MPF sugere aumento de policial em AL
Porto seguro para defesa do dinheiro público num oceano de corrupção, a Polícia Federal (PF) executou ações que deixaram Alagoas atônita em 2008. Após algemar e prender deputados, seqüestrar bens e ajudar a devolver milhões de reais aos cofres públicos em operações com nomes originais como Taturana e Bengala, fica difícil observar os problemas da instituição no Estado. Mas eles existem e são muitos, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF).
Um documento assinado por dez procuradores da República apresenta uma série de argumentos que fazem submergir a idéia de uma PF implacável e exemplar. Diante das falhas encontradas, o MPF em Alagoas recomenda que a direção geral do órgão adote medidas urgentes – com prazos definidos – para aumentar o efetivo no Estado, instalar uma delegacia em Arapiraca e melhorar as condições de atendimento aos presos sob custódia federal.
Notícia Publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”
Link:http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=140617&ass=11&data=2009-01-11
IPHAN
Recuperação do Centro Histórico

A ordem de serviço para a restauração do antigo prédio da Alfândega, na rua Visconde de Inhaúma, já foi liberada. Os recursos para a primeira etapa das obras estão estimados em R$ 450 mil, oriundos do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). A segunda fase corresponde ao trabalho de equipar o prédio e equivale a, aproximadamente, R$ 300 mil.
A superintendente regional do Iphan, Eliane de Castro, confirmou que a licitação já foi concluída. "O único entrave para execução do serviço é a ocupação indevida do local por duas marcenarias. Inclusive a Defesa Civil já alertou os ocupantes para os riscos que a construção antiga oferece. Logo que isso for resolvido, começaremos o serviço", garantiu.
Notícia Publicada no jornal “O Norte” da Paraíba
Link: http://jornal.onorte.com.br/domingo/cidades/#1
INHAMUNS
Caatinga livre de agressões

Uma das poucas áreas de caatinga preservadas na região Nordeste, um ecossistema único, está neste município. Implantada em 1980, pelo então Ministério do Interior, e criada em 2001, a Estação Ecológica de Aiuaba, na região dos Inhamuns, ocupa uma área de 11.525 hectares. Reúne várias espécies da fauna e da flora do sertão cearense. Há exemplares de aroeira, imburana, angico, umbuzeiro, pau-d’arco, peroba, catingueira, juazeiro e várias espécies de cactos. Em meio à mata, aves silvestres sobrevivem e embelezam o lugar com cantos e cores variadas.
O isolamento, o subdesenvolvimento do município e a dificuldade de acesso contribuíram para a preservação natural da caatinga. “Foi uma área que se manteve praticamente intacta até o Governo Federal criar essa unidade ecológica”, explica Manoel Cipriano de Alencar, chefe da Estação, que desde novembro de 2007 é administrada pelo Instituto Chico Mendes. “O nosso objetivo é a preservação integral da mata nativa e da fauna”, esclarece.
Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=605611
ECONOMIA
Transporte alternativo domina o Estado

A Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal) mantém segredo sobre o texto final do edital de licitação e afirma que só o divulgará no dia do lançamento. Teme uma batalha jurídica e o atraso ainda maior do processo que já demora sete anos. Mas já acena com uma redistribuição radical dos transportes para suprir carências em vários trechos do território alagoano. Para a Arsal, vans e empresas de ônibus se concentraram apenas nas “linhas” de maior movimento e mais lucrativas.
Notícia Publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”
Link:http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=140618&ass=11&data=2009-01-11
IRREGULAR
Veículos usam praia como pista

Em Barra Grande (município de Maraú), por exemplo, a PM faz rondas periódicas na areia da praia e placas informam a proibição para o visitante – "Proibido trânsito de motocicletas, motonetas, ciclomotores e veículos automotores", lê-se em uma placa.
Entretanto, as pessoas não respeitam. "Já fui multado pela polícia, andava a 130 km/h. Eles aprenderam minha moto, tive que pagar multa para recuperar, mas continuo andando pela areia", relata o marinheiro Leocimar Silva, 21 anos.
Notícia Publicada no jornal “A Tarde” da Bahia
Link: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1048067
Matérias selecionadas por Nathalia Andrade, colaboradora deste Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário