionar a comitiva da Fifa/CBF que veio avaliar as chances da Capital em sediar o evento em 2014, o jeito foi tentar ´maquiar´ a cidade.

Durante todo o dia de ontem, um batalhão de funcionários da Prefeitura e do Governo do Estado estiveram capinando, varrendo e pintando as calçadas por onde os inspetores da Fifa vão passar, seja de carro ou de helicóptero. O serviço se concentrou nas avenidas próximas ao Castelão e do Aeroporto Internacional Pinto Martins.No arredores do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, era como se a praça esportiva tivesse acabado de receber um banho. Pichações na fachada haviam sido retiradas e até mesmo as ruas que dão acesso ao estádio tiveram seus habituais buracos tapados com asfalto.

Crianças e bandeiras

Além da preocupação em melhorar o visual da rota por onde os técnicos vão passar, na manhã de hoje, os organizadores da recepção posicionarão, em locais estratégicos (Aterro da Praia de Iracema, Praça Portugal e Centro Cultural Dragão do Mar), ao todo, mil crianças atendidas pelas vilas olímpicas do Governo do Estado segurando bandeirinhas do Brasil na hora do sobrevôo de 30 minutos pela cidade.

Além disso, para a população que vai estar nesses três pontos e ainda na Praça dos Estressados, na Avenida Beira-Mar, serão entregues mais de 50 mil bandeirinhas verde e amarelas, para serem brandidas no momento em que o helicóptero passar.

Carros

Os taxistas da Capital também serão aliados na recepção à comitiva da Fifa/CBF para mostrar o entusiasmo do cearense em receber a Copa. Ontem, 3 mil bandeiras veiculares do Brasil foram distribuídas aos profissionais que têm seus postos de trabalho no Aeroporto, na Praça Portugal e no Colégio Militar de Fortaleza, pontos onde se sabe que há grande concentração de taxistas.Além de táxis enfeitados, quando os inspetores passaram pela Praça Portugal, na noite de ontem, viram uma iluminação bem diferente. Em seu centro, foram posicionados diversos refletores, que, combinados às luzes amarelas direcionadas às árvores, deram um colorido mais patriótico ao local.

Satisfação

Se depender dos cearenses, ao que tudo indica, a impressão sobre a receptividade da população deixada aos inspetores da Fifa será a melhor possível. ´Eu vou estar no Aterro, de verde e amarelo, com certeza´, assegurou a gari Ana Célia Braga, que trabalhava, ontem, nos arredores do Castelão. Satisfação parecida demonstrou o motorista Jéfferson Peixoto: ´não sei se vai ser bem o foco deles aquilo que será mostrado, mas eles vão ver muita coisa interessante aqui em Fortaleza´, comentou Peixoto.





A SORTE ESTÁ LANÇADA


Com a vistoria dos inspetores da Fifa, Pernambuco viveu último capítulo da candidatura a sede da Copa de 2014

Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Presidente da CBF, Ricardo Teixeira diz que projeto de candidatura de Pernambuco a subsede da Copa de 2014 foi de alto nível. Escolha do estado já é dada como certa, embora resultado só deva ser divulgado em março.

Em cerca de três horas e vinte minutos, Pernambuco lançou sua sorte para ser uma das 12 subsedes que Em cerca de três horas e vinte minutos, Pernambuco lançou sua sorte para ser uma das 12 subsedes que receberão jogos da Copa do Mundo 2014.


Nesse intervalo, três inspetores da Fifa, que representam a comissão responsável pela escolha, assistiram a explicações técnicas sobre o projeto da candidatura do Recife e sobrevoaram áreas da Região Metropolitana em um helicóptero. A decisão só sairá em 19 ou 20 de março deste ano, data da reunião do comitê executiva da entidade máxima do futebol mundial, em Zurique, na Suíça, mas o discurso dos pernambucanos é de inteiro otimismo.


"Eles não vieram para falar, mas para ouvir, e nós fizemos uma apresentação muito detalhada, mostrando detalhes de um projeto inovador, como é a Cidada da Copa. Por isso, estou confiante e esperamos receber uma excelente notícia no dia 20 de março", disse o governador Eduardo Campos, que esteve no Aeroporto Internacional dos Guararapes, onde foram realizadas as reuniões com a comitiva da Fifa, que chegou à capital pernambucana acompanhada de representantes do comitê organizador da Copa do Mundo 2014, comandado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira.


O Recife foi a antepenúltima das 17 candidatas oficiais visitadas pelo grupo. Daqui, eles seguiram para Natal, Rio Grande do Norte, onde passariam a noite. A última etapa da maratona acontece hoje, pela manhã, em Fortaleza, Ceará. Em todas elas, o roteiro foi o mesmo: uma apresentação de funcionários da Infraero, sobre o aeroporto local, sobrevoo às áreas mais importantes do projeto e, finalmente, uma reunião com os organizadores da candidatura, para que dúvidas e questionamentos sobre o projeto, entregue em 15 de janeiro deste ano, sejam colocados na mesa.

São essas dúvidas que a comissão representante de Pernambuco deverá responder até o próximo 13 de fevereiro e enviar à Fifa. Sabe-se que detalhes da movimentação da torcida e da imprensa no estádio são as únicas pendências solicitadas pelos inspetores. Em seguida, a equipe vai se reunir na Suíça para tomar a decisão, que posteriormente deve ser homologada por outro grupo, o comitê-executivo, nesses dias 19 e 20 de março, o momento-chave para todos que sonham em ver de perto uma Copa do Mundo no Brasil.


A apresentação ontem foi curta e direta, como os organizadores da candidatura do Recife já haviam antecipado. De espetáculo, apenas um grupo de passistas de frevo e caboclos de lança no salão de desembarque do aeroporto. Os pernambucanos tentaram impressionar mesmo com os detalhes do projeto para a Cidade da Copa, orçado em cerca de R$ 1,6 bilhão, o mais caro entre os de todas as 17 candidatas, e considerado "arrojado" pelos representantes da Fifa, segundo fonte extra-oficial.


Os inspetores que percorreram as cinco regiões brasileiras durante a última semana são o francês Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, o norte-americano Dick Wiles, vice-presidente da empresa suíça Match, que presta consultoria para a entidade, e o brasileiro Fúlvio Danillas, gerente da Fifa e responsável pelo projeto da Copa do Mundo no Brasil.No Recife, a visita foi, alémde rápida, cercada de mistério. A imprensa não teve acesso à comitiva, vista apenas ligeiramente, passando pelo saguão do aeroporto em direção à sala de reuniões.


Quem falou com os jornalistas foram o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o governador Eduardo Campos. Das palavras de ambos, o que ficou foi a confiança de que o Recife deve estar, sim, entre as 12 cidades que poderão assistir a um jogo do Mundial daqui a cinco anos.

Nenhum comentário: