sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

CENTRO-OESTE MADRUGADOR (XXVIII)

Novo Clima

Cuiabá amanhece sob efeito de névoa seca


A poluição atmosférica, resultante de queimadas, fez Cuiabá amanhecer ontem com uma névoa seca no ar. Conseqüência do fenômeno abrupto, a qualidade do ar se tornou inadequada, o que levou Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a alertar a população para a possibilidade de surgirem reações como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. O 9º Distrito de Meteorologia de Mato Grosso ainda previu mais névoa seca para hoje. Por consistir na inversão das camadas de ar quente com as do ar frio, o fenômeno é conhecido como “inversão térmica”. A causa é a brusca mudança de temperatura, como tem acontecido na Capital. Enquanto o dia é ensolarado e quente, a noite, nesta época do ano, traz temperaturas mais baixas. Daí o motivo pelo qual o fenômeno foi visível apenas na manhã de ontem.

Notícia Publicada no jornal “Diário de Cuiabá”
Link: http://www.diariodecuiaba.com.br/

Meio Ambiente

Norte-americanos conhecem propostas de MT para preservação de áreas verdes


Mato Grosso foi o assunto principal das discussões no Woodrow Wilson Center, na quinta-feira (04.12), em Washington. Produtores rurais do estado, ambientalistas e o governador Blairo Maggi tiveram a oportunidade de mostrar para um público composto por formadores de opinião, como o estado de Mato Grosso enfrenta o desafio de aumentar a produção agrícola e, ao mesmo tempo, preservar as áreas verdes. Segundo Maggi, que abriu o debate, há ferramentas disponíveis hoje em dia para aumentar a produtividade sem avançar em áreas intocadas.

Notícia Publicada no jornal “Diário de Cuiabá”
Link: http://www.diariodecuiaba.com.br/
Link Foto: http://perso.dromadaire.fr/MIGUELITO/images/mato_grosso2.jpg

Queima

Receita destrói 4 toneladas de cigarros


A Receita Federal (RF) destruiu 200 mil maços de cigarro apreendidos nas operações de combate ao contrabando no Distrito Federal. A queima de ontem marcou o Dia Nacional de Destruição de Mercadorias Apreendidas por Pirataria e Biopirataria. A ação denominada III Mutirão Nacional da Destruição de Mercadorias Apreendidas é realizada em todo Brasil. Atualmente, a entrada ilegal de produtos contrabandeados no país, acarreta uma perda em tributos de R$ 65 bilhões ao ano para os cofres público. O chefe de repressão ao contrabando do Centro Oeste da RF, Waltoedson Arruda, conta que a destruição dos produtos é uma forma de chamar atenção para a questão da pirataria e é também uma forma de alerta aos órgãos públicos para se empenharem em criar ações mais efetivas. "Hoje há uma permissão da sociedade para esse tipo de crime", garante.

Notícia Publicada no jornal “Tribuna da Cidade”
Link: http://www.tribunadacidade.com.br/

Vida Real

Televisão brasileira é reflexo da sociedade, diz diretor da Rede Globo


Mesmo que procure investir na programação cultural de qualidade, a televisão privada se vê, às vezes, obrigada a refletir a própria sociedade brasileira, com suas mazelas e carências. A avaliação é do diretor de Comunicação da Rede Globo, Luiz Erlanger, ao participar da mesa-redonda que discutiu o apoio da TV e do rádio ao desenvolvimento cultural, nessa quinta-feira, 04 de dezembro. A mesa-redonda foi promovida pelo Fórum Nacional que está sendo realizado no Rio de Janeiro. Depois de participar da mesa, Luiz Erlanger disse à Agência Brasil que não se pode esperar da televisão brasileira que ela não seja um reflexo da sociedade. "Na verdade, não é que a gente faça isso porque haja uma demanda do público. Nós procuramos sempre abrir espaço, através de programas, do jornalismo, ou mesmo campanha, para divulgar o que se chama de cultura mais erudita. Mas, é claro que tanto na tevê pública e especialmente na tevê privada, o nosso papel é complementar", afirmou. Segundo o diretor da Rede Globo, o grande desafio para se levar boa cultura aos brasileiros é através da educação. Assim, a televisão pública e privada são ferramentas essenciais dessa mudança. O secretário municipal de Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil, avaliou durante o evento que existe uma "fome de cultura no país". Ele disse ainda que os espaços culturais devem usados também para a realização de cursos profissionalizantes ligados as atividades culturais e destinados a jovens de áreas carentes, tendo em vista que "no campo da cultura, empregabilidade está em expansão".

Notícia Publicada no jornal “ Comuni Web”
Link: http://www.comuniweb.com.br/

Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: