segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PANORAMA VISTO DO RIO

Um passeio pelo Capibaribe

No passeio com a sobrinha-neta de Clarice Lispector, Nicole Algrante, que é cineasta, notava-se o interesse da moça para saber que caminhos a famosa tia fazia para chegar ao Ginásio Pernambucano; onde tomava o bonde para seguir para Olinda e tomar os banhos salgados ao raiar do dia. Se esses passos de Clarice a traziam para perto do Rio Capibaribe, quais pontes ela costumava atravessar.

Tenho procurado ficar bem informada, pois os turistas perguntam até qual a carga do navio que por acaso se encontra atracado no Porto do Recife. Os pernambucanos, especialmente os do Recife, também se alvoroçam, dizendo: "Puxa, moro aqui há tanto tempo e nunca tinha visto isto!"
Referem-se ou à estátua de Ícaro, na Praça Dezessete, ou à de Joaquim Nabuco, fazendo o seu discurso abolicionista, parecendo suspenso na Praça com o seu nome, nas imediações do restaurante Leite; ou ao Obelisco celebrando a passagem para o Terceiro Milênio, no Cais da Aurora e, até mesmo, à Cruz do Patrão.
Sem falar nas estátuas colocadas recentemente no trajeto do barco, dentro do projeto Circuito da Poesia. A começar por Ascenso Ferreira, defronte do Paço Alfândega. Joaquim Cardozo, na Ponte Maurício de Nassau (foto); Manuel Bandeira, em frente da Assembléia; João Cabral de Melo Neto perto da cabeceira da Ponte Princesa Isabel e Capiba, defronte dos Correios...

Liliana Falangola, comandante do catamarã Maurício de Nassau, é uma recifense ardorosa. Ela ama a capital pernambucana. E transmite seus conhecimentos do Recife aos turistas que querem conhecer a cidade a partir do Rio Capibaribe.

Nenhum comentário: