segunda-feira, 10 de novembro de 2008

NORDESTE MADRUGADOR (XXXVII)



NATUREZA

Chapada em chamas

Cerca de 75 mil hectares de reserva natural do Parque Nacional da Chapada Diamantina já foram consumidos pelo fogo no último mês, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Recursos do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e do parque. A área corresponde a 50% da floresta nativa destruída até a noite de domingo – na madrugada de ontem, mais 4 mil hectares viraram cinzas no Vale do Capão, município de Palmeiras, a 448 km de Salvador.
Onze municípios registram queimadas. Até o fechamento desta edição, oito focos ainda não haviam sido controlados em todas as seis localidades que compõem o Parque Nacional. Num deles, em Mucugê, o estrago se estende em 20 quilômetros de linha de fogo pela reserva florestal. "Há lugares que, se não houver um reflorestamento, a mata nunca mais vai para frente. Estão queimando áreas em Lençóis e Itaeté que nunca foram atingidas", afirma Christian Berlinck, chefe do parque.
"É a maior dos últimos tempos. Houve grandes queimadas em 1998 e 2003, mas este ano a situação fugiu do controle", explica Berlink. Aliado à baixa umidade relativa do ar e ao forte calor – não chove há seis dias na região – existe a ação criminosa de agricultores, garimpeiros, e incendiários. "Aqui está cheio de piromaníacos, pessoas que gostam de provocar fogo simplesmente para observar o incêndio. Em Mucugê, por exemplo, um homem de 85 anos que tem problemas mentais e provoca incêndio todos os anos".

Notícia Publicada no jornal “A Tarde” da Bahia
Link: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1004746


QUILOMBOLAS

AL só tem 23 comunidades reconhecidas

As questões referentes às comunidades quilombolas estarão em pauta nos próximos dias 12, 13 e 14 de novembro, quando será realizado o Encontro Estadual de Comunidades Negras Quilombolas de Alagoas, no Museu da Imagem e do Som (MISA) e na Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), em Maceió (Confira programação abaixo). Das 50 comunidades quilombolas de Alagoas, apenas 23 já foram reconhecidas pelo Governo.
Cerca de 70 representantes de comunidades reconhecidas e não reconhecidas pelo governo federal devem participar do encontro, interagindo sobre a necessidade de certificação e discutir com gestores públicos a implantação de políticas que levem melhorias às comunidades, onde a vida é muito humilde.
Notícia Publicada no jornal “Gazeta de Alagoas”





TECNOLOGIA

Populares usam patinete elétrico no calçadão


Os policiais militares que tiram serviço pilotando patinetes elétricos no calçadão da Avenida Beira-Mar têm concorrência. São as pessoas que também adquiriram esses equipamentos e transitam pelo corredor, numa disputa de espaço que incluem ainda os ciclistas, skatistas, jovens em patins, carrinhos de comidas e bebidas e, ainda, os pedestres.O uso de patinetes elétricos pelos civis passou a ser uma rotina na Beira-Mar, principalmente nos fins-de-semana, transformando esse meio de locomoção em mais uma alternativa de lazer encontrada para aquele trecho da orla marítima de Fortaleza.No entanto, não faltam aqueles que criticam a falta de disciplina do uso do calçadão. A reclamação vem, principalmente, dos coopistas, que afirmam que o multiuso torna os pedestres mais vulneráveis a acidentes, especialmente os idosos e as crianças.

Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará

Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=588428

Nenhum comentário: