terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

CENTRO-OESTE MADRUGADOR (LXXVI)



CARNAVAL COM PESO

Rei Momo recebe chave da cidade

Foi dada a largada oficial para a folia de Momo na capital federal. Em evento realizado ontem no Centro Administrativo do GDF (Buritinga), o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda entregou a chave simbólica da cidade ao Rei Momo, decretando aberto oficialmente o carnaval do Distrito Federal. Antônio Jorge Sales, 36 anos, atualmente com 180 quilos, está pela terceira vez consecutiva no posto de rei do Carnaval, que por 12 anos foi do carnavalesco Edmilson Andrade do Nascimento. Ser Rei Momo requer, acima de tudo, amor pelo Carnaval e uma boa dose de disposição. O corre-corre de representar a cidade em todos os eventos carnavalescos não foi problema para ele nos dois últimos anos. “É claro que no dia-a-dia, a gente se sente cansado. Mas passa rápido e, quando acaba, a gente quer mais”, explicou.
A BrasíliaTur, empresa do GDF que está responsável pela organização da festa, investe para trazer atrações conhecidas aos palcos locais. Este ano haverá shows de Moraes Moreira, Banda Cheiro de Amor, Luiz Caldas, entre outros.Todas as 17 escolas de samba estão com os enredos afinados para desfilar no Ceilambódromo, em Ceilândia, entre os dias 21 e 24 de fevereiro.


Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/
Link Foto: http://www.seplan.df.gov.br/sites/000/53/00004782.JPG


EM PROL DA NATUREZA

Educação e meio ambiente

No Gama, um trabalho voluntariado está fazendo a diferença na questão ambiental da cidade. São feitas abordagens com carroceiros, quando são checados tratos aos animais, e recolhidas espécies criadas ilegalmente em residências. O trabalho também contribui com a revitalização do Parque Ecológico Vivencial do Gama (Prainha), recolhendo garrafas pet e todo tipo de lixo no local, para evitar a degradação da natureza. Os agentes são chamados de guardas ambientais e fazem parte da organização não-governamental (ONG) Guarda Nacional de Proteção Ambiental. Ao todo, são 33 voluntários trabalhando no Gama. O trabalho é realizado em parceria com a Administração Regional da cidade.

Segundo Édson Marcos, diretor da Guarda Ambiental, o principal foco de trabalho é a conscientização da comunidade por meio de blitze educativas. “Temos um número de disque denúncia, 156. As pessoas ligam, denunciam crimes ambientais e maus-tratos com animais. Fazemos uma abordagem e explicamos sobre a ilegalidade. A pessoa assina um documento, onde é feita a doação do animal. Passamos então esse documento para o Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis] e Polícia Ambiental”, ressaltou. Édson lembrou que, no caso de o morador se recusar a fazer a doação do animal, é acionada então a Polícia Militar. “Ligamos então para o Ibama, que irá apreender o animal e a pessoa responderá, através do artigo 32 do Código Florestal, por maus-tratos, um crime ambiental”, disse.
De acordo com o diretor da Guarda Ambiental, três órgãos estão envolvidos no trabalho de fiscalização: Polícia Ambiental, Ibama e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), este último no caso de denúncias que envolvam os parques da cidade. “O objetivo da guarda não é apreender, mas sim levar a mensagem do meio ambiente para as pessoas”, declarou. Marcos disse que os agentes, como são voluntários, trabalham em dias e horários de folga. Antes de iniciar os trabalhos, participam de curso onde aprendem Legislação Ambiental, Salvamento em Altura, Sobrevivência na Selva, Práticas de Combates a Incêndios (PCI), Resgate em Água e Direitos Humanos.


Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/
Link Foto: http://transparencias.com.sapo.pt/CoracaoNatureza.jpg


RENOVAÇÃO DE FROTA

Mais 230 novos ônibus

O transporte público do Distrito Federal ganha reforço. Na manhã de ontem, o governador José Roberto Arruda fez a entrega de 230 novos ônibus. Os veículos fazem parte da determinação do governador de renovação de toda a frota do transporte público do DF. A troca já está sendo feita desde 2007, mas agora, a determinação do governador é que as empresas substituam todos os ônibus com mais de sete anos de uso por ônibus novos em 18 meses. Para que isso aconteça, o governador pretende buscar junto ao BNDES financiamento para as empresas de ônibus fazerem renovação da frota. Com os 230 carros entregues, já são 1,4 mil veículos renovados em dois anos, ou seja, 63% da frota do DF, que é de 2.848. Mesmo assim, outros 37% ainda ultrapassa os oito anos de uso. Cerca de 1.054 veículos precisam ser trocados.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do DF, o empresário Wagner Canhedo Filho enfatizou que a renovação de toda a frota só será possível se houver reajuste nas tarifas. Ele enfatizou que há um déficit nas empresas de 30%. Por tanto, este seria o valor do reajuste preterido pelos donos das empresas de ônibus do DF para as tarifas. Mesmo com a reivindicação do empresário, o governador José Roberto Arruda reforçou que todas as empresas terão que renovar sua frota sem que os usuários paguem mais na hora de pegar ônibus. "O preço da tarifa de ônibus não vai aumentar. Temos que oferecer um transporte melhor e mais digno para os usuários”, enfatizou. “Se as empresas quiserem continuar operando nessas linhas, vão ter que renovar a frota com mais mil ônibus novos”, alertou o governador.

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/


Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: