Técnicos começam obra de duplicação
Saíram do papel as obras de duplicação da AL-101 sul. Técnicos e máquinas já estão num dos trechos do trevo de acesso à Praia do Francês e iniciaram o trabalho de mapeamento, limpeza e demarcação de onde será construída a pista. A primeira etapa deverá consumir seis meses e compreende um trecho de 5,2 km que já está liberado.
O restante da área que será cortado pela pista está com as negociações adiantadas. Quando o projeto foi criado, em vários pontos não existiam imóveis construídos. Agora, o governo abriu os processos para indenizar os proprietários, já que ocupam terras de interesse público.
Ontem à tarde, técnicos e engenheiros do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) acompanharam os primeiros passos da obra mais importante do Estado nos últimos 20 anos.
Notícia Publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”
Link:http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=141146&ass=11&data=2009-01-23
FISCALIZAÇÃO
MP pede embargo de 34 obras na Paralela

Após a aprovação do plano, no início do ano passado, a região da Paralela, que em sua maior parte era coberta por remanescentes da mata atlântica, passou a ser ocupada por novos empreendimentos, protagonistas do boom imobiliário de Salvador que aumentou em 70% o número de imóveis ofertados, em relação a 2007, de acordo com dados do setor imobiliário divulgados no final do ano passado.
Em nota oficial, o MPF informa o pedido de interdição do estádio e de reapresentação do pedido de interdição dos 34 empreendimentos, anteriorimente feito no dia 18 de dezembro. O TRF ainda não se pronunciou.
Notícia Publicada no jornal “A Tarde” da Bahia
Link: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1057010
LEI DA FILA
Bancos podem ser interditados
As agências bancárias que foram notificadas desde a última semana em razão de ação das Procuradorias do Consumidor Estadual e Municipal podem ser interditadas no caso de reincidência. Até ontem, um total de 4 agências bancárias das 21 fiscalizadas foram notificadas por desrespeito à lei municipal 8744, que proíbe a permanência do cliente em filas por um tempo superior a 35 minutos.
Segundo a lei, o cliente, nos dias de feriado, não pode passar mais de 35 minutos na fila. Já nos dias de pagamento do estado e do município, o tempo é de 30 minutos e apenas 20 nos dias normais.
O artigo 56 da lei permite que as agências sejam interditadas totalmente ou parcialmente. "Como estamos em um período normal, o tempo avaliado foi o limite de 20 minutos. Constatamos que esse tempo chegou a 30 em algumas agências.A multa varia entre R$ 200 e R$ 3 milhões. Caso a agência bancária reincida na situação, ela pode ser interditada", enfatizou o secretário executivo do Procon Estadual, Murilo Padilha.
Notícia Publicada no jornal “O Norte” da Paraíba
Link: http://jornal.onorte.com.br/sexta/cidades/#5
NEGLIGÊNCIA
Bebê é abandonado nas mãos de morador de rua

Acionados pelo morador de rua, policiais militares foram ao local e levaram a criança para o Núcleo Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Criança e Adolescente. Este, por vez, destinou o menino para o Casa Abrigo, no bairro Cristo Redentor. Até o fim da tarde de ontem, de acordo com Regiana Nogueira, o Centro de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua (CAPR) havia informado sobre uma possível mãe, que ainda ia ser confirmada; a criança não continha qualquer identificação; aparentava ter seis meses de idade e encontrava-se com boa saúde.
“Ele chegou por volta de meia-noite, conduzido pelo Núcleo de Enfrentamento. Não apresenta nenhum problema de saúde, nenhuma marca de violência”, conta Regiana, explicando que, se a família não for encontrada, o pequenino será enviado para o Abrigo Tia Júlia, para que seja destinado à adoção. “São esgotadas todas as possibilidades da criança em permanecer com os pais, só então ela fica no abrigo”. Regiana informou que, ao todo, atualmente, há 81 crianças, de 0 a 11 anos, no local. Em geral, foram vítimas de violência.
Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=608704
TRÁFICO
Quase 5 mil apreensões na PB

Rodrigo Dutra Escarião, analista ambiental e chefe da Divisão de Proteção Ambiental do Ibama, explica que as ações de fiscalização do órgão são realizadas com base em planos de fiscalização estabelecidos (operações especiais); com base em denúncias formais ou informais; por determinação judicial; por solicitação do Ministério Público; e por determinação do Superintendente do Ibama ou do Chefe da Divisão de Proteção Ambiental, por meio de Ordem de Fiscalização.
Especificamente sobre a questão de animais silvestres, os principais problemas existentes são: retirada do animal da natureza (captura), caça, tráfico e criação em cativeiro. Os infratores são enquadrados na Lei Federal 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e no Decreto Federal 6.514/2008. As sanções são administrativas (advertência; multa simples; multa diária; apreensão dos animais, produtos e subprodutos da fauna, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos de qualquer natureza utilizados na infração; destruição ou inutilização do produto, dentre outros) e penais (multa e/ou detenção).
Notícia Publicada no jornal “O Norte” da Paraíba
Link: http://jornal.onorte.com.br/sexta/cidades/#1
Matérias selecionadas por Nathalia Andrade, colaboradora deste Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário