Homem-galinha
Olhares assustados, incompreensão, risos e muitas indagações. O que um homem despido, com galinhas vivas presas ao corpo, estaria fazendo ontem em plena Praça da República? A indagação pode ser respondida pelo artista plástico Victor De La Rocque, grande vencedor do Arte Pará 2008 com o vídeo-performance 'Gallus Sapiens'. Na manhã de ontem, o artista levou a performance a uma das avenidas mais movimentadas de Belém, a Presidente Vargas.
Não houve quem passasse pelo local e não se surpreendesse com a atuação do artista. 'Ele é louco ou isso é alguma promessa?', indagou uma senhora que trafegava pela praça. 'Essa modernidade me assusta, pois hoje ele está com o corpo coberto com galinhas, e amanhã será o quê?', perguntou um aposentado no local. A atuação também atraiu a atenção de condutores de veículos que trafegavam pela avenida.
O trabalho de Victor consiste em ações performáticas em espaço público que provocam uma reflexão sobre o valor da vida do ser humano em tempos de tanta violência. 'Gallo Sapiens' traz uma reflexão sobre excessos.
Com apenas 23 anos, Victor já coleciona um ‘Prêmio Aquisição’ concedido durante o Arte Pará 2007, o ‘Grande Prêmio do Salão de Pequenos Formatos da Universidade da Amazônia (Unama) de 2008’, e agora um ‘Grande Prêmio’ vindo de um dos maiores projetos artísticos das regiões Norte e Nordeste.
Notícia Publicada no “O Liberal”, de Belém – PA.
www.orm.com.br/oliberal/
Mal de Chagas assusta
Já foram detectados mais de 15 casos em Macapá. Um surto de Mal de Chagas vem espalhando certo pânico na população amapaense. Essa doença é causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi presente nas fezes de um inseto (triatoma), conhecido como barbeiro.
Os sintomas são: Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos, aumento do fígado e do baço são os principais sintomas. Com freqüência, a febre desaparece depois de alguns dias e a pessoa não se dá conta do que lhe aconteceu, embora o parasita já esteja alojado em alguns órgãos.
Como nem sempre esses sintomas são perceptíveis, o indivíduo pode descobrir que possui a doença, 20, 30 anos depois de ter sido infectado. Meningite e Encefalite são complicações graves provocadas pela doença de Chagas em sua fase aguda. Porém, são raros os casos de morte.
Notícia Publicada no “Jornal Do Dia”, de Macapá – AP.
Link: http://www.jdia.leiaonline.com.br/
Matérias selecionadas por Andressa Anjos
Nenhum comentário:
Postar um comentário