sábado, 27 de dezembro de 2008

CENTRO-OESTE MADRUGADOR (XLVI)

NÚMERO UM

Saúde será prioridade em 2009


O Distrito Federal terá a saúde como prioridade para o próximo ano. O governador José Roberto Arruda anunciou ontem em coletiva o aumento de 34% dos investimentos no setor para o ano que vem. No total, serão destinados cerca de R$ 600 milhões para a melhoria do atendimento à população. "A saúde no Brasil e no Distrito Federal está abaixo do que a população deseja e merece. Vamos cobrir as lacunas nos hospitais e ter pessoal qualificado para atender as pessoas", explicou o governador. Uma das primeiras medidas é a contratação de mais profissionais da área médica. Em fevereiro, o GDF contratará 2.242 candidatos aprovados em concurso público para atuar na rede de saúde do DF. Além disso, outros 97 médicos bombeiros e policiais militares serão contratados para atuar nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), criadas e financiadas pelo governo federal, e que também serão instaladas no DF a partir de 2009. No total, serão sete UPAs no DF e quatro no Entorno, com objetivo de reduzir a pressão no atendimento dos prontos-socorros dos hospitais. Essas unidades funcionam como um pronto-socorro fora do hospital e ficarão próximas às comunidades. As UPAs serão custeadas pelo governo federal, que será responsável também pelo pagamento de 50% dos custos de pessoal e remédios. A idéia é de que das sete UPAs previstas para o DF, quatro delas fiquem sob responsabilidade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a exemplo do que é feito no Rio de Janeiro. "É impressionante a eficiência do serviço prestado por esses profissionais no Rio", disse Arruda.


Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br


PARCERIA

Governo do DF firma parceria com hospitais particulares


Para tentar diminuir as filas de espera por cirurgia nos hospitais da rede pública, o GDF firmou parceria com hospitais particulares do Distrito Federal, que já atendem pacientes oriundos dos hospitais Regional de Taguatinga (HRT), da Ceilândia (HRC) e do Gama (HRG). A idéia é ampliar a alternativa para outras cidades do DF. A decisão foi tomada após uma visita do governador José Roberto Arruda, na última terça-feira, ao pronto-socorro do HRT. Na ocasião, pacientes que esperavam pelo atendimento no local reclamaram estar há meses na fila de espera para cirurgia, no hospital. O governador então, após uma reunião com o secretário de Saúde, Augusto Carvalho, optou por contratar hospitais particulares que oferecem o serviço, com base na tabela de remuneração do Sistema Único de Saúde (SUS).Na última quarta-feira, 18 pacientes do HRT foram encaminhados ao Hospital São Lucas e submetidos a cirurgias ortopédicas. Outros 120 serão atendidos no Hospital Santa Helena nos próximos dias, para cirurgia geral. Na última quinta-feira foi a vez do Hospital Regional de Ceilândia, 11 pacientes foram encaminhados e aguardam cirurgia no Hospital São Lucas. A falta de anestesistas é o principal problema na demora para realização das cirurgias. Foram disponibilizadas quatro ambulâncias, duas do HRT, uma do Hospital São Vicente de Paula, além de uma Kombi e um carro operacional para a transferência de pacientes. De acordo com a Secretaria de Saúde, dos 54 profissionais aprovados no último concurso, apenas dois assumiram a função, o que motivou a decisão de contratar hospitais particulares. Somente esta semana, foram encaminhados 23 pacientes do HRG para os hospitais São Lucas (11 pacientes), e Santa Helena (12 pacientes). Até o final da semana, aproximadamente 36 pessoas encaminhadas pelo HRG deverão ser operadas. O Serviço de Atendimento Móvel (Samu) também estará disponível, de acordo com a necessidade de cada paciente. O serviço é voltado principalmente para os idosos.


Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/



COM QUE ROUPA EU VOU?

Ano novo, cores novas, energias novas...

O ano novo está aí, tão próximo que aquela roupa usada no reveillon do ano passado, planejada sob medida para a ocasião, nos parece até familiar. Coincidência? Ou será a dúvida sobre usar ou não o tradicional branco? E se nas peças principais o tal branco não predominou, pelo menos, nas roupas íntimas a cor com certeza estava lá. O medo de ousar e alterar o que já é convencional e não ter um bom ano decorrente dessa atitude é muito grande. Desde a antiguidade, a passagem do ano é valorizada por 90% da população como o momento para depositar todos os sentimentos e desejos de renovação. Pelas culturas antepassadas, e, até algumas atuais, essa transição de um ano para o outro era expressada através de ritos, como jogar fora roupas e objetos, eliminando de suas vidas tudo o que já era velho, lavando-se em rios ou mar para agregar boas vibrações e novas energias. Motivando o Surgimento de várias outras crenças. E é partindo das crenças relacionadas à melhor roupa a se usar na virada do ano, que surge a dúvida. Que cor usar? Porém, na hora de resolver essa questão é importante definir inicialmente quais são os principais desejos e projetos para o ano que se inicia. As cores têm o poder de atrair energias de acordo com a intensidade de cada uma, auxiliando então na realização dos ensejos para uma nova fase.

ROSA - Acredita-se que para quem procura encontrar um novo amor, a felicidade afetiva, carinhosa e verdadeira, deve-se vestir rosa no começo do ano. A cor atrai a sinceridade e um relacionamento longo e estável.

VERMELHO - Para quem deseja viver uma paixão daquelas arrebatadoras, invista no vermelho. Porém o relacionamento concedido por essa cor é bastante ardente. Porém, infelizmente passageiro.

VERDE - Aqueles que buscam um novo ano super alto astral devem se entregar ao verde. A cor agrega equilíbrio, sensibilidade e harmonia, promovendo uma conexão intensa com as forças da natureza, atraindo saúde e vitalidade física.

LARANJA - Se o problema é desânimo e falta de vontade, dê uma iluminada com o laranja e contagie as pessoas com a energia e vibração quente e estimulante dessa cor.

LILÁS - Pessoas tranqüilas, que querem um novo ano tranqüilo e calmo, deverão usar e sentir a suavidade do lilás, uma cor que atrai a sutileza da espiritualidade e transmuta energias.

AMARELO - Se deseja conquistar prosperidade, emprego novo ou equilíbrio financeiro, o amarelo, que encoraja e atrai novas realizações, é a cor ideal para a sua noite.

AZUL - Relaxe e recarregue sua bateria energética com o azul, uma cor que inspira a maturidade e facilita a meditação, iniciando o ano com uma quantidade a mais de confiança e tranqüilidade.

ROXO - O roxo estimula o lado místico das pessoas, uma boa cor para os mais misteriosos que querem mostrar todo o seu poder e nobreza, mexendo com a fantasia de quem estiver por perto.

BRANCO - E enfim, o tão comum e amado branco, símbolo da pureza e simplicidade, que atrai paz e luz, e além de tudo, ótimo para destacar um corpo bronzeado deixando-o sensual e estimulando os sentidos de quem observa.

METALIZADOS - Com o desejo de obter sucesso e se destacar, então, porque não usar tecidos com brilho? O prata é a cor da proteção e da luz, enquanto que o dourado é a nuance da espiritualidade superior e da prosperidade.



Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/
Link Foto: http://eudecoro.com/files/imagecache/artigos_full/artigos/cores.jpg



Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: