segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

NORTE MADRUGADOR (XXVII)

TECNOLOGIA

Japoneses buscam tecnologia para “ver pensamento”


Pesquisadores japoneses conseguiram com sucesso processar e visualizar imagens simples diretamente do cérebro humano com a ajuda de um software, no que poderá ser o primeiro passo para se fazer um registro visual de sonhos.
Os cientistas da ATR Computational Neuroscience Laboratories, com sede em Kyoto, disseram que a tecnologia desenvolvida poderá, por exemplo, ser usada para "ver" o que uma pessoa estiver pensando, inclusive durante o sono – desde que esse pensamento envolva a projeção de formas físicas, como a imagem de letras ou objetos.
O pesquisador-chefe Yukiyasu Kamitani, de 38 anos, afirmou que esta foi a primeira vez na história da ciência em que foi possível processar, diretamente das atividades cerebrais, imagens do que uma pessoa viu.
A idéia dos cientistas era tentar emular o processo de visualização humana. Quando uma pessoa olha um determinado objeto, a retina dos olhos captura a imagem e a converte em sinais eletrônicos, que são enviados ao córtex visual do cérebro. A grosso modo, o que a equipe de pesquisadores fez foi estudar minuciosamente esse processo para então poder captar esses sinais e transformá-los em imagem em uma tela de computador.

Notícia Publicada no jornal “O Estado do Acre”, de Rio Branco – AC
www.oestadoacre.com/

ABUSO

O perigo está na escolinha


Casos de pedofilia parecem ter uma nova sede: as escolinhas de futebol. O que atormenta os pais com crianças matriculadas e preocupa profissionais que vivem das aulas da modalidade.
Presente até em instituições consideradas ‘imaculadas’ como a família e a igreja, a pedofilia veio à tona este mês no esporte. Mais propriamente, dentro das escolinhas de futebol. Afinal, em menos de 30 dias a população teve que engolir dois casos de professores aliciadores de crianças matriculadas em centros no bairro de Educandos e na Cidade Nova. O ‘abuso’ deixou pais em alerta e, acabou mostrando que este problema está enraizado neste segmento e não é de hoje.

Notícia Publicada no jornal “Amazonas Em Tempo”, de Manaus – AM
http://www.emtempo.com.br/

CONSCIÊNCIA

Em média, 13% dos livros didáticos da rede pública são perdidos a cada ano

A cada fim de ano letivo, em média 13% dos livros didáticos não são devolvidos pelos alunos da rede pública ou precisam ser aposentados em função do mau estado de conservação. O cálculo é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que coordena o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Cada publicação tem durabilidade prevista de três anos, mas cerca de 10% do orçamento anual do programa é gasto com a reposição de exemplares.
“Cada escola determina o prazo para a devolução, mas a gente sugere que seja até o final do ano letivo. Entretanto, até o início do próximo ano, em fevereiro, os livros também podem ser devolvidos”, explica a coordenadora do PNLD, Sônia Schwartz. Segundo ela, o FNDE mantém campanhas permanentes com as escolas sobre a necessidade de se cuidar bem dos livros. “A questão é um pouco cultural também, as coisas do governo parecem que não têm dono. É preciso criar essa cultura de que o livro não é gratuito, mas pago com os impostos de todos nós, inclusive dos pais dos alunos”, destaca.
Thomas Moraes e Daniel Neves, alunos da 4ª série, dizem que cuidam bem dos livros porque receberam as obras em bom estado e não acham justo devolvê-las rasgadas ou rabiscadas. “Ano que vem o meu irmão vai para a 4ª série, já pensou se eu mesmo rasgo o livro e passo para o meu irmão? Não dá, por isso eu cuido como se fosse meu”, explica Daniel.

Notícia Publicada no jornal “O Guaporé”, de Porto Velho – RO
http://www.oguapore.com/

Matérias selecionadas por Andressa Anjos, colaboradora do Blog Madrugador.

Nenhum comentário: