CONSTRUÇÃO
Sindicato dos Jornalistas busca apoio para a construção de sede própriaA direção do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) esteve reunida com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), e o 1º secretário, deputado José Riva (PP). A categoria busca apoio para a construção da sua sede própria. Em junho deste ano, a atual direção do Sindjor firmou um termo de concessão com o Estado para uso durante 50 anos de um terreno localizado em frente à sede da Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB/MT) no Centro Político Administrativo (CPA). No próximo dia 18 será lançada a “pedra fundamental” da obra em cerimônia marcada para às 9h. “A obra é importante porque o sindicato precisa de uma sede própria. Nosso orçamento é baixo, pagamos R$ 350 de aluguel por mês e necessitamos de um espaço para discutirmos nosso dia-a-dia”, afirmou a presidente do sindicato, jornalista Keka Werneck. Ela informou ainda que para levantar fundos neste final do ano o sindicato irá vender uma cesta com camiseta, agenda e bolsa tendo como conteúdo obras de artistas plásticos mato-grossenses.
Notícia Publicada no jornal “Diário de Cuiabá”
Link:
http://www.diariodecuiaba.com.br/HABILITAÇÃO
Fôlego para candidatos
Em virtude da correria de futuros motoristas para retirar a primeira habilitação sem estar submetidos às novas regras do Departamento Nacional de Trânsito que vigoram a partir de 2009, o órgão divulgou uma resolução providencial. Quem procurar o Departamento Estadual de Trânsito até o último dia deste mês poderá escapar das novas regras, que, entre outros quesitos, aumentam o número de horas-aula, estendem o conteúdo teórico e, consequentemente, encarecem a retirada da primeira carteira. De acordo com o diretor de Habilitação do Detran, André Paiva, ultimamente foi percebido um aumento de aproximadamente 30% na procura por processos de primeira habilitação. Já a instrutora de auto-escola Vera Regina estima que o movimento de alunos “praticamente dobrou” e teme que a estrutura de atendimento do Detran em Mato Grosso não seja suficiente. “A demanda é muito grande e o Detran não está tendo tempo para essa turma toda”, comenta. O diretor ainda esclarece que o candidato não precisa finalizar todo o processo ainda em 2008 para poder se enquadrar nas regras antigas, mas apenas entrar com o processo. Ou seja, por mais que as provas teóricas ou práticas sejam aplicadas somente em 2009, o candidato que tiver iniciado os procedimentos ainda este ano poderá seguir as regras antigas de habilitação. As novas regras da primeira habilitação, que entram em vigor no próximo ano, acrescentam 5 horas-aula práticas no cronograma do candidato (antes eram 15). Também entram no cronograma mais 15 horas de teoria, com temas como direção defensiva, mecânica, legislação e “lei seca”. Com a qualificação, o diretor de Habilitação do Detran disse esperar menores taxas de reprovação (atualmente, cerca de 40% dos candidatos).
Notícia Publicada no jornal “Diário de Cuiabá”
Link:
http://www.diariodecuiaba.com.br/SAMU
Motolância atuará em parceria com ambulâncias
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu ontem 51motocicletas equipadas para atendimento médico do Ministério da Saúde. Destas, 22 motolâncias ficaram no Distrito Federal e outras 29 serão distribuídas pelo estado de Goiás. A idéia principal da implantação das motocicletas é de que elas cheguem mais rápido ao paciente e iniciem os primeiros socorros antes da chegada das ambulâncias. As motos são equipadas com um desfibrilador externo automático (DEA) - aparelho capaz de recuperar os batimentos cardíacos da vítima -, além de outros equipamentos para atendimentos de urgência. O condutor da motolância estará capacitado como técnico de enfermagem para realizar qualquer tipo de intervenção necessária. Em todo o Brasil, serão entregues 349 motolâncias ainda este ano. Usadas em outros países, as motocicletas conseguem reduzir o tempo de espera do paciente de três a oito minutos. A ambulância completa o atendimento com o médico assim que chega ao local. Para o condutor Samuel Viana, os 15 minutos que a ambulância perde em um engarrafamento podem ser fatais para o paciente. "O técnico que chegar antes de moto pode tomar as providências. Ele pode imobilizar o paciente ou começar a agir diante de uma parada cardíaca", afirma.
Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link:
http://www.tribunadobrasil.com.br/Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário