sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

CENTRO-OESTE MADRUGADOR (LI)

CÂMARA LEGISLATIVA

Mesa Diretora é empossada

Ontem foi um dia movimentado na Câmara Legislativa do DF devido aposse da nova Mesa Diretora. Várias pessoas compareceram ao local para prestigiar os distritais entre eles os senadores Cristovam Buarque (PDT) e Adelmir Santana (DEM) e também o deputado federal Agnelo Queiroz. O governador José Roberto Arruda não pode comparecer a solenidade e foi representado pelo secretário de Governo, José Humberto Pires. O deputado Leonardo Prudente (DEM) foi empossado como presidente Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por seu antecessor, o deputado Alírio Neto (PPS). O democrata foi líder do governo na Casa até o final de 2008, durante sua trajetória política Prudente já ocupou os cargos de Secretário do Trabalho do DF e de presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças também na CLDF. Prudente foi eleito por unanimidade e vai exercer o cargo por dois anos. O atual presidente da CLDF, Leonardo Prudente começou o discurso emocionado, falou sobre seus sonhos desde menino até os que se tornaram realidade hoje. Prometeu humildade para reconhecer erros e assim poder corrigi-los. Sobre a comunicação social da Câmara, Prudente disse que vai trabalhar de forma mais eficiente e com o intuito de estreitar os laços entre a Casa e a população. Além dessa proximidade com o cidadão, Prudente destacou que vai divulgar mais os projetos e trabalhos. "Vamos escancarar as portas desta Casa para a população, temos que acertar nossa comunicação", prometeu. Sobre as propostas para sua gestão, o presidente garantiu que a maioria será apresentada em fevereiro e fez um alerta aos deputados. "As propostas serão de todos nós, vou dividir com os senhores esta gestão. Recebi esta missão pelos 24 deputados da Casa, se a responsabilidade aumenta vamos compartilhar juntos", declarou. Prudente adiantou apenas que vai manter a linha de transparência deixada por Alírio. "Foi uma gestão austera dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal", afirmou. A composição da Mesa Diretora ficou da seguinte forma: vice-presidente, deputado Cabo Patrício (PT) e como primeiro, segundo e terceiro secretários, respectivamente, Wilson Lima (PR), Raimundo Ribeiro (PSL) e Milton Barbosa (PSDB). Os suplentes são Eurides Brito (PMDB), Rogério Ulysses (PSB) e Jaqueline Roriz (PSDB).


Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/


SAÚDE

Suspeita de leishmaniose


O vendedor ambulante Mauro Antônio de Araújo, 46 anos, internado na UTI do Hospital Regional do Paranoá com suspeita de leishmaniose, está em coma em decorrência de um acidente vascular cerebral e de uma pneumonia. Ao que parece, o paciente continua em estado grave e sem previsão de alta. De acordo com a última informação oficial, divulgada quarta-feira (31) pela Secretaria de Saúde, o estado de Mauro é instável e respira com ajuda de aparelhos. Ele está em coma profundo, além de necessitar de medicamentos vasoativos para equilibrar a pressão arterial. A Secretaria de Saúde diz não ter elementos suficientes para confirmar se o caso é realmente em decorrência de contaminação do vírus da leishmaniose. A subsecretária de Vigilância à Saúde, Disney Antezana, confirmou que Mauro Antônio recebeu tratamento para a leishmaniose, mas ressaltou que a doença ainda não está confirmada. "Nós fizemos nova coleta de material nesta semana e mandamos para os laboratórios. Estamos aguardando os resultados. Apesar de ainda não termos certeza, não houve qualquer prejuízo no tratamento do paciente", garantiu Disney que disse ainda não haver previsão de quando o laudo definitivo dos exames ficará pronto. Ainda segundo a subsecretária, em 2008 já foram confirmados quatro casos da doença em humanos no Distrito Federal, todos registrados em moradores da Fercal. Porém, não houve nenhum caso de morte. Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou ainda que, nos últimos quatro anos foram confirmados 15 casos de pessoas infectadas com o vírus da leishmaniose no DF.Diante da ocorrência de casos de leishmaniose no DF, a Subsecretaria de Vigilância à Saúde faz um alerta a população para que fique atenta a cuidados importantes.

[Cuidados - Entre as medidas básicas, estão a limpeza e arejamento dos canis, galinheiros e outras áreas úmidas que possam favorecer a presença do mosquito palha, transmissor da doença. Outro fator reforçado pela subsecretaria é a importância de os proprietários dos animais estarem atentos em relação ao comportamento dos cães, que são a principal fonte de infecção na área urbana. Segundo a subsecretária de Vigilância à Saúde, a leishmaniose não ocorre de cão para cão, nem de cão para o ser humano, sem a presença do inseto no processo. O inseto pica o animal contaminado e depois o homem.]

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/
Link Foto: http://nugen.uece.br/lpgate/imagens/Ciclo%20Leishmaniose%20II.jpg


FIM DA FESTA

Limpeza da Esplanada

Depois que a festa acaba, o trabalho deles começa. Foram convocados mais de 100 garis para curar a ressaca da cidade. Ontem, o objetivo dos funcionários do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) era recolher tudo que pudesse comprometer a imagem da cidade e deixá-la renovada já nas primeiras horas do novo ano. E o trabalho desses profissionais foi rápido. Antes do meio dia de ontem, a área dos shows e da queima de fogos já estava de cara nova. Além disso, o SLU comemorou a redução da sujeira na Esplanada dos Ministérios após a festa de réveillon. A estimativa de Divino Santana, superintendente de operações da companhia, é de que ontem foram retirados perto de 25 toneladas de lixo, uma redução de 44% na quantidade de lixo, em relação a 2008 quando a virada deixou 45 toneladas de detritos. Ainda segundo Divino, as pessoas estão mais conscientes sobre a questão do lixo, por isso a diminuição dos números. Para ele, outro fator que contribuiu foi a ação da empresa responsável pelo show pirotécnico, que fez o recolhimento de todo o material resultante da queima de fogos de artifícios. Cerca de 100 profissionais, entre garis e equipe de apoio, juntamente com caminhões compactadores iniciaram a limpeza da Esplanada às 7h. Todo o lixo recolhido foi levado à Cooperativa de Catadores da Asa Sul, onde será separado e reciclado. A expectativa é gerar um lucro de aproximadamente R$ 4 mil.O gari Raimundo Alves, 33 anos, não se incomodou em trabalhar no primeiro dia de 2009. "Cada um faz a sua parte, não vejo problema algum. Além do mais, esse ano foi bem tranqüilo", avaliou Raimundo que disse ainda não ter encontrado nenhum objeto estranho. "Tem muita garrafa, latinha, mas nada muito diferente dos dias de festas grandes", concluiu.Já a gari Gracilene dos Santos, comemorou o fato de iniciar o ano trabalhando. "Comecei 2009 trabalhando, não tem estímulo melhor para o resto do ano", disse. De acordo com dados divulgados pela Policia Militar, cerca 450 mil pessoas acompanharam a festa e a queima de fogos na virada do ano na Esplanada dos Ministérios. O número supera a expectativa inicial da BrasíliaTur, que esperava um público de 400 mil.

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/


Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: