sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

CENTRO-OESTE MADRUGADOR (XLV)

NAS RUAS

Mais de 400 novas famílias de pedintes no DF


De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) já foram abordadas 1.199 famílias nas ruas do Distrito Federal entre janeiro e setembro. Desde outubro, foram mais 536 - quase a metade do ano inteiro em pouco mais de dois meses. Destas famílias, 128 foram abordadas antes do período, ou seja, 408 eram recém-chegadas ao DF. No fim do ano, vários moradores temporários de rua percorrem as cidades brasileiras em busca de doações. Em Brasília, a situação não é diferente. O objetivo dos pedintes é tentar comover o brasiliense e ganhar um dinheiro extra no Natal, período de maior sensibilização social. Ao relento, eles enfrentam o frio, o calor, a violência e outros perigos. É comum sair nas ruas e acabar se deparando com os pedintes nos semáforos ou debaixo das pontes. Muitos montam até acampamento em várias áreas da cidade, pedem esmolas, vendem balas, fazem de tudo um pouco para conseguir compaixão da população e, consequentemente, donativos. Uma moradora temporária, Patrícia Andrade, 22 anos, disse que saiu do Goiás para conseguir ajuda extra e ficar apenas até o Natal. "Aproveito as datas do fim do ano para as pessoas me ajudarem. Mas neste ano elas não estão fazendo isso. Acredito que deve ser por causa da catástrofe de Santa Catarina. Eles precisam mais que agente", acredita. Muitos destes moradores temporários se encontram nas proximidades da Universidade de Brasília (UnB), da Ponte do Bragueto, na Asa Norte, na Rodoviária e nos setores Comercial e Hoteleiro Sul.


Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/
Link Foto: http://www.overmundo.com.br/_banco/img/1179379125_esmola_pb.jpg


EM FORMA

Corrida matinal no dia de Natal

No Eixão do Lazer, cerca de 890 pedestres e mais de mil ciclistas usufruem o espaço durante os finais de semana e feriado. Com os feriados de fim de ano, a movimentação tende a diminuir bastante. Ainda assim, durante toda a manhã de ontem, muitos adeptos da caminhada matinal estiveram no local. O movimento foi praticamente normal em comparação ao restante do ano. A movimentação deve ser a mesma durante o feriado de Ano Novo. De acordo com atletas praticantes das atividades matinais no local, o número de pessoas não deve diminuir na próxima semana. Com os festejos em bares, boates, clubes e também na Esplanada muitos brasilienses não devem viajar e, como de costume, passarão a primeira manhã do ano de 2009 praticando esporte. O Eixão do Lazer: está aberto aos pedestres das 08h às 18h e funciona em horário normal durante o período de festas. O administrador de empresa Ricardo Moura não deixou de praticar sua corrida. "Cheguei cedo aqui no Eixão. Não deixo de praticar meu esporte, nem mesmo nos feriados. Acordei cedo vim fazer minha corridinha, mesmo no dia de Natal. Vou deixar para viajar apenas no reveillon", destacou. A professora, Marta Almeida disse que a corridinha no dia do Natal é apenas um preparativo para a festa da virada de ano. "Preciso estar em forma nas festas de fim de ano. Mesmo sendo Natal, milhares de pessoas que estão aqui se preparam para a chegada do Ano Novo e, principalmente, do verão", enfatizou.

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/
Link Foto: http://www.eixaodolazer.com.br/wp-content/uploads/2008/05/eixaodolazer.jpg


VISITAÇÃO

Turistas movimentam Esplanada

Apesar de o comércio local estar fechado e não haver atrações culturais no dia de Natal, o Plano Piloto registrou um considerável movimento durante o dia de ontem. Os turistas que estiveram presentes em Brasília no Natal aproveitaram o feriado para conhecer a cidade e visitar os pontos turísticos. Mais uma vez, o patrimônio histórico cultural da capital do país reuniu visitantes de todas as partes do Brasil.Logo pela manhã, o movimento na Esplanada dos Ministérios já era o característico de feriados e fins de semana. Uma missa realizada na Catedral, às 10h30, reuniu fiéis e visitantes que tentavam entrar na igreja, mesmo após o início da celebração. O funcionário público Aldevar Alves recebeu os parentes vindos do Recife para a ceia de Natal. No feriado, aproveitou para apresentar os principais pontos turísticos da cidade para a família. "É a primeira vez que eles vêm à cidade e eu não poderia deixar de trazê-los aqui", destacou. A Catedral, o Museu Nacional e a Praça dos Três Poderes foram alguns dos lugares mais procurados pelos turistas durante feriado natalino.

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Brasil”
Link: http://www.tribunadobrasil.com.br/


Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: