terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CENTRO-OESTE MADRUGADOR (XXXI)


NATAL SEGURO

Empresários mostram satisfação com plano apresentado pela PM

A Operação “Natal com Segurança”, uma espécie de força-tarefa de fim de ano, levará às áreas comerciais e ruas dos bairros de Cuiabá e Várzea Grande cerca de dois mil policiais militares, civis e bombeiros entre os dias 12 deste mês e 1° de janeiro de 2009. Para o superintendente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Manuel Gomes da Silva, o planejamento apresentado ontem pelas instituições de segurança atende as expectativas dos comerciantes para o período de compras de fim de ano. Na avaliação dele, o esquema montado para este ano parece bem melhor do que o das cinco edições anteriores da operação “Natal com Segurança”, por causa da integração proposta com outros órgãos da Segurança Pública.

Notícia Publicada no jornal “Diário de Cuiabá”
Link: http://www.diariodecuiaba.com.br/

POSTOS DE SAÚDE

Modelo para todo o Brasil


As pessoas que forem procurar o Centro de Saúde da Estrutural inaugurado ontem, terão atendimento diferenciado. O local será destinado exclusivamente ao atendimento do Programa Saúde da Família (PSF). Além deste, a Secretaria de Saúde do DF prevê a inauguração de mais cinco Centros até fevereiro no mesmo padrão do inaugurado ontem. A meta da Secretaria é desafogar os hospitais dos casos de saúde mais simples. Arapoanga e Mestre D'Armas em Planaltina, Itapuã, Riacho Fundo II e Expansão da Vila São José em Brazlândia serão os próximos contemplados com os novos centros de saúde. As cinco equipes formadas por um médico, um enfermeiro, dois técnicos e agentes de saúde, farão atendimento dentro do Posto de Saúde de acordo com a quadra onde reside o paciente. Além deste grupo de profissionais, o posto também irá contar com mais quatro equipes da saúde bucal. Outra inovação é o Núcleo de Apoio ao PSF. O núcleo contará com outros cinco profissionais - pediatra, clínico, ginecologista/obstetra, homeopata e assistente social. Esses irão atender os casos dos pacientes que não puderem ser solucionados pelas equipes do Saúde da Família.A diretora de Atenção Primária do Programa Saúde da Família, Jacira Abrantes explicou que cada equipe terá capacidade para atender até quatro mil pessoas, cobrindo 100% da população da Cidade Estrutural. Além disso, foi implantado ontem o Projeto de Acolhimento. Dois profissionais identificados com o slogan "Posso ajudar?" receberão os pacientes na porta do Centro de Saúde, que farão o encaminhamento para a Sala de Acolhimento. Segundo o secretário de Saúde, Augusto Carvalho, essa é mais uma medida para desafogar o atendimento nos hospitais públicos do DF.

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/

VOTAÇÃO

População escolhe sete maravilhas de Brasília




Sete monumentos da capital serão reconhecidos hoje como maravilhas da cidade em uma cerimônia no Templo da Boa Vontade. O local foi um dos escolhidos, por votação na internet, pela campanha "Sete Maravilhas do Patrimônio Cultural Material de Brasília" - um dos eventos para aumentar o fluxo de turistas após a eleição da cidade como Capital Americana da Cultura 2008. O Bureau Internacional das Capitais Culturais, ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA), concede o título anualmente. Com mais de 9 mil votos, a Catedral de Brasília lidera a lista. Aproximadamente 7,1 mil pessoas optaram pelo Congresso Nacional, que ficou em segundo. O Palácio da Alvorada ficou em terceiro lugar, com quase 7 mil votantes. A relação segue, em ordem de votação, com Palácio do Planalto, Templo da Boa Vontade, Santuário Dom Bosco e Ponte JK.Para a Brasiltour e a Secretaria de Cultura, a eleição da cidade como capital cultural e a escolha de sete maravilhas próprias contribui para incentivar o turismo local. Na entrega dos certificados está prevista a presença de administradores dos locais escolhidos, do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, do secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, e do diretor-presidente da Empresa Brasiliense de Turismo (Brasiliatour), o deputado Rôney Nemer (PMDB).

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/
Link Foto: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/foto/0,,15018200-EX,00.jpg

CARNAVAL À VISTA

Destino incerto


A menos de dois meses do início do Carnaval de 2009 no Distrito Federal, o destino do bloco Galinho de Brasília, um dos mais tradicionais da cidade, ainda é incerto. Ministério Público, moradores da quadra onde é realizada a concentração, governo e representantes do Galinho de Brasília e da Liga dos Blocos ainda não entraram em um acordo para a confirmação ou não da festividade em seu local de origem e tradição há 17 anos, na entrequadra 203/204 sul. A intenção de todas as partes é encontrar uma solução para resolver o impasse o mais rápido possível. Uma recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) determina à Brasiliatur, tendo em vista os conflitos surgidos no último Carnaval, que realize estudos técnicos e defina uma nova área onde o Bloco Galinho de Brasília possa funcionar respeitando os interesses dos carnavalescos e o direito dos cidadãos que residem nas localidades próximas ao funcionamento do bloco. Por causa da recomendação, o governo, através da BrasíliaTur, tem prazo de dez dias para encontrar um novo local para o bloco. De acordo com informações do MPDFT, o órgão pode entrar com ação na Justiça se não for atendido.

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/

Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.

Um comentário:

Anônimo disse...

Atenção Eduardo: O presidente do Galinho de Brasília, é o pernambucano Franklin Maciel Torres, filho do também pernambucano e seu conhecido, jornalista Luiz Torres.
José Torres